sábado, 18 de março de 2017

ORIENTADOR DE ESTUDOS \ ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO:

Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico
PROFESSORA:_____________________________________  




JANAÚBA-MG
2017
EDUCAÇÃO INTEGRAL / 2017

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Professora: _______________________________________




PLANO DE TRABALHO
Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico






JANAÚBA - MG
2017


JUSTIFICATIVA

        “Promover o desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética, estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a) Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico do Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico, desenvolvendo Oficinas e atividades que propiciem aos estudantes oportunidades educativas diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos. É que se justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no presente Plano de Trabalho Docente.

OBJETIVOS GERAIS
*  Mobilizar o grupo para a realização de tarefas planejadas com o objetivo de ampliar os conhecimentos e saberes dos alunos.
* Desenvolver oficinas e atividades que propiciem aos alunos aprender: vivências, pesquisas, leituras, experiências práticas, jogos e brincadeiras, atividades de caráter reflexivo, expressão corporal e artística entre muitas outras possibilidades. É sempre válido que essas atividades, além de variadas, se utilizem de múltiplas linguagens (visual, sonora, corporal e verbal, entre outras) e sejam desenvolvidas em contextos próximos do mundo real, para que promovam atos significativos e favoreçam o aprender fazendo.
    * Incentivar o gosto pela matemática e pela leitura levando os alunos a fruição e a desenvolver o raciocínio.

* Melhorar as habilidades que envolvem a linguagem matemática, interpretação e resolução de problemas, inclusive o desempenho escolar em todas as disciplinas.

  * Possibilitar um convívio melhor entre os alunos.

*Aprender Matemática, Língua Portuguesa e outras disciplinas através do lúdico.






ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a ideia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico.
·       PROPOSTAS DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

·         LINGUAGEM MATEMÁTICA
1- Jogos e Brincadeiras
- Dominó das quatro operações
- Bingo Matemático
- Boliche das operações
- Pescaria das operações
- Jogo Sempre Dez
- Jogo Torre de Hanói
- Outros
2 – Filmes
- O pato Donald no país da matemágica
- A história dos Números
- Gênio Indomável
- Mentes que brilham
3 – Músicas
- Tabuada cantada
- Regras dos sinais
- Outras


4 - Oficinas de Matemática
- História dos números
- História do surgimento do dinheiro
- Sistema Monetário (mercadinho na sala de aula)
- Confecção de um cofrinho com sucatas
- Caixa Matemática
- Medidas (massa, comprimento, tempo e capacidade)
- Adição, subtração, divisão e multiplicação
- Tratamento da informação (tabelas, gráficos, etc)
- Outros
5 – Oficina de Geometria
- A Lenda do Tangram
- História do quadradinho
-História: Um redondo pode ser quadrado?
- Sólidos geométricos: Poliedros
- Sólidos geométricos: Corpos redondos
6 – Oficina de Língua Portuguesa / Literatura Infantil
- Evento: Chá Literário
- Fábula Cantada
- Dramatização de Contos Literários
- Contação de História
- Teatro
- Correio da Amizade
- Jogos da memória
- Confecção de livrinhos
- jogos ortográficos
- outros

 7- Oficina: Gentileza gera Gentileza
  - Filme: Diário de um banana (Bullying)
  - História: Cabe na mala (Ana Maria Machado e Claudius)
  - Palestra (amor e respeito ao próximo)
 
 8 - Oficina: Cidadania Ativa
   - Músicas
   - Valores culturais
   - Preconceito e discriminação
   - Globalização
   - Consumismo
   - Meio Ambiente
9-   Oficina: Valores Humanos

- Dinâmica: O espelho (valorização do eu)
- Dinâmica: A colcha de retalhos (texto para reflexão e dobraduras)
- Música: Depende de nós (Ivan Lins)
      - História: O que cabe no meu mundo (apresentação em slide)
      - Texto para reflexão: Na busca da felicidade...
 - Confecção de um glossário (com palavras chave dos valores humanos e  dos direitos humanos)

10 - Oficina: Diferenças
 - Livro: Ninguém é igual a Ninguém: “O lúdico no conhecimento do ser” (Regina Otero e Regina Rennó), apresentação de slide
- Música: Você é especial (Aline Barros)
      - História: Se criança governasse o mundo... (Marcelo Xavier)





ESPAÇOS FÍSICOS

- Sala de aula
- Sala de informática
- Pátio Escolar
- Palco
- Refeitório
- Biblioteca
- Outros
RECURSOS DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS

- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Cartolinas
- Folha A4
- Tintas guache
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros
RECURSOS HUMANOS

- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Comunidade
- Outros

AVALIAÇÃO

“Em toda oficina, há o momento da avaliação, no qual as crianças  ajudam o educador a avaliar o trabalho realizado. Esta etapa retoma o percurso total da oficina e permite que os participantes percebam aprendizagens e o atendimento de expectativas anunciadas”. Podendo considerar como instrumentos de avaliação os itens citados abaixo:
- Apresentação escrita e oral de trabalhos
- Trabalhos individuais
- Trabalhos em grupo
- Relatórios
- Exposição de trabalhos
- Debates







REFERÊNCIAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.
WESTON, Denise Chapman;WESTON, Mark S. Aprender brincando: atividades divertidas para construir o caráter, a consciência e a inteligência emocional das crianças. (Trad. Marcos Vianna Van Acker). São Paulo, Paulinas, 2000.
WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002.
Revista Projetos escolares especial. Jogos Educativos. São Paulo, Online.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.
MORAN, José M. et  al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 2003.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.
- BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Continuada, alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-raciais. Brasilia: MEC/SECAD,2006. Disponível em: http://mec.gov.br.

- CARVALHO, José Sérgio. (org.) Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

- CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. 5a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 125 p.

- SANTOS, B. S. 2000. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez

- SCHILLING, Flávia. (org.) Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005.







 COLABORAÇÃO E ELABORAÇÃO: MARCIA TREVESANI

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