Tema: Valores
PÚBLICO ALVO:
Alunos da Educação Infantil ao 9.º ano, professores, coordenação, direção, funcionários e família dos alunos da Escola
JUSTIFICATIVA:
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Na atualidade, tem-se observado que a escola e os pais têm deixado de lado o seu principal papel, no que diz respeito à educação, sabendo que esses são essenciais para formação do bom caráter do homem.
A palavra “caráter” tem sido definida de várias formas, por vários especialistas, filósofos, educadores, etc. caráter, em relação à educação, como sendo “unidade entre pensamento, palavra e ação”. Não pode haver dúvida, então, de que o
fim do processo educativo deve ser a “ integração do homem”. Este fato,
infelizmente, vem sendo ignorado pelos planejadores educacionais. O resultado “é o mundo a beira da total desintegração”.
OBJETIVO GERAL:
Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
• Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
• Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
• Pesquisar atividades de voluntariado.
• Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
• Saber a história de sua vida e de sua família
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade
• Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteia.
• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;
• Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;
• Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
• Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
• Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas idéias e respeitando as idéias dos outros.
• Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
• Saber ouvir os outros em diferentes situações.
• Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
• Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
• Colaborar no planejamento e realização das atividades de grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades.
• Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas com os colegas, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.
PROCEDIMENTOS:
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
• Selecionar canções coerentes com as temáticas a serem trabalhadas.
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Organizar reuniões periódicas com os pais, funcionários e professores com o intuito de elevar os valores trabalhados e por conseqüência levantar auto-estima do grupo.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões.
https://espacoalfaletrar.blogspot.com.br/2013/04/construindo-e-resgatando-valores-na.html
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