PROJETO DIA DO ESTUDANTE
Valorizando as ideias dos alunos
PROFESSORES: Theresinha Acco
Fabio Slongo
Jaqueline B. dos Santos
Juliana Sampaio
Juscilei Luza
Maria Conceição D. Bannake
Palmas, agosto, 2011
TEMA: Valorização do Estudante
OBJETIVOS: Valorizar o estudante como elemento na constituição da sociedade;
Fortalecer vínculos entre estudantes e a escola;
Proporcionar a todos os alunos participação efetiva nas comemorações do Dia do estudante de 2011;
Trabalhar o tema estudante sob as mais diferentes formas de linguagem;
Oportunizar momentos de entretenimento e integração entre alunos e professores;
Oportunizar o exercício do pensamento criativo através da escrita e do desenho:
Estimular a criatividade, imaginação e memória;
Exercitar o espírito de cooperação, espontaneidade, responsabilidade e valorização individual e de grupo.
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a data fixa de 11 de agosto a comemoração do Dia do estudante e as escolas nesse dia prestam sua homenagem a eles e, com as intenções previstas e explanadas nos objetivos deste projeto, pretende-se oportunizar a todos os alunos da nossa escola, o exercício da atividade de produção de materiais e elaboração de painéis e murais com o tema: Qual é a importância dos estudos na minha concepção. Será confeccionado um painel para cada sala de aula, além de murais na entrada da escola. E elaboração de texto mensagem para reflexão com os estudantes sobre a importância da escola na vida do aluno.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: Pesquisa (A Origem do dia do estudante, O alfabeto do estudante) leitura, reflexão e produção escrita (textos, frases, poesia...), produção de quadrinhos, desenhos, charge...
RECURSOS HUMANOS: Professores de Língua Portuguesa e de Artes, alunos, direção setor pedagógico, setor técnico administrativo.
RECURSOS MATERIAIS: Tecido TNT, branco e vermelho, cola quente e fria, alfinetes, flores naturais, EVA, tinta, impressão de textos, papel A 4 , grampos, grampeador, fitas adesiva e durex, entre outros, máquina fotográfica, fotografia, papéis diversos.
APORTES INICIAIS
O presente projeto tem como objetivo primeiro valorizar a produção de idéias dos alunos, bem como proporcionar-lhes momentos de reflexão e criação de textos escritos e desenhos sobre a temática: A importância de ser estudante.
Pretende-se ainda, estimular os alunos a participar das atividades propostas pela escola e estimulá-los a produção do material escrito e desenho que será utilizado na confecção de painéis e murais em homenagem a eles. Acredita-se que quando o aluno participa de forma direta do processo pedagógico ele se sente mais comprometido com a própria aprendizagem, além de se sentir valorizado no que faz. Em experiências anteriores percebeu-se que a autoestima melhora, pois ele sente-se sujeito atuante e construtor de um projeto de vida da escola do qual ela é figura viva, pensante e presente. Por exemplo, quando o aluno lê seu texto, ou parte dele, ou vê seu desenho exposto, sente-se orgulhoso e chama a atenção dos demais colegas e dos professores para apresentar-lhes seus trabalhos. Enfim nesse projeto o aluno elabora os materiais para sua própria homenagem, é um coautor do processo e isso faz com que o ele passe a gostar mais de sua escola e falte menos as aulas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após uma semana de leitura, pesquisa, reflexão e produções escrita e desenho sobre a temática: A importância do estudo, confeccionamos os painéis e murais na escola. Os alunos demonstraram interesse e disponibilidade em todas as fases do processo do desenvolvimento do projeto.
As expectativas foram superadas, os alunos escreviam e refaziam seus textos. Desenhavam e afixavam seus trabalhos. E, o entusiasmo foi tomando conta que as aulas se tornaram insuficientes para dar conta de tão grade volume de trabalho. No dia do estudante, a escola estava em festa, os alunos entraram nas salas de aulas aplaudindo a escola e as homenagens. Nos painéis e murais desfilavam seus textos, seus desenhos, suas fotos, suas idéias, seus jeitos de ser. A alegria no rosto e no olhar de cada aluno contagiava o ambiente, que embora simples e antigo tornara-se belo, festivo, único e próprio para aquela ocasião.
11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE
A Escola Monsenhor Eduardo tem coração.
Coração que bate forte, alegre e feliz desde o momento que abriu as portas para você que escolheu passar uma boa parte do seu tempo aqui.
Que escolheu estudar nessa Escola porque sabe da nossa missão, da nossa preocupação em ajudá-lo, ajudá-la a ser alguém na vida.
Cara aluna,
Caro aluno,
Recebemos cada um de vocês com muito orgulho e desejamos que sempre se orgulhem da nossa Escola, pois além dela ser um bom exemplo a ser seguido, ela sempre busca mostrar-lhes que nossa alegria não é passageira, nossa alegria se fundamenta na esperança, no conhecimento, na fé e na certeza que a Educação é o caminho mais seguro para fazer o homem um ser melhor. Basta você querer!
Parabéns a todos os estudantes, que Deus os abençoe sempre!
APLAUSOS PARA TODOS!!!
Com carinho,
Da Escola que tanto os ama.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO DIA DO ESTUDANTE
ATIVIDADES RECREATIVAS
-- dia 11 – gincana -- 5 equipes. Manhã
-- coordenação manhã: prof. Edegar, Claudia, Lucimara.
-- branca: responsáveis: prof. Fabio e Juliane
-- vermelha: prof. Marcia e Raquel
-- amarela: prof. Ivan e Juscilei
-- azul: prof. Juliana e Maria Izabel
-- verde: prof. Marcelo e Theresinha
-- atividades do dia:
-- corrida do saco.
-- bola ao aro (basquete)
-- corrida com ovo.
-- dança com balão:
-- cabo de guerra:
-- dança da cadeira.
-- bola ao pneu:
-- gincana cultural: pergunta e resposta. Elaboração dos professores, Fabio - Arte, Ivan - História, Juliana Sampaio - Português, Juscilei - inglês, Márcia - matemática, Maria Izabel - Ciências, Alex Sandra - Geografia.
- apresentação de dança 5ª série A e 5ª série B
Tarde
-- dia 11 – gincana -- 5 equipes.
-- coordenação: prof. Edegar, Claudia, Marcelo
-- branca: responsáveis: prof. Fabiana
-- vermelha: prof. Marcia
-- amarela: prof. Juscilei
-- azul: prof. Ivan
-- verde: prof. Theresinha, Alex Sandra
-- atividades do dia:
-- corrida do saco.
-- bola ao aro (basquete)
-- corrida com ovo.
-- dança com balão:
-- cabo de guerra:
-- dança da cadeira.
-- bola ao pneu:
-- gincana cultural: pergunta e resposta. Professores, Fabio - arte, Ivan - história, Juliana Sampaio - Português, Juscilei - Inglês, Márcia - Matemática, Maria Izabel - Ciências, Alex Sandra - geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário