quarta-feira, 19 de julho de 2017

GINCANA DIA DO ESTUDANTE

PROVAS, MATERIAIS E OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA GINCANA DO DIA DO ESTUDANTE – CNSR – 2012

ATENÇÃO: A ordem das provas aqui descritas poderá não corresponder à ordem de sua realização no dia da gincana.

1ª prova – Inventar um nome para a equipe e criar um grito de paz: No dia 11/08 as equipes serão chamadas uma a uma, deverão apresentar seu nome e seu grito de paz. Lembrete: O nome da equipe e o grito de paz deverão envolver os eixos temáticos da gincana – Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e saúde pública; Preservação Ambiental – Projeto Pense Verde, RIO +20; a Semana do Estudante – No caminho da história, a opção por uma educação libertadora. Para esta apresentação todos os alunos deverão comparecer no palco, uniformizados e portando um adereço da cor sorteada.

2ª prova – Dança da batata: Cada equipe deverá apresentar dois casais que deverão dançar com uma batata na testa. Vence o casal que ficar por último sem deixar a batata cair. O casal que não dançar conforme a música será desclassificado.

3ª prova – Torta na cara: Cada equipe deverá apresentar três representantes para esta prova, que responderão às perguntas individualmente. Se errar ou, depois de tocar a campainha, não souber a resposta, leva torta na cara. A prova da torta na cara abordará a Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e saúde pública; Preservação Ambiental – Projeto Pense Verde e Rio +20; a Semana do Estudante. Nesta prova, a competição será entre as turmas, ou seja: turma A contra turma B. No caso do Ensino Médio, concorrerão a 1ªA contra a 1ªB e a 2ªA contra a 3ªA. A coordenação apresentará pergunta(s) extra(s) em caso de empate entre os anos diferentes, seguindo a sequência de anos, ou seja, 6º contra 7º, 8º contra 9º, em caráter eliminatório. A critério da equipe, os competidores poderão usar óculos para proteção dos olhos. Em caso de empate as equipes se enfrentarão diretamente.

4ª prova – Derreta o gelo: Antes do jogo, o mestre encherá algumas forminhas de gelo  com água e, antes de levá-las ao freezer, colocará uma pequena peça dentro de cada quadradinho. No momento da competição, cada equipe receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha é a vencedora. Poderão ser usadas luvas nas mãos.

5ª prova – Lanche: As equipes poderão realizar lanche comunitário; trazendo para isso o que necessitarem. Após o lanche, receberão 100 pontos todas as equipes que deixarem seu local organizado e limpo e perderão 200 pontos as que descumprirem essas determinações. Serão penalizadas com desconto de 10 pontos as equipes que se portarem inadequadamente durante o lanche.

6ª prova Produção artística: A equipe deverá produzir uma obra dentro do campo das artes plásticas, no transcorrer da gincana no dia 11/08. Podem ser trazidos os esboços, mas nada “iniciado”. Deverá ser seguido o tema da CF 2012, ou o da Semana do Estudante ou as propostas da RIO +20. A comissão julgadora elegerá o melhor trabalho.

7ª prova – Tirando água da bucha: Quem enche a garrafa pet 600 ml mais rápido com uma bucha ganha a prova. As equipes deverão trazer a bucha, a garrafa pet e a vasilha (balde) para colocar a água.

8ª prova – Carreira de orientação: Serão elaboradas pistas para que 02 membros da equipe encontrem um tesouro. Cada equipe deverá trazer uma bússola.

9ª prova – Dança grupal: As equipes deverão escolher uma música e organizar uma coreografia para ser desenvolvida por toda a turma dentro de até 02 minutos. Ganhará 100 pontos a(s) equipe(s) que se apresentar(em) com o maior percentual de alunos de sua turma com uma coreografia considerada válida (original e organizada) pela comissão julgadora. Ganhará 100 pontos a equipe que apresentar a melhor coreografia, podendo haver empate. Critérios de julgamento: plasticidade, uniformidade, criatividade, traje.

Atividades BÔNUS:
1) Trazer um aluno ou ex-aluno do Coleginho aprovado no vestibular em 2011 ou 2012 e que fale sobre sua experiência a todos os alunos (cerca de 01 minuto). CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO: Tarefa cumprida. Perderão 100 pontos as equipes que, durante a fala de algum convidado, não fizerem o devido silêncio. As apresentações acontecerão obedecendo à chegada do convidado, entre 8h e 10h30.
2) Trazer um sapato feminino de salto alto, pode ser usado ou novo. Ele deverá ser apresentado por um menino que deverá andar com ele numa distância determinada pela coordenação. CRITÉRIO DE PONTUAÇÃO: Julgamento pela altura do salto e pelo desfile, pode haver empate.
3) Trazer um boletim original (ou cópia autenticada) de ex-aluno do Colégio Nossa Senhora do Rosário. Ganhará os pontos a equipe que apresentar o boletim com a maior média de notas até às 12h10 do dia 10/08, 6ª feira.
4) Montar um painel com fotos “oficiais” de turmas do Colégio Nossa do Rosário. Ganhará a equipe que apresentar o maior número de fotos.
5) Trazer o sósia de uma pessoa famosa, caracterizado. Todas as equipes que trouxerem uma pessoa caracterizada serão pontuadas. A comissão julgadora elegerá a melhor caracterização (pessoa mais parecida) e sua equipe será pontuada mais uma vez. A apresentação (desfile) acontecerá após o lanche, por volta das 10h30.
6) Fazer a paródia de uma música, utilizando os subsídios da Semana do Estudante. Entregar a letra digitada e um vídeo com a apresentação da música (em pendrive) até às 8h do dia 08/08 (4ª feira).
7) Trazer para doação a maior quantidade, em quilos, de alimentos não perecíveis que compõem a cesta básica (não pode ser sal).
8) Cada equipe deverá apresentar – para doação -, de acordo com o número de alunos que a compõem, cobertores ou agasalhos (blusa, calça, camisa, camiseta, vestido, par de sapato) em bom estado de uso.
9) Cada equipe deverá apresentar – para doação -, de acordo com o número de alunos que a compõem, brinquedos em bom estado de uso.
10) Cada equipe deverá apresentar – para doação -,  de acordo com o número de alunos que a compõem, livros para leitura (paradidáticos) – não podem faltar páginas.

A entrega dos alimentos deverá ser realizada no dia 06/08 (2ª feira), no Salão de Festas do Colégio Nossa Senhora do Rosário, até às 8h30. Cada equipe deverá designar um representante para acompanhar a entrega e a contagem dos itens. Se não for possível concluir a contagem no período matutino, ela será reiniciada no período vespertino do mesmo dia.
Os agasalhos, brinquedos e livros deverão ser trazidos para o Colégio até às 8h05min do dia 10/08 e permanecerão na sala de cada equipe.

ADVERTÊNCIAS E PENALIDADES

1) As equipes que apresentarem um alto percentual de faltas no início ou ao término da competição poderão ser punidas com desconto de pontos, a critério da coordenação da gincana.
2) As equipes que apresentarem um comportamento inadequado durante a gincana e forem advertidas por três vezes perderão 10 pontos na contagem final. A critério da coordenação, poderá haver uma penalidade sem atribuição de nenhuma advertência, dependendo da atitude antidesportiva cometida.
4) É proibido o uso de qualquer objeto sonoro durante a realização das provas, implicando em penalização para a equipe que se portar inadequadamente.
5) Só participará da premiação os alunos que comparecerem e contribuírem com sua equipe no dia 11/08.

OS CASOS OMISSOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COORDENAÇÃO DA GINCANA.

Nenhum comentário: