sábado, 18 de março de 2017

PLANO DE TRABALHO : CULTURA, ARTES, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PLANO DE TRABALHO:
Cultura, Artes, Educação Patrimonial
PROFESSORA: ______________________________________






JANAÚBA-MG
2017

EDUCAÇÃO INTEGRAL / 2017

Ensino Fundamental- Anos Iniciais
Professora: ____________________________________



PLANO DE TRABALHO
Cultura, Artes e Educação Patrimonial








JANAÚBA/2017


JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética, estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a)  de Cultura, Artes e Educação Patrimonial do Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico, desenvolvendo Oficinas e atividades que propiciem aos estudantes oportunidades educativas diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos. É que se justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no presente Plano de Trabalho.

OBJETIVOS GERAIS

São apresentados, a seguir, os objetivos gerais a serem atingidos por área artística.
·        Música
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
- Conhecer e apreciar diferentes formas de expressão musical.
-Expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações, improvisações e composições musicais.
·        Dança
- Conhecer, apreciar e produzir (explorar e experimentar) diferentes formas de expressão corporal e de dança.
- Ampliar os conhecimentos sobre o corpo estético e em movimento.
- Expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio do movimento, da expressão gestual e corporal.
- Valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·        Teatro
- Desenvolver gradativamente a ideia de representação.
- Ampliar progressivamente as possibilidades de representação.
- Explorar diferentes possibilidades de representação: gestual, expressiva, entre outras.
- Criar e explorar o espaço cênico, a iluminação, os objetos cênicos, entre outros.

·        Artes Visuais
       - Conhecer gradativamente materiais e suportes diversos.
       - Aprender a utilizar materiais diversos como forma de expressão.
       - Conhecer, apreciar, produzir e respeitar diferentes formas de expressão visual.
       - Desenvolver linguagem artística própria.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A proposta para o ensino de Arte parte de problematizações que possibilitam a utilização dos repertórios preexistentes das crianças e de novos saberes artísticos. Diferentes formas de resolução de uma mesma questão levarão os alunos à compreensão de que, em arte, existem formas diferentes de representação, que se relacionam com o tempo e o espaço onde se originam. Nesse caso, o professor deve proporcionar aos alunos, por meio de experiências estéticas, inúmeras descobertas e interpretações.

·       PROPOSTAS DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
1- Artes Visuais
- Noção espacial: ocupação e exploração do espaço físico
- Cor: primárias e secundárias
- Cores complementares ou opostas
- Poesia visual
- Conceito de paisagem visual
- As brincadeiras infantis como tema para as artes visuais
- Diferentes tipos de linha: reta, curva, grossa, fina, etc
- Primeiras representações artísticas: pintura rupestre
- Tintas naturais: pigmentos de terra
- Manifestações artísticas de diferentes partes do mundo
- O corpo como suporte e instrumento: pintura corporal e pintura com partes do corpo.
- Desenhos (caricaturas, pontos, linhas, outros)
- Artesanato ( pintura, ponto cruz, dobraduras, brinquedos e instrumentos musicais com sucatas)
2 – Música
- Percepção sonora e musical: timbre, andamento, instrumentação
- Paisagem sonora: conceito e prática
- Cantigas de roda (folclore brasileiro)
- Movimentos sonoros
-Instrumentos musicais (confecção)
- Músicas com sons corporais
- Gêneros musicais brasileiros e outros

3 – Dança
- Noção espacial
- Criação coreográfica
- Consciência corporal
- Danças circulares
 - Danças brasileiras e outras. (Culturais)
- Capoeira (apoio de alunos e professores capoeiristas do nosso município)

4 - Teatro
- Teatro de sombras
- Teatro com bonecos
- Dramatização de histórias
- Contação de história
- Outros
5 – Leitura e Produção Textual
- Confecção de livrinhos
- Brincadeiras com Parlendas e trava-línguas
- Jogos ortográficos
- Contando histórias através de objetos de um baú
- Produção de gêneros a partir de imagens
- Correio da Amizade
- Oficina Pirulitando
- Leitura de todos os gêneros textuais / baú dos gêneros textuais
- Outros
ESPAÇOS FÍSICOS

- Sala de aula
- Sala de informática (pesquisas sobre os temas propostos.)
- Pátio Escolar
- Palco
- Outros
RECURSOS DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS
- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Folha A4
- Tintas guache e outras
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros

RECURSOS HUMANOS

- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Supervisor(a)
- Comunidade
- Outros

AVALIAÇÃO

A avaliação em Arte será processual, devendo permear todo o processo de aprendizado.
Nela, conquistas e etapas de todo o processo criativo do aluno devem ser observadas, no sentido de entender o significado que cada trabalho comporta. Dessa forma, deve-se afastar julgamentos parciais ou apenas ligados à noção de gosto. Os resultados alcançados devem ser coerentes e compatíveis com o atendimento às propostas lançadas.
            Nesse sentido, os instrumentos de avaliação a serem utilizados serão as próprias produções dos alunos: desenhos, pinturas, colagens, coreografias, jogos, brincadeiras, arranjos musicais, sonorizações, cenas, jogos dramáticos, rodas de conversa, etc. É importante estimular nos alunos a prática da autoavaliação.
            A avaliação em Arte deve considerar, ainda, a qualidade do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, sua disposição para pesquisar, bem como sua postura para o fazer artístico.






REFERÊNCIAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.

_ Ensino de dança hoje: textos e contextos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

STOKOE, Lenira; LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.
_Dança educativa moderna. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Tais. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Meadiação,2006.

__.Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

PROENÇA, Graça. História da Arte: São Paulo: Ática, 2007.


COLABORAÇÃO : MARCIA TREVESANI


3 comentários:

Unknown disse...

muito bom!parabéns

Educação Mineira: projetos e tempo integral disse...

Seja sempre bem-vinda, estamos abertos a sugestões

Marsigeta de Souza Parreira disse...

ADOREI. FOI DE UMA AJUDA ENORME.