Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” _ Causos_Justificativa
Agora neste segundo semestre, percebi a dificuldade que os alunos têm com relação à língua escrita: alguns não escrevem convencionalmente e outros apresentam muitos problemas de ortografia e entendimento de texto.Mas o mais grave de todos os problemas é o fato de que vários alunos não gostam de ler.Um bom trabalho de linguagem seria importante para despertar o hábito da leitura nos alunos.
Pensei num tipo de texto que pudesse ajudar os alunos a reconhecer as diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita, dando oportunidades de apreciar as narrativas contadas e lidas. Um repertório de causos pareceu-me apropriado para este momento por ser mês do folclore e muito apropriado para esta época. Trata-se de narrativas populares, que pertencem a tradição oral, narradas em 1ª pessoa e que contam algo que o narrador quer fazer passar por verdade.
Lendo e pesquisando causos, ouvindo outros trazidos pelos funcionários e seus familiares, e comparando com outros contos de tradição oral, de temática semelhante aos causos, os alunos terão condições de montar um pequeno livresco sobre causos do passado e do presente, resgatando parte da cultura como elemento integrador da comunidade que tem sido esquecida pela humanidade e que é um elemento constituinte da identidade nacional..
O que se espera que os alunos aprendam? Objetivos Específicos:
_Ler e atribuir sentido aos causos.
-Distinguir causos de outras narrativas que conhecem.
_Distinguir linguagem oral de linguagem escrita.
_ Contar causos.
_ Registrar causos por escrito.
_Planejar e executar tarefas em grupo.
_ Valorizar os saberes dos mais velhos e de outras pessoas da comunidade.
_ Gostar de ler e ouvir estórias.
_ Usar o computador e livros como ferramentas de pesquisa.
O que o professor deve garantir no Projeto:
_ Ler e estudar causos durante todo o projeto para ampliar o repertório do grupo.
- Promover momentos em que os alunos contam causos para que possam se envolver com o texto oral, reconhecer e usar características desse tipo de narrativa.
_ Garantir que todos os alunos tenham um livro ou uma cópia dos contos tradicionais para que possam ensaiar estratégias que auxiliem a compreensão da leitura.
_ Promover o uso do dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendem melhor o significado do texto.
_ Combinar com os alunos momentos de contar histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para se ler em voz alta.
_ Propor questões que façam os alunos pensarem sobre este tipo de texto, dando a eles mais elementos para compreender e distinguir as características da linguagem oral e da linguagem escrita.
tapas previstas: Metodologia
_Conversar com os alunos sobre a idéia de montar um livresco com contos populares e causos para doá-los às outras crianças.
_ Contar causos para os alunos e observar se eles percebem as características principais desse texto, se conhecem histórias desse tipo, contadas pelos pais, avós, amigos, trazidas de outras regiões. Pedir que contem alguns casos e ou escrevem um causo conhecido ou inventado.
- Dividir a classe em quatro grupos; dois grupos lerão com o propósito de contar oralmente o que leram .Os outros dois farão uma leitura do texto impresso em voz alta.Discutir e compreender as diferenças entre ler e contar.
Dividir a classe em quatro grupos para as seguintes tarefas:
- Pesquisa de causos com funcionários da escola e com as famílias. Saber como esses causos surgiram.
_ Digitação de causos recebidos por meio da pesquisa para a construção de um acervo.
_Confecção de mural com cartazes e informações sobre o projeto.
- Seleção de estórias que serão dramatizadas e planejamento da divisão de papéis e efeitos sonoros.
_ Promover uma tarde de causos para que todos os parceiros que participam, de perto ou à distância, possam trocar causos.Essa atividade coloca em jogo tudo o que os alunos sabem sobre o que foi estudado.
_ Estruturar os textos com ilustração com intuito de montar um livro.
Avaliação
Acompanhamento das produções, escrita e reescrita dos causos da linguagem oral para a linguagem escrita na forma padrão.
Bibliografia
Alexandre e outros heróis, Graciliano Ramos, Record.
Casos de minas, Olavo Romano, Paz e terra.
Contos de assombração, àtica.
Contos tradicionais do Brasil, Câmara Cascudo, Ediouro
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