PLANO
DE TRABALHO:
Cultura, Artes, Educação
Patrimonial
PROFESSORA: ______________________________________
JANAÚBA-MG
2017
EDUCAÇÃO
INTEGRAL / 2017
Ensino Fundamental-
Anos Iniciais
Professora: ____________________________________
PLANO
DE TRABALHO
Cultura, Artes
e Educação Patrimonial
JANAÚBA/2017
JUSTIFICATIVA
“Promover o
desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos
formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da
sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos
estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de
integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética,
estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a) de Cultura, Artes e Educação Patrimonial do
Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico, desenvolvendo Oficinas e atividades
que propiciem aos estudantes oportunidades educativas diferenciadas,
contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos. É que se
justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no presente Plano de
Trabalho.
OBJETIVOS
GERAIS
São apresentados, a seguir, os objetivos gerais a serem
atingidos por área artística.
·
Música
- Ouvir, perceber e
discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
- Conhecer e apreciar
diferentes formas de expressão musical.
-Expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações, improvisações e
composições musicais.
·
Dança
- Conhecer, apreciar e
produzir (explorar e experimentar) diferentes formas de expressão corporal e de
dança.
- Ampliar os conhecimentos
sobre o corpo estético e em movimento.
- Expressar sensações, sentimentos
e pensamentos, por meio do movimento, da expressão gestual e corporal.
- Valorizar as possibilidades
expressivas do próprio corpo.
·
Teatro
- Desenvolver gradativamente a
ideia de representação.
- Ampliar progressivamente as
possibilidades de representação.
- Explorar diferentes
possibilidades de representação: gestual, expressiva, entre outras.
- Criar e explorar o espaço
cênico, a iluminação, os objetos cênicos, entre outros.
·
Artes Visuais
- Conhecer
gradativamente materiais e suportes diversos.
- Aprender a
utilizar materiais diversos como forma de expressão.
- Conhecer,
apreciar, produzir e respeitar diferentes formas de expressão visual.
- Desenvolver
linguagem artística própria.
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS
A proposta para o ensino de Arte parte de problematizações
que possibilitam a utilização dos repertórios preexistentes das crianças e de
novos saberes artísticos. Diferentes formas de resolução de uma mesma questão
levarão os alunos à compreensão de que, em arte, existem formas diferentes de
representação, que se relacionam com o tempo e o espaço onde se originam. Nesse
caso, o professor deve proporcionar aos alunos, por meio de experiências
estéticas, inúmeras descobertas e interpretações.
·
PROPOSTAS
DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
1- Artes Visuais
- Noção espacial: ocupação e exploração do espaço físico
- Cor: primárias e secundárias
- Cores complementares ou opostas
- Poesia visual
- Conceito de paisagem visual
- As brincadeiras infantis como tema para as artes visuais
- Diferentes tipos de linha: reta, curva, grossa, fina, etc
- Primeiras representações artísticas: pintura rupestre
- Tintas naturais: pigmentos de terra
- Manifestações artísticas de diferentes partes do mundo
- O corpo como suporte e instrumento: pintura corporal e
pintura com partes do corpo.
- Desenhos (caricaturas,
pontos, linhas, outros)
- Artesanato ( pintura, ponto
cruz, dobraduras, brinquedos e instrumentos musicais com sucatas)
2 – Música
- Percepção sonora e musical: timbre, andamento,
instrumentação
- Paisagem sonora: conceito e prática
- Cantigas de roda (folclore brasileiro)
- Movimentos sonoros
-Instrumentos musicais (confecção)
- Músicas com sons corporais
- Gêneros musicais brasileiros e outros
3 – Dança
- Noção espacial
- Criação coreográfica
- Consciência corporal
- Danças circulares
- Danças brasileiras e outras. (Culturais)
- Capoeira (apoio de alunos e
professores capoeiristas do nosso município)
4 - Teatro
- Teatro de sombras
- Teatro com bonecos
- Dramatização de histórias
- Contação de história
- Outros
5 – Leitura e Produção Textual
- Confecção de livrinhos
- Brincadeiras com Parlendas e
trava-línguas
- Jogos ortográficos
- Contando histórias através
de objetos de um baú
- Produção de gêneros a partir
de imagens
- Correio da Amizade
- Oficina Pirulitando
- Leitura de todos os gêneros
textuais / baú dos gêneros textuais
- Outros
ESPAÇOS
FÍSICOS
- Sala de aula
- Sala de informática (pesquisas sobre os temas propostos.)
- Pátio Escolar
- Palco
- Outros
RECURSOS
DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS
- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Folha A4
- Tintas guache e outras
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros
RECURSOS
HUMANOS
- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Supervisor(a)
- Comunidade
- Outros
AVALIAÇÃO
A avaliação em Arte será
processual, devendo permear todo o processo de aprendizado.
Nela, conquistas e etapas de todo o processo criativo do
aluno devem ser observadas, no sentido de entender o significado que cada
trabalho comporta. Dessa forma, deve-se afastar julgamentos parciais ou apenas
ligados à noção de gosto. Os resultados alcançados devem ser coerentes e
compatíveis com o atendimento às propostas lançadas.
Nesse
sentido, os instrumentos de avaliação a serem utilizados serão as próprias
produções dos alunos: desenhos, pinturas, colagens, coreografias, jogos,
brincadeiras, arranjos musicais, sonorizações, cenas, jogos dramáticos, rodas
de conversa, etc. É importante estimular nos alunos a prática da autoavaliação.
A
avaliação em Arte deve considerar, ainda, a qualidade do envolvimento dos
alunos nas atividades propostas, sua disposição para pesquisar, bem como sua
postura para o fazer artístico.
REFERÊNCIAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º
e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola.
7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento
. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à
Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.
_ Ensino de dança
hoje: textos e contextos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
STOKOE, Lenira; LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São
Paulo: Moderna, 2006.
_Dança educativa
moderna. São Paulo: Cortez, 2003.
FERREIRA, Tais.
A escola no teatro e o teatro na escola.
Porto Alegre: Meadiação,2006.
__.Jogos teatrais na sala de aula. São
Paulo: Perspectiva, 2007.
IAVELBERG,
Rosa. Ensino de Arte. São Paulo:
Thomson Learning, 2006.
PROENÇA, Graça.
História da Arte: São Paulo: Ática,
2007.
COLABORAÇÃO : MARCIA TREVESANI
3 comentários:
muito bom!parabéns
Seja sempre bem-vinda, estamos abertos a sugestões
ADOREI. FOI DE UMA AJUDA ENORME.
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