CENTRO
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALAIR LOURDES FERNANDES
RUA YANI DE OLIVEIRA MUNHOZ, 1861.
FAXINAL - PARANÁ
Pedagoga:
Maria Ap. S. Pepeleascov
Diretora:
Eudóxia dos Reis Coelho
PROJETO:
ALICE NO
PAÍS DAS MARAVILHAS
FAXINAL – 2016
Apresentação:
O Projeto
“Alice no País das Maravilhas” será desenvolvido no CMEI Alair Lourdes
Fernandes, localizado na cidade de Faxinal-PR.
Com início previsto para a segunda quinzena de março, este projeto terá como
público alvo todas as crianças matriculadas nesta Instituição de Educação
Infantil e se estenderá até o final do ano letivo de 2016.
JUSTIFICATIVA:
Com esse projeto “Alice no País das Maravilhas” pretende-se que a criança
viaje no mundo mágico da sua imaginação, que ela acredite na
fantasia sem se afastar da realidade do cotidiano, pois o conto de fadas se
apóia nos sentimentos de coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho,
raiva, curiosidade, ensinamentos e verdades naturais que compõem o mundo da
criança, além de mostrar-lhe um mundo de possibilidades e de vitórias que podem
ser alcançadas através do caminho da leitura e do encantamento da palavra
escrita.
Através desse projeto, a criança terá oportunidade
de explorar, sentir, descobrir e perceber tudo o que está à sua volta, através
de vivências que envolvem a leitura, a imaginação, a dança, a música, as artes,
as lendas, a natureza, os animais e as brincadeiras.
OBJETIVO
GERAL:
O
presente Projeto tem por objetivo levar a criança ao mundo mágico da imaginação
e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da leitura e da
Literatura Infantil.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Despertar o gosto e o prazer pela
leitura, através das histórias lidas e ouvidas;
Promover a socialização e
interação afetiva entre as crianças;
Desenvolver o autocontrole
positivo através da afetividade;
Desenvolver a linguagem,
expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual,
o equilíbrio e a lateralidade;
Incentivar a vivência de valores
como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima e amor ao
próximo;
Reconhecer seu nome, assim como o
nome de seus colegas da sala de aula em situações do cotidiano;
Envolver a família no processo de
aprender e ensinar;
Conhecer e respeitar as
diferenças existentes entre as pessoas de seu convívio social, familiar e
escolar;
Ampliar suas possibilidades de
comunicação;
Explorar a produção da arte, do
desenho, músicas, dança e brincadeiras;
Oportunizar a criatividade, a
imaginação, a atenção e o humor através da arte e da dramatização;
Conhecer diversas histórias da
Literatura Infantil;
Aprender a cuidar e valorizar os
livros;
PÚBLICO
ALVO:
Berçário,
Maternal, Pré-Escolar l e Pré-Escolar ll.
CONTEÚDOS:
· Literatura
Infantil;
· Representação
através de desenhos;
· Representação
através de modelagem;
· Manipulação
de objetos;
· Texturas;
· Sequência
numérica e contagem;
· Relacionar
os numerais com as quantidades;
· Equilíbrio
e Movimento;
· Locomoção;
· Cores e
Formas Geométricas;
· Noção
Espacial e temporal;
· Percepção
auditiva e visual
· Preensão;
· Coordenação
motora fina, grossa e global ;
· Encaixe e
desencaixe;
· Alimentação
saudável;
· Família;
· Respeito
às diferenças;
· Auto
estima;
· Identidade
e autonomia;
· Resolução
de problemas;
· Apreciação
musical;
· Corpo
humano e partes do corpo;
· Saúde e
higiene;
· Brincadeiras
e Jogos;
· Raciocínio
lógico-matemático;
· Colagem,
desenho , pintura e modelagem;
Obs.: O
desenvolvimento dos conteúdos será por meio de Sequência Didática.
EIXOS:
· Linguagem
Oral e Escrita;
· Artes
Visuais;
· Matemática;
· Movimento;
· Natureza
e Sociedade;
· Identidade
e Autonomia
· Música.
METODOLOGIA:
·
Contação
da história “Alice no País das Maravilhas” com a utilização do
Livro Clássicos ilustrados de Maurício de Souza e
representação da história por meio de desenho;
·
Conversa
informal, diálogo e questionamento oral através das histórias, figuras e
relatos sobre o assunto;
·
Representação
da história utilizando fantoches com as personagens da história;
·
Contação
da história com dedoches e a participação das crianças;
·
Contação
da história com palitoches;
·
Músicas
dramatizadas relacionadas à história;
·
DVD Filme
“Alice no País das Maravilhas”;
· Recontagem
da história coletivamente pelas crianças nas rodas de conversas;
· História
em sequência;
· Jogos,
quebra cabeça, jogos da memória e brincadeiras explorando músicas e poesias
referentes ao enredo da história;
· Montagem
de um cenário sobre o mundo maravilhoso de Alice;
· Recortes,
colagens, pinturas, desenhos livres, massinha de modelar, produção de
maquetes pelas crianças;
· Confecção
de cartazes com as personagens da história;
· Produção
de um livro coletivo de todas as turmas com as atividades produzidas;
· Produção
de um documentário (DVD com fotos de todo o trabalho realizado pelo
CMEI);
· Confecção
de uma boneca “Alice”;
· Confecção
das roupinhas e sapatinhos para a boneca;
· Exposição
dos trabalhos produzidos para o CMEI e para os pais;
RECURSOS:
Humanos: Professores, alunos, pais e
funcionários
Materiais: Livros de Histórias, Rádio, CDs, TV,DVDs, papel
sulfite, cartolina, papel craft, lápis de cor, tinta guache, pincéis, palitos,
massinha de modelar, fantoches, dedoches, palitoches, blocos lógicos, tesouras,
revistas, folhas impressas,papel crepom, cola quente, caixas de papelão, TNT,
EVA, Giz branco e colorido, plumas, frutas, chapéus diversos, frutas, materiais
reciclados.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será contínua, durante todo o Projeto observando a atenção, o
interesse e a participação da criança nas atividades propostas e no
relacionamento com os colegas e com a professora.
PRODUTO
FINAL:
Apresentação
do teatro com as crianças.
REFERÊNCIAS:
CARROL, Lewis.
Alice no País das Maravilhas; Porto Alegre- RS: 2010. Literatura Infantil. 2.
ED.: L&PM,2010.
Sites e Páginas
diversas da Internet.
*Este
Projeto foi elaborado pela Pedagoga Maria Apª Pepeleascov junto com a Diretora
Eudoxia Reis Coelho.
Então, as
sequências didáticas ficaram por conta de cada professora sendo pensada pela
faixa etária que cada uma atua.
PROJETO ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS
Objetivo:
•
Conhecer uma história do gênero literário nonsense.
• Reconhecer as múltiplas interpretações e frases ambíguas presentes no texto.
• Vivenciar os momentos de leitura como fonte de prazer e divertimento.
• Produzir textos a partir de um binômio fantástico.
Caro professor, antes de iniciar as atividades sugeridas neste plano de aula, consulte os materiais da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba “Material de Apoio” você encontra este plano de aula disponível para download.
• Reconhecer as múltiplas interpretações e frases ambíguas presentes no texto.
• Vivenciar os momentos de leitura como fonte de prazer e divertimento.
• Produzir textos a partir de um binômio fantástico.
Caro professor, antes de iniciar as atividades sugeridas neste plano de aula, consulte os materiais da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba “Material de Apoio” você encontra este plano de aula disponível para download.
1ª Etapa:Início de Conversa
Alice no
País das Maravilhas é um dos mais importantes clássicos da literatura
infanto-juvenil produzidos até hoje. Foi escrito na metade do século XIX por
Lewis Carroll, pseudônimo do escritor inglês Charles Lutwidge Dodgson.
Por ser também matemático, o autor cria em sua obra uma constante brincadeira
com a linguagem, tornando a comunicação oral passível de múltiplas
interpretações e recheada de enigmas. Num universo mágico, enriquecido por
inesquecíveis personagens fantásticos, essa narrativa nos leva a percorrer a
aventura de Alice em busca de sua própria identidade, pois num mundo tão
nonsense a personagem começa a duvidar de quem realmente é.
2ª Etapa:Apresentação do autor e contexto histórico
de Lewis Carrol
Organize
sua aula de maneira a apresentar aos alunos um pouco do contexto histórico da
criação da obra Alice no País das Maravilhas. Para mais informações veja a
biografia de Lewis Carroll no link 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e
Saber Mais”. A maioria dos alunos deve conhecer a história e lembrar da
adaptação ao cinema realizada pelos estúdios Walt Disney.
Esse é momento para o levantamento do conhecimento prévio do grupo a respeito da narrativa e também boa oportunidade para formularem perguntas a respeito dos personagens, da história, do desfecho, e, principalmente, situarem a história como representante do gênero literário ‘nonsense’ e perceberem que, durante a leitura do livro, podem identificar as partes que caracterizam essa classificação.
Esse é momento para o levantamento do conhecimento prévio do grupo a respeito da narrativa e também boa oportunidade para formularem perguntas a respeito dos personagens, da história, do desfecho, e, principalmente, situarem a história como representante do gênero literário ‘nonsense’ e perceberem que, durante a leitura do livro, podem identificar as partes que caracterizam essa classificação.
3ª Etapa:Apresentação: Leitura da adaptação “Alice
no País das Maravilhas”
Realizar
a leitura em capítulos de uma das adaptações do livro “Alice no País das
Maravilhas”.
A cada dia recapitular a história, lembrando e pedindo para que os alunos contem com suas palavras, os principais acontecimentos dos capítulos anteriores. Retomar quais personagens apareceram e que obstáculos Alice enfrentou para atingir seu objetivo.
A cada dia recapitular a história, lembrando e pedindo para que os alunos contem com suas palavras, os principais acontecimentos dos capítulos anteriores. Retomar quais personagens apareceram e que obstáculos Alice enfrentou para atingir seu objetivo.
4ª Etapa:eleção de alguns trechos do texto para análise da interpretação dada pelos diferentes interlocutores
A
principal contribuição da obra Alice no contexto literário é romper com a
lógica do discurso. Em muitos trechos os diálogos são construídos de maneira
que cada um interpreta as frases e as palavras a sua maneira, dando ao diálogo
um tom de absurdo e de equívoco.
Selecione dois trechos e analise com os alunos as possíveis interpretações:
1º) Ocorre entre Alice e o Gato de Cheshire um dos diálogos que mais desconstroem a intencionalidade do falante com uma interpretação literal. Perdida, Alice pede ajuda ao Gato para encontrar uma alternativa:
“Poderia me dizer por favor que caminho deveria tomar para sair daqui?”
“Isso depende bastante de aonde você quer chegar”, disse o Gato.
“O lugar não me importa muito…”, disse Alice.
“Então não importa que caminho você vai tomar”, disse o Gato.
“…desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, como forma de explicação.
“Oh, você certamente vai chegar a algum lugar”, disse o Gato, “se caminhar bastante”.
Alice sentiu que não havia como negar esta verdade (…).
2º) Quando Alice está tomando o chá maluco, ocorre esse diálogo entre ela e o Chapeleiro.
- Que relógio engraçado! – observou . – Ele diz o dia do mês, mas não diz que horas são!
- E por que deveria? – resmungou o Chapeleiro. – Por acaso o seu relógio diz em que ano estamos?
- É claro que não – respondeu Alice mais que depressa. – Mas é porque a gente fica muito tempo no mesmo ano.
- Pois é exatamente isso que acontece com o meu. – disse o Chapeleiro.
Alice ficou terrivelmente confusa. A resposta do Chapeleiro não fazia sentido nenhum para ela, embora a linguagem que ele tinha usado fosse perfeitamente correta.
A resposta é ambígua, pois não se consegue saber se o pronome “meu” utilizado pelo Chapeleiro refere-se ao relógio (e então não marcaria o ano como o de Alice) ou ano (assim o ano dele e de Alice funcionariam da mesma maneira).
Selecione dois trechos e analise com os alunos as possíveis interpretações:
1º) Ocorre entre Alice e o Gato de Cheshire um dos diálogos que mais desconstroem a intencionalidade do falante com uma interpretação literal. Perdida, Alice pede ajuda ao Gato para encontrar uma alternativa:
“Poderia me dizer por favor que caminho deveria tomar para sair daqui?”
“Isso depende bastante de aonde você quer chegar”, disse o Gato.
“O lugar não me importa muito…”, disse Alice.
“Então não importa que caminho você vai tomar”, disse o Gato.
“…desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice, como forma de explicação.
“Oh, você certamente vai chegar a algum lugar”, disse o Gato, “se caminhar bastante”.
Alice sentiu que não havia como negar esta verdade (…).
2º) Quando Alice está tomando o chá maluco, ocorre esse diálogo entre ela e o Chapeleiro.
- Que relógio engraçado! – observou . – Ele diz o dia do mês, mas não diz que horas são!
- E por que deveria? – resmungou o Chapeleiro. – Por acaso o seu relógio diz em que ano estamos?
- É claro que não – respondeu Alice mais que depressa. – Mas é porque a gente fica muito tempo no mesmo ano.
- Pois é exatamente isso que acontece com o meu. – disse o Chapeleiro.
Alice ficou terrivelmente confusa. A resposta do Chapeleiro não fazia sentido nenhum para ela, embora a linguagem que ele tinha usado fosse perfeitamente correta.
A resposta é ambígua, pois não se consegue saber se o pronome “meu” utilizado pelo Chapeleiro refere-se ao relógio (e então não marcaria o ano como o de Alice) ou ano (assim o ano dele e de Alice funcionariam da mesma maneira).
5ª Etapa:Produção de texto a partir de um binômio fantástico
Depois da
leitura e interpretação do texto, nada como motivar os alunos a criarem seus
próprios textos, rompendo com a lógica e dando asas à imaginação. Essa é uma
forte característica do livro de Lewis Carroll e que pode ser trabalhada com os
alunos do Fundamental I.
Um importante autor italiano, Gianni Rodari, sugere em seu livro “Gramática da Fantasia”, uma interessante técnica de criação de histórias a partir de binômios fantásticos. Como isso acontece?
Ele sugere a criação de uma pequena história a partir da provocação que duas palavras, ou seja, dois conceitos, podem causar quando se encontram. Como se fosse uma faísca para iluminar a imaginação e libertar a mente para criação de uma situação nova e inusitada. Duas palavras se encontram e podem, potencialmente, produzir um grande efeito. É o binômio fantástico. Conceitualmente “é necessário uma certa distância entre as duas palavras, é necessário que uma seja suficientemente insólita, para que a imaginação se veja obrigada a instituir um parentesco entre elas, para criar um conjunto (fantástico) onde os dois elementos estranhos possam conviver.”
Oficina de produção de texto:
• Cada aluno escreve uma palavra num papel coloca dentro da uma pequena caixa.
• Com todas as palavras dentro da caixa a professora chama dois alunos para sortearem uma palavra cada um e a escrevem na lousa. Está formado o primeiro binômio e assim continuam sucessivamente até que todas as palavras tenham sido retiradas para formarem um par estranho.
• Com todas as opções escritas na lousa, os alunos escolhem o binômio fantástico que mais lhes chamou atenção e precisam escrever uma história relacionando as duas palavras. Por exemplo, rato e boné, flor e liquidificador, luz e cimento, música e estátua.
• O professor deve incentivar o aparecimento de elementos mágicos e fantásticos e até mesmo o nonsense na narrativa. Pode-se brincar com o significado das palavras, causando confusões com a interpretação literal de uma frase, sem levar em conta o contexto.
• Dependendo do binômio proposto, é possível imaginar um diálogo entre os objetos ou seres, de maneira que convivam num ambiente fantástico.
Um importante autor italiano, Gianni Rodari, sugere em seu livro “Gramática da Fantasia”, uma interessante técnica de criação de histórias a partir de binômios fantásticos. Como isso acontece?
Ele sugere a criação de uma pequena história a partir da provocação que duas palavras, ou seja, dois conceitos, podem causar quando se encontram. Como se fosse uma faísca para iluminar a imaginação e libertar a mente para criação de uma situação nova e inusitada. Duas palavras se encontram e podem, potencialmente, produzir um grande efeito. É o binômio fantástico. Conceitualmente “é necessário uma certa distância entre as duas palavras, é necessário que uma seja suficientemente insólita, para que a imaginação se veja obrigada a instituir um parentesco entre elas, para criar um conjunto (fantástico) onde os dois elementos estranhos possam conviver.”
Oficina de produção de texto:
• Cada aluno escreve uma palavra num papel coloca dentro da uma pequena caixa.
• Com todas as palavras dentro da caixa a professora chama dois alunos para sortearem uma palavra cada um e a escrevem na lousa. Está formado o primeiro binômio e assim continuam sucessivamente até que todas as palavras tenham sido retiradas para formarem um par estranho.
• Com todas as opções escritas na lousa, os alunos escolhem o binômio fantástico que mais lhes chamou atenção e precisam escrever uma história relacionando as duas palavras. Por exemplo, rato e boné, flor e liquidificador, luz e cimento, música e estátua.
• O professor deve incentivar o aparecimento de elementos mágicos e fantásticos e até mesmo o nonsense na narrativa. Pode-se brincar com o significado das palavras, causando confusões com a interpretação literal de uma frase, sem levar em conta o contexto.
• Dependendo do binômio proposto, é possível imaginar um diálogo entre os objetos ou seres, de maneira que convivam num ambiente fantástico.
6ª Etapa:Revisão das produções e apresentação das
historias criadas pelo grupo
Depois de
lido e professora sugere uma revisão do texto de acordo com os critérios
levantados. Neste tipo de texto os alunos passam a limpo suas histórias,
resolvendo os problemas de ortografia e coesão. É importante realçar que o
fantástico e rompimento da lógica são possíveis e um importante componente da
narrativa.
A revisão deverá acontecer em relação aos aspectos gramaticais do texto, como pontuação de discurso direto e indireto, substituição de repetições e ortografia correta das palavras.
Depois de revisadas as histórias, marca-se um dia de apresentação e leitura para todos os alunos da sala.
A revisão deverá acontecer em relação aos aspectos gramaticais do texto, como pontuação de discurso direto e indireto, substituição de repetições e ortografia correta das palavras.
Depois de revisadas as histórias, marca-se um dia de apresentação e leitura para todos os alunos da sala.
Projeto
Alice no País das Maravilhas
Disciplina de Artes
Professora Mara Rossatto
Escola São Vitor
Este projeto terá a valiosa parceria da professora Elaine da disciplina de Educação Física, e também a participação do professor do laboratório de informática, professor Almir.
Introdução:
Respondendo ao Gato Risonho, para onde eu quero ir, desenvolvo este projeto que busca, através da literatura dos contos de fada, proporcionar a criança momentos de questionamentos, despertar sua imaginação, desenvolver sua criatividade e também seu espírito crítico, alimentando seu lado imaginário e o onírico de cada uma.
O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano, no primeiro semestre de 2010, com alguns eixos norteadores: quem eu sou; quais meus sonhos; se este mundo fosse meu; o tempo é vida ( aproveitar o tempo),
Justificativa:
A escolha do tema partiu da riqueza do simbolismo presente na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, as diversas significações e interpretações presentes na obra. Como complemento a literatura, também relacionado ao tema, a escolha da obra, do mesmo autor, Alice no Pais dos Espelhos( Alice do outro lado do espelho )onde Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha, onde personagens instigantes surgem na medida em que avança no tabuleiro. Infância, jogo e linguagem são os marcos essenciais do mundo poético de Carroll.
Objetivo Geral:
Desenvolver a auto-imagem de maneira prazerosa, oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades motoras e artísticas e as possibilidades das várias linguagens artísticas, considerando suas dimensões de criação, apreciação e comunicação e o contato com conteúdos artísticos, estéticos e culturais, integrando os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e da realidade sendo isto fundamental na construção da identidade, sua inserção e participação na sociedade e na construção de uma relação de autoconfiança sabendo receber e elaborar críticas.
Objetivos específicos:
Conhecer a história de contos de fada : Alice no País das Maravilhas.
Reconhecer-se como indivíduo integrante da sua família, do grupo de amigos, da turma e da escola.
Valorizar sua autoestima.
Trabalhar e utilizar os materiais, organizando-se quanto a quantidade, volume e organização.
Reconhecer a música como expressão artística, expressando através da sensibilidade musical.
Criar personagens demonstrando criatividade, desenvolvendo e representando através do teatro de sombras.
Fruir a imaginação na criação de elementos variados como bules e xícaras animadas, cartas, livro e cartão pop-up,
Desenvolver o senso crítico através de debates, análise e expressão.
Trabalhar cores e conhecer e analisar o resultado da mistura entre elas.
Trabalhar no conceito da webquest como geradora de aprendizagem.
Observar e executar as atividades, estimulando a atenção e organização através das propostas da professora.
Tópicos de conhecimento:
Cores primárias e secundárias
Perspectiva
Linha e ponto
Musica
Teatro
Escultura
Teatro de sombras.
Técnica pop-up.
Volume, equilíbrio, dimensões, ampliação
Webquest
Formas geométricas
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido baseando-se na aprendizagem colaborativa, despertando a autonomia dos alunos através de um trabalho colaborativo entre conceitos, técnicas e materiais diversos, dentro do contexto artístico educacional. Durante o seu desenvolvimento, haverá a colaboração e intervenção da professora Elaine, interagindo com atividades e significativas da área de Educação Física .
Disciplina de Artes
Professora Mara Rossatto
Escola São Vitor
Este projeto terá a valiosa parceria da professora Elaine da disciplina de Educação Física, e também a participação do professor do laboratório de informática, professor Almir.
Introdução:
Respondendo ao Gato Risonho, para onde eu quero ir, desenvolvo este projeto que busca, através da literatura dos contos de fada, proporcionar a criança momentos de questionamentos, despertar sua imaginação, desenvolver sua criatividade e também seu espírito crítico, alimentando seu lado imaginário e o onírico de cada uma.
O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano, no primeiro semestre de 2010, com alguns eixos norteadores: quem eu sou; quais meus sonhos; se este mundo fosse meu; o tempo é vida ( aproveitar o tempo),
Justificativa:
A escolha do tema partiu da riqueza do simbolismo presente na obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, as diversas significações e interpretações presentes na obra. Como complemento a literatura, também relacionado ao tema, a escolha da obra, do mesmo autor, Alice no Pais dos Espelhos( Alice do outro lado do espelho )onde Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha, onde personagens instigantes surgem na medida em que avança no tabuleiro. Infância, jogo e linguagem são os marcos essenciais do mundo poético de Carroll.
Objetivo Geral:
Desenvolver a auto-imagem de maneira prazerosa, oportunizar o desenvolvimento de suas habilidades motoras e artísticas e as possibilidades das várias linguagens artísticas, considerando suas dimensões de criação, apreciação e comunicação e o contato com conteúdos artísticos, estéticos e culturais, integrando os múltiplos sentidos presentes na dimensão do concreto e da realidade sendo isto fundamental na construção da identidade, sua inserção e participação na sociedade e na construção de uma relação de autoconfiança sabendo receber e elaborar críticas.
Objetivos específicos:
Conhecer a história de contos de fada : Alice no País das Maravilhas.
Reconhecer-se como indivíduo integrante da sua família, do grupo de amigos, da turma e da escola.
Valorizar sua autoestima.
Trabalhar e utilizar os materiais, organizando-se quanto a quantidade, volume e organização.
Reconhecer a música como expressão artística, expressando através da sensibilidade musical.
Criar personagens demonstrando criatividade, desenvolvendo e representando através do teatro de sombras.
Fruir a imaginação na criação de elementos variados como bules e xícaras animadas, cartas, livro e cartão pop-up,
Desenvolver o senso crítico através de debates, análise e expressão.
Trabalhar cores e conhecer e analisar o resultado da mistura entre elas.
Trabalhar no conceito da webquest como geradora de aprendizagem.
Observar e executar as atividades, estimulando a atenção e organização através das propostas da professora.
Tópicos de conhecimento:
Cores primárias e secundárias
Perspectiva
Linha e ponto
Musica
Teatro
Escultura
Teatro de sombras.
Técnica pop-up.
Volume, equilíbrio, dimensões, ampliação
Webquest
Formas geométricas
Metodologia:
Este projeto será desenvolvido baseando-se na aprendizagem colaborativa, despertando a autonomia dos alunos através de um trabalho colaborativo entre conceitos, técnicas e materiais diversos, dentro do contexto artístico educacional. Durante o seu desenvolvimento, haverá a colaboração e intervenção da professora Elaine, interagindo com atividades e significativas da área de Educação Física .
Desenvolvimento:
Primeiro momento:
Criação do calendário da turma:Tópicos: Um pais maravilhoso, uma escola maravilhosa, uma turma maravilhosa.
Os alunos escolherão palavras de sentimentos, ações ou valores que retratam a palavra : Maravilha, dentro os tópicos acima.
Segundo momento:
Apresentação do filme Alice no pais das Maravilhas.
Debate sobre o filme, personagens, cenas que mais gostou...
As
atividades abaixo não estão relacionadas à turmas determinadas e a ordem será
conforme necessidade e evolução dos trabalhos.
Criação da coroa da rainha e rei de copas .
Produção de um marca página com personagem mosquito maluco ( alusão ao mosquito do filme e trabalho em conjunto com as profes Rogéria e Elisete _ mosquito da dengue)
Produção do gato sorridente com balão e papel maché.
Teatro de sombra Alice.
Criação de um tabuleiro gigante com caixas de papelão desmontáveis.
Livro massa de modelar Alice.
Criação de um livro virtual a partir de partes do texto do livro, interpretação através de desenhos, scanear ou digitalizar.
Musicas Alice no pais das maravilhas.
Criação de cartas para o jogo croquè.
Confecção do cartão pop-up coelho para Páscoa.
Criação de livro em Pop-up
Interpretação de poemas e canções
Criação do autorretrato
Criação de um relógio gigante ( o tempo, as horas)
Confecção de xícaras, bules em papel maché para a Festa do Desaniversário.
Trabalho com diferentes tamanhos: ampliação.
Webquest Alice no Pais das Maravilhas.
Música Alice
Se esse mundo fosse só meu,tudo nele era diferente!Nada era o que é porque tudo era o que não éE também tudo que é, por sua vez, não seria.E o que não fosse, seria.Não é?No meu mundo você não diria: miauDiria: Sim Dona Alice!Ó, mas é verdade!Você seria como nós DinahOs animais falariam.Ó, no meu mundo...Meu gatinho ia ter um lindo castelinhoIa andar todo bem vestidinhoNesse mundo só meu.Minhas floresQuanta coisa eu não diria as floresContaria histórias para as floresSe eu vivesse nesse mundo só meu.PassarinhosComo vão vocês, meus passarinhos?!Vocês iam ter milhões de ninhosNesse meu mundo só meu.Poderia num regado a rir pode cantar uma canção semfimQuem me dera que ele fosse assimMaravilhosamente só pra mim!
Alice, o teu país
maravilhoso e tão feliz
ai, quem me dera um dia achar
o teu país!
Música:
Borboletas e tulipas se beijam
Se enche a terra de alegrias mil
Novas flores no jardim vicejam
Sob o céu primaveril
As lagartas da florestas brigam como cão e gato
Margaridas, boas vidas, na rede a sonhar sonhar!
Tudo pode-se aprender entre as flores
Sobretudo aquelas em botão
Quem aspira a alma dessas flores
Sente o bater de um coração
Música:
Marinheiro eu sou,
Vivo sempre assim
Navegando eu vou
Pelo mar sem fim
Nunca, nunca me interesso pelo tempo
pois o tempo nada nada nada nada
nada faz por mim
Culminância do projeto:
Criação da coroa da rainha e rei de copas .
Produção de um marca página com personagem mosquito maluco ( alusão ao mosquito do filme e trabalho em conjunto com as profes Rogéria e Elisete _ mosquito da dengue)
Produção do gato sorridente com balão e papel maché.
Teatro de sombra Alice.
Criação de um tabuleiro gigante com caixas de papelão desmontáveis.
Livro massa de modelar Alice.
Criação de um livro virtual a partir de partes do texto do livro, interpretação através de desenhos, scanear ou digitalizar.
Musicas Alice no pais das maravilhas.
Criação de cartas para o jogo croquè.
Confecção do cartão pop-up coelho para Páscoa.
Criação de livro em Pop-up
Interpretação de poemas e canções
Criação do autorretrato
Criação de um relógio gigante ( o tempo, as horas)
Confecção de xícaras, bules em papel maché para a Festa do Desaniversário.
Trabalho com diferentes tamanhos: ampliação.
Webquest Alice no Pais das Maravilhas.
Música Alice
Se esse mundo fosse só meu,tudo nele era diferente!Nada era o que é porque tudo era o que não éE também tudo que é, por sua vez, não seria.E o que não fosse, seria.Não é?No meu mundo você não diria: miauDiria: Sim Dona Alice!Ó, mas é verdade!Você seria como nós DinahOs animais falariam.Ó, no meu mundo...Meu gatinho ia ter um lindo castelinhoIa andar todo bem vestidinhoNesse mundo só meu.Minhas floresQuanta coisa eu não diria as floresContaria histórias para as floresSe eu vivesse nesse mundo só meu.PassarinhosComo vão vocês, meus passarinhos?!Vocês iam ter milhões de ninhosNesse meu mundo só meu.Poderia num regado a rir pode cantar uma canção semfimQuem me dera que ele fosse assimMaravilhosamente só pra mim!
Alice, o teu país
maravilhoso e tão feliz
ai, quem me dera um dia achar
o teu país!
Música:
Borboletas e tulipas se beijam
Se enche a terra de alegrias mil
Novas flores no jardim vicejam
Sob o céu primaveril
As lagartas da florestas brigam como cão e gato
Margaridas, boas vidas, na rede a sonhar sonhar!
Tudo pode-se aprender entre as flores
Sobretudo aquelas em botão
Quem aspira a alma dessas flores
Sente o bater de um coração
Música:
Marinheiro eu sou,
Vivo sempre assim
Navegando eu vou
Pelo mar sem fim
Nunca, nunca me interesso pelo tempo
pois o tempo nada nada nada nada
nada faz por mim
Culminância do projeto:
Dois pontos culminantes que serão determinados conforme “possibilidades”:
Festa do desaniversário.
Jogo
gigante de xadrez .
Referências:
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=103
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://nonio.eses.pt/alice/
http://www.pobrevirtual.com.br/default/resumodelivrosdesc.php?rec_codigo=305
http://worlddy.wordpress.com/category/download/
http://www.contandohistoria.com/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
Livros: Alice no País das Maravilhas : Lewis Carrol.
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
http://200.136.76.125/colegio/livros/download/alice_no_pais_das_maravilhas.pdf
Livro Alice no País das Maravilhas Pop- Up Robert Sabuda
Livro Alice no País das Maravilhas. Adaptação Monteiro Lobato
Livro Alice no País dos Espelhos,
http://cari-pdf.com/pdf.php?q=alice+nos+pais+dos+espelhos
EDUCAÇÃO FÍSICA :
OBJETIVO GERAL: conhecer, organizar e praticar atividades relacionadas à Educação Física, inspiradas na história de Alice no País das Maravilhas, para ampliar o repertório motor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· usar o corpo de forma expressiva para comunicar sensações e emoções;
· conhecer e praticar alguns jogos intelectuais;
· interagir com os colegas de maneira harmoniosa;
· criar e adaptar atividades corporais, visando a inclusão de todos;
· realizar trabalhos, individuais e coletivos, utilizando a criatividade para manifestar os conhecimentos sobre habilidades motoras básicas;
· participar das atividades corporais propostas, para ampliar seu repertório motor;
· comunicar e expressar o significado do corpo, por meio de danças, músicas, teatro, desenhos, recortes e colagens, músicas e produções de texto.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas "
· Circuito por estações: " O Tempo "
· Atividades de imitação e representação: " Maravilhas Que Meu Corpo Faz "
· Jogos intelectuais: " No Mundo do Xadrez "
· Jogos e brincadeiras com cartas ( baralho ): " No Reino da Rainha de Copas "
· Jogos com conteúdos de reconhecimento de si mesmo e suas possibilidades de ação: " Além do Espelho "
ASPECTOS DESENVOLVIDOS:
· esquema corporal
· movimentos fundamentais
· coordenação motora
· noção espaço-temporal
· ritmo
· percepções
· velocidade
· criatividade
· sociabilidade
Referências:
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=103
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
http://nonio.eses.pt/alice/
http://www.pobrevirtual.com.br/default/resumodelivrosdesc.php?rec_codigo=305
http://worlddy.wordpress.com/category/download/
http://www.contandohistoria.com/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
Livros: Alice no País das Maravilhas : Lewis Carrol.
http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/infantis/alice_no_pais_das_maravilhas.htm
http://200.136.76.125/colegio/livros/download/alice_no_pais_das_maravilhas.pdf
Livro Alice no País das Maravilhas Pop- Up Robert Sabuda
Livro Alice no País das Maravilhas. Adaptação Monteiro Lobato
Livro Alice no País dos Espelhos,
http://cari-pdf.com/pdf.php?q=alice+nos+pais+dos+espelhos
EDUCAÇÃO FÍSICA :
OBJETIVO GERAL: conhecer, organizar e praticar atividades relacionadas à Educação Física, inspiradas na história de Alice no País das Maravilhas, para ampliar o repertório motor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· usar o corpo de forma expressiva para comunicar sensações e emoções;
· conhecer e praticar alguns jogos intelectuais;
· interagir com os colegas de maneira harmoniosa;
· criar e adaptar atividades corporais, visando a inclusão de todos;
· realizar trabalhos, individuais e coletivos, utilizando a criatividade para manifestar os conhecimentos sobre habilidades motoras básicas;
· participar das atividades corporais propostas, para ampliar seu repertório motor;
· comunicar e expressar o significado do corpo, por meio de danças, músicas, teatro, desenhos, recortes e colagens, músicas e produções de texto.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
· Percurso de atividades: " No País das Maravilhas "
· Circuito por estações: " O Tempo "
· Atividades de imitação e representação: " Maravilhas Que Meu Corpo Faz "
· Jogos intelectuais: " No Mundo do Xadrez "
· Jogos e brincadeiras com cartas ( baralho ): " No Reino da Rainha de Copas "
· Jogos com conteúdos de reconhecimento de si mesmo e suas possibilidades de ação: " Além do Espelho "
ASPECTOS DESENVOLVIDOS:
· esquema corporal
· movimentos fundamentais
· coordenação motora
· noção espaço-temporal
· ritmo
· percepções
· velocidade
· criatividade
· sociabilidade
Música para secar a roupa
Roda, roda, roda, roda, roda sem parar
Pois rodando assim a nossa roupa vai secar...
Pula, pula, pula, quem parar faz muito mal,
Todos vêm felizes nessa roda colos-
Salta, salta, salta nessa grande confusão
Pois quem vive alegre não tem preocupação
Gira, gira, gira, por aqui e por ali,
Tanta correria nesse mundo eu nunca...
Vira, vira, vira, vira, vira sem parar Pois virando assim a nossa roupa vai secar!
“Comece pelo começo –
disse o Rei, solenemente – e
Siga até chegar ao fim: então, pare”.
Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
Siga até chegar ao fim: então, pare”.
Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll
Justificativa
Com o projeto “Alice no País das Maravilhas” se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade do cotidiano, pois o conto de fadas se apóia nos sentimentos: coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais que compõem o mundo da criança. É pois, a literatura infantil, com seu caráter lúdico que proporciona à criança questionamentos, desperta sua imaginação, desenvolve sua criatividade e também seu espírito crítico. Nesse sentido é interessante assinalar o que se pode chamar de objetivos do conto de fada no âmbito educacional: introduzir a reflexão sobre o gênero conto no cotidiano escolar, elucidando suas características e sua diversidade; oferecer elementos para que a criança perceba a importância da oralidade e da palavra como instrumento de persuasão, além também de oferecer-lhe o imaginário de uma cultura diferente da sua para que, contrapondo-as, ela possa valorizar, respeitar e compreender a cultura do outro e a sua própria. É a partir dos contos de fada que as crianças começam a ter referenciais do que é o bem e do que é o mal, e vão aos poucos desenvolvendo um olhar crítico em relação às informações que recebem através de outras vias, como por exemplo, a TV, a Internet, as revistas em quadrinhos, etc. “Alice no País das Maravilhas” é um conto já bastante divulgado, trabalhado (lido e ouvido), conhecido, vivenciado em cinema, teatro e televisão; portanto de conhecimento dos alunos em geral.
Com o projeto “Alice no País das Maravilhas” se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade do cotidiano, pois o conto de fadas se apóia nos sentimentos: coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais que compõem o mundo da criança. É pois, a literatura infantil, com seu caráter lúdico que proporciona à criança questionamentos, desperta sua imaginação, desenvolve sua criatividade e também seu espírito crítico. Nesse sentido é interessante assinalar o que se pode chamar de objetivos do conto de fada no âmbito educacional: introduzir a reflexão sobre o gênero conto no cotidiano escolar, elucidando suas características e sua diversidade; oferecer elementos para que a criança perceba a importância da oralidade e da palavra como instrumento de persuasão, além também de oferecer-lhe o imaginário de uma cultura diferente da sua para que, contrapondo-as, ela possa valorizar, respeitar e compreender a cultura do outro e a sua própria. É a partir dos contos de fada que as crianças começam a ter referenciais do que é o bem e do que é o mal, e vão aos poucos desenvolvendo um olhar crítico em relação às informações que recebem através de outras vias, como por exemplo, a TV, a Internet, as revistas em quadrinhos, etc. “Alice no País das Maravilhas” é um conto já bastante divulgado, trabalhado (lido e ouvido), conhecido, vivenciado em cinema, teatro e televisão; portanto de conhecimento dos alunos em geral.
(Em Alice no país da maravilhas,
a personagem Alice entra em uma toca atrás de um coelho falante e cai em um
mundo fantástico e fantasioso. Muitos enigmas contidos em suas obras são quase
que imperceptíveis para os leitores atuais, principalmente os não-anglófonos,
pois continham referências da época, piadas locais e trocadilhos que só fazem
sentido na língua inglesa.)
“– Se isso não tiver
qualquer significado,
melhor – disse o Rei – pois não teremos de
nos preocupar em encontrar algum”. Lewis Carrol
melhor – disse o Rei – pois não teremos de
nos preocupar em encontrar algum”. Lewis Carrol
Sugestões para desenvolver o projeto (cada professor é livre
para desenvolver da forma que quiser).
1ª Etapa – Os alunos assistirão o desenho e/ou filme “Alice no País das Maravilhas” junto com as professoras.
2ª Etapa – Roda de conversa sobre o filme. (os alunos deverão falar sobre os sentimentos despertados pelo filme – medo, coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais – e a professora deverá descobrir quais são os que precisam ser trabalhados com os alunos.
3ª Etapa – Quem sou eu? Quem é você? – "... A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma..."
"Meu Deus! Meu Deus! Como tudo é esquisito hoje. E ontem era tudo exatamente como de costume! Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando eu levantei hoje de manhã? Eu estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: Quem é que eu sou? Ah, essa é a grande charada."
A professora poderá neste momento pedir para os alunos fazerem auto retrato ou uma redação (se os alunos já souberem ler e escrever). Depois cada um poderá mostrar e explicar seu próprio auto retrato e/ou ler a sua redação. Também pode ser ao contrário, cada um tenta descobrir quem é o outro através da leitura de imagem ou da leitura do texto produzido (neste caso não poderão se identificar antes). Aqui a professora poderá conversar sobre o crescimento e amadurecimento da criança. (Na cena em que a Alice por várias vezes cresce e diminui, ela se coloca no lugar do outro).
1ª Etapa – Os alunos assistirão o desenho e/ou filme “Alice no País das Maravilhas” junto com as professoras.
2ª Etapa – Roda de conversa sobre o filme. (os alunos deverão falar sobre os sentimentos despertados pelo filme – medo, coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais – e a professora deverá descobrir quais são os que precisam ser trabalhados com os alunos.
3ª Etapa – Quem sou eu? Quem é você? – "... A senhora me desculpe, mas no momento não tenho muita certeza. Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (...) Receio que não possa me explicar, Dona Lagarta, porque é justamente aí que está o problema. Posso explicar uma porção de coisas mas não posso explicar a mim mesma..."
"Meu Deus! Meu Deus! Como tudo é esquisito hoje. E ontem era tudo exatamente como de costume! Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando eu levantei hoje de manhã? Eu estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: Quem é que eu sou? Ah, essa é a grande charada."
A professora poderá neste momento pedir para os alunos fazerem auto retrato ou uma redação (se os alunos já souberem ler e escrever). Depois cada um poderá mostrar e explicar seu próprio auto retrato e/ou ler a sua redação. Também pode ser ao contrário, cada um tenta descobrir quem é o outro através da leitura de imagem ou da leitura do texto produzido (neste caso não poderão se identificar antes). Aqui a professora poderá conversar sobre o crescimento e amadurecimento da criança. (Na cena em que a Alice por várias vezes cresce e diminui, ela se coloca no lugar do outro).
4ª Etapa – Poderá ser produzido um livro no coletivo ou
individual com os alunos (podem ser usados os auto retratos e/ou as redações
para compor o livro ou a reescrita e desenhos do próprio filme). - Quando eu
uso uma palavra - disse Humpty Dumpty num tom escarninho - ela significa
exatamente aquilo que eu quero que signifique ... nem mais nem menos.- A
questão - ponderou Alice – é saber se o senhor pode fazer as palavras dizerem
coisas diferentes.- A questão - replicou Humpty Dumpty – é saber quem é que
manda. É só isso.
5ª Etapa – Roda de conversa sobre contos de fadas e onde
tudo pode falar (animais, plantas, objetos). Na vida real é assim? Os animais
falam? E as plantas? Mas eles são seres vivos... (a partir desse ponto poderão
ser explorados os temas: seres vivos e não vivos; animais; vegetais;meio
ambiente, etc.)
6ª Etapa – No filme/desenho Alice no País das Maravilhas há
várias cenas com poesias, histórias, músicas, adivinhas, trovas, que fazem
parte do folclore inglês. O nosso folclore também é bem variado, o que você já
conhece? (professor poderá explorar a oralidade, a escrita e memória do aluno).
7ª Etapa – O escritor do livro Alice no País das Maravilhas
– Lewis Carrol (1832-1898) era matemático e em sua obra ele explora vários
elementos da matemática. Quais você identifica? (professor você poderá explorar
a matemática de diversas maneiras utilizando os recursos do filme – a cor do
gato listrado; os irmãos que são redondos, o formato das cartas; as questões de
lógica, enigmas e charadas.
Bom trabalho a todas...
EPG Amador Bueno – março/2010
Patricia Belotti
Prof.Coord. Pedag.
EPG Amador Bueno – março/2010
Patricia Belotti
Prof.Coord. Pedag.
PROJETO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
RENATA ALVES DA SILVA
UNAÍ - MG
2010
UNAÍ - MG
2010
Sumário
1
|
Introdução.....................................................................................................................
|
03
|
2
|
Conteúdo.......................................................................................................................
|
04
|
3
|
Objetivo........................................................................................................................
|
04
|
4
|
Avaliação......................................................................................................................
|
04
|
5
|
Desenvolvimento..........................................................................................................
|
04
|
5.1
|
Aos futuros
pedagogos.................................................................................................
|
05
|
6
|
Conclusão.....................................................................................................................
|
06
|
Referências
Bibliográficas...........................................................................................
|
07
|
1
Introdução
Este trabalho tem o intuito de
transformar leitores em potencial e levar estes a um mundo totalmente
diferente.
Através do preparo de uma aula
que irá trabalhar a leitura, a imagem, a criatividade, o trabalho em equipe, e
assim formando cidadãos conscientes e possibilitando o desenvolvimento.
2
Conteúdo
·
Leitura
do livro Alice no País das Maravilhas
·
Apresentação
do filme
·
Atividades:
Ø
Exercício
sobre o filme
Ø
Exercício
de representação em grupo
Observação: Explicação para futuros pedagogos.
3
Objetivo
Este trabalho tem o objetivo:
·
Despertar
o gosto pela leitura;
·
Mostrar o
quanto a leitura é importante e que ela atinge várias áreas do conhecimento
como: matemática, ciências e a ética;
·
Incentivar
a utilização de recursos como representação, filme, debates.
Observação: Aos futuros pedagogos
·
Demonstrar
como introduzir o hábito de leitura em sala de aula;
·
Mostrar
os inúmeros recursos disponíveis para uma aula de qualidade e de interação com
o livro.
4
Avaliação
Participação, trabalho em equipe,
interação e comprometimento com a aula.
5
Desenvolvimento
A resposta inicial deste trabalho
foi proporcionar um ambiente agradável referente ao livro Alice no País das
Maravilhas, utilizando painéis, figuras e fantasias.
Ao iniciar a aula colocaremos os
alunos em um tapete com almofadas decoradas com personagens da história. Depois
de organizados iremos contar a história tirada do livro “Clássicos da Disney”,
em seguida fazer um comentário breve de como o livro irá ser retratado no filme
da coleção “Sonhos Mágicos”.
Após o término do filme será dado
um exercício, para o aluno responder as seguintes perguntas: 1- Qual o
personagem você mais gostou. Por quê? e 2- Qual a parte que mais lhe chamou
atenção?
Respondida as atividades, será
passada uma caixa com nomes de alguns personagens, cada aluno deverá retirar um
papel da caixa e se posicionar nas cadeiras correspondentes a frase:
1-
Adivinhe?
2-
Sorte ou
Azar?
3-
Surpresa!
Depois de todos se posicionarem
em seus lugares, formando grupos, eles terão a missão de elaborar uma pequena
representação, podendo criar uma cena com base no livro e no filme, utilizando
a criatividade e a imaginação.
Cada um com seu respectivo
personagem poderão utilizar as fantasias trazidas pelos professores, que
estarão expostas dentro de uma caixa, perto do cenário de apresentação.
O professor como forma de
motivação, poderá dar um prêmio para a equipe que melhor se desenvolveu. Ao
término das apresentações, o professor deverá dar o prêmio para todos os
alunos, pois o intuito foi motivar a participação e não avaliar o nível de
criatividade. Sendo o prêmio um mini livro de Alice no País das Maravilhas
contendo cada um uma bala, além de uma dedicatória especial para cada aluno.
5.1 Aos
futuros pedagogos
Concluída a aula, será explicado
a importância de se trabalhar o livro em sala de aula e qual a faixa etária que
esta aula poderá ser ministrada.
O professor deverá responder a
seguinte pergunta: Qual sua visão sobre a relação do livro “Alice” na vida do
aluno?
3
Conclusão
Concluímos o quanto é importante
o professor na vida do aluno, apesar do livro ser introduzido a partir da família,
ele deve ser trazido para sala de aula.
Alice tem um papel fundamental na
história infantil, pois é nela que se encontra um mundo imaginário e fantasioso
que possibilita a criança a viajar e interagir em um mundo mágico.
Referências Bibliográficas
Disney, Clássicos. Alice no País das Maravilhas. São Paulo. Círculo do Livro/Nova
Cultura.
Plano
de Aula O Chá das Cinco Alice no País das Maravilhas Fundamental I
Plano de Aula
Tema: O chá das cinco
Turma: 3° Ano
Conteúdos: Ortografia - Língua escrita: usos e formas -Formação de Frases- Pontuação- Medidas de Tempo.
Objetivos:
Ø Formar frase secreta corretamente;
Ø Discutir sobre tipos de frase e utilizar pontuação adequada para as frases sugeridas;
Ø Verificar o nível de escrita dos alunos;
Ø Encontrar palavras e formar frases;
Ø Divertir-se com a turma participando de um bingo;
Ø Ler em voz alta, com fluência as palavras sugeridas;
Ø Aprender a escrita de novas palavras;
Ø Reconhecer a necessidade da concentração para realizar um ditado;
Ø Conhecer trecho de clássico da Literatura Mundial -Alice no País das Maravilhas;
Ø Vivenciar, a partir de jogos e brincadeiras, laços de companheirismo e vínculos afetivos;
Ø Respeitar regras próprias para participação do jogo;
Ø Desenvolver a organização e autonomia para o trabalho individual, em dupla.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1° Momento: Roda de conversa, apresentação da rotina do dia e adivinhas:
2° Momento: Vídeo trecho de desenho Alice no País das Maravilhas O CHÁ DAS CINCO e leitura do roteiro.
3° Momento: Proposta de Atividade com jogo – MENSAGEM SECRETA que consiste em procura de palavras e escrita de frase.
4° Momento: Indagações sobre o tipo de frase encontrada e a pontuação utilizada nela.
Sugestão de pontuar corretamente as frases do trecho da história no quadro de giz.
5° Momento: Ditado interativo (técnica DITADO ENLATADO) . Os nomes das crianças são colocados em uma lata e as palavras na outra. A professora sorteia o nome da criança que pegará uma palavra da lata e lerá para os colegas
6° Momento: Lanche
7° Momento: Correção do PARA CASA
8° Momento: BingoOrtográfico
9° Momento: Jogo Ratinho na caixa de chá que consiste em que as crianças encontrem o ratinho escondido embaixo de uma caixa.
Cada vez que o ratinho for encontrado a criança ganha um SACHÊ PERSONALIZADO com o tema da aula.
10° Momento: Explicação do para casa e socialização.
Recursos: Atividades xerografadas, quadro, giz, latas, cartelas de bingo,ratinho miniatura, caixas, sachês com chá verde.
Avaliação: A avaliação ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudança de atitude quanto a incorporação de valores, grau de maturação e entusiasmo.
Tema: O chá das cinco
Turma: 3° Ano
Conteúdos: Ortografia - Língua escrita: usos e formas -Formação de Frases- Pontuação- Medidas de Tempo.
Objetivos:
Ø Formar frase secreta corretamente;
Ø Discutir sobre tipos de frase e utilizar pontuação adequada para as frases sugeridas;
Ø Verificar o nível de escrita dos alunos;
Ø Encontrar palavras e formar frases;
Ø Divertir-se com a turma participando de um bingo;
Ø Ler em voz alta, com fluência as palavras sugeridas;
Ø Aprender a escrita de novas palavras;
Ø Reconhecer a necessidade da concentração para realizar um ditado;
Ø Conhecer trecho de clássico da Literatura Mundial -Alice no País das Maravilhas;
Ø Vivenciar, a partir de jogos e brincadeiras, laços de companheirismo e vínculos afetivos;
Ø Respeitar regras próprias para participação do jogo;
Ø Desenvolver a organização e autonomia para o trabalho individual, em dupla.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1° Momento: Roda de conversa, apresentação da rotina do dia e adivinhas:
2° Momento: Vídeo trecho de desenho Alice no País das Maravilhas O CHÁ DAS CINCO e leitura do roteiro.
3° Momento: Proposta de Atividade com jogo – MENSAGEM SECRETA que consiste em procura de palavras e escrita de frase.
4° Momento: Indagações sobre o tipo de frase encontrada e a pontuação utilizada nela.
Sugestão de pontuar corretamente as frases do trecho da história no quadro de giz.
5° Momento: Ditado interativo (técnica DITADO ENLATADO) . Os nomes das crianças são colocados em uma lata e as palavras na outra. A professora sorteia o nome da criança que pegará uma palavra da lata e lerá para os colegas
6° Momento: Lanche
7° Momento: Correção do PARA CASA
8° Momento: BingoOrtográfico
9° Momento: Jogo Ratinho na caixa de chá que consiste em que as crianças encontrem o ratinho escondido embaixo de uma caixa.
Cada vez que o ratinho for encontrado a criança ganha um SACHÊ PERSONALIZADO com o tema da aula.
10° Momento: Explicação do para casa e socialização.
Recursos: Atividades xerografadas, quadro, giz, latas, cartelas de bingo,ratinho miniatura, caixas, sachês com chá verde.
Avaliação: A avaliação ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudança de atitude quanto a incorporação de valores, grau de maturação e entusiasmo.
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