terça-feira, 20 de julho de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS

 BRINCADEIRAS






AMARELINHA (CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS)

Vamos brincar de amarelinha? Peça para um adulto fazer o desenho da amarelinha. Pode ser no chão com um giz, pois é fácil de limpar depois. A criança joga uma pedrinha na primeira casa, marcando a casa em que ela não poderá pisar. Pulando, ela atravessará o desenho feito no chão, desviando da casa marcada, e retornará pulando, desta vez, recolhendo a pedrinha. Primeiro é escolhida a casa com o número 1, depois o número 2 e assim por diante. Se a criança perder o equilíbrio ou pisar nas linhas, volta para o começo. Será a vez de outra pessoa jogar. Ganha quem marcar as dez casas primeiro. Vocês também poderão, antes de começar a brincadeira, combinar outras regras do jogo!!!



JOGO DO CONTRÁRIO (CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS)

Essa é uma brincadeira para fazer com toda a família. Escolha uma pessoa para ser o chefe da brincadeira. Todos devem ficar atentos e escutar o comando de quem estiver direcionando a brincadeira. A brincadeira é realizar exatamente o contrário do que foi dito pelo chefe.

Exemplo: COMANDO: “Todos em pé” – AÇÃO: “Todos devem ficar sentados”.


LATA D’ÁGUA NA CABEÇA (CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS)

MATERIAL: Latas vazias, ou potes plásticos, com papel picado dentro.

Cada um deve ter uma lata ou pote com papéis picados dentro. Escolham uma pessoa que será a responsável para falar os comandos. Todos devem andar por dentro de casa seguindo o que foi dito, como: “Lata d’água na cabeça, batendo palma”; “Lata d’água na cabeça, pulando em um pé só”; “Lata d’água na cabeça, de olhos fechados”. “Lata d’água na cabeça, fazendo careta”. Use sua criatividade para elaborar outros comandos. Ganha quem conseguir realizar os comandos sem derrubar os papéis picados de dentro do pote ou da lata.


QUAL É O OBJETO? (CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS)

MATERIAL: Um pano para vendar os olhos e objetos diversos.

Adultos e crianças deverão descobrir, com os olhos vendados, qual objeto estará em suas mãos. Importante combinar que ela terá apenas um minuto para mexer no objeto e, em seguida, deverá falar o nome dele. Utilize objetos da casa e do dia a dia. Ganha quem conseguir acertar mais objetos.



MISSÃO IMPOSSÍVEL (CRIANÇAS DE 2 A 6 ANOS)

MATERIAL: fio, cordão, fita ou linha e objetos da casa para amarrar com segurança.

Amarre um fio, cordão, fita ou linha, em objetos firmes que ofereçam segurança e não caia por cima das crianças. Exemplo: em cadeiras ou pés da mesa, montando uma cama de gato. Solicite que a criança tente passar pelo meio deles sem tocá-los. Use a imaginação e diga que será como naqueles filmes em que o herói não pode deixar o alarme disparar. Registre o tempo que ela leva e a incentive a quebrar seus próprios recordes!


CAÇA AO TESOURO SENSORIAL (BEBÊS ATÉ 6 MESES)

A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para as crianças maiores, podemos marcar o tempo e deixar a brincadeira mais divertida.

Obs.: Objetos sensoriais são todos aqueles que transmitem sensações. A partir deles, as crianças são estimuladas a descobrirem formas, cores, texturas, cheiros; e vai desenvolvendo seus sentidos, construindo conhecimentos.



BILBOQUÊ (CRIANÇAS DE 3 A 6 ANOS)

MATERIAL: Garrafa PET; Fita adesiva; Barbante; Papel e Tesoura.

COMO FAZER: Corte a garrafa pet ao meio e cole fita adesiva na borda para não machucar o dedo. Você vai usar a parte da garrafa que tem o gargalo. Faça uma bolinha de papel amassado e passe fita adesiva em volta dela para deixá-la firme. Prenda uma das pontas do barbante na bolinha e outra dentro da garrafa. Jogue o bilboquê para cima sem soltá-lo. Tente fazer a bolinha cair dentro do brinquedo. Dica: Peça ajuda a um adulto para cortar a garrafa PET.


LINKS

https://www.instagram.com/p/B919n_sA9q2/?igshid=1hmec5e00cg29 https://www.instagram.com/tv/B9pjAqiprLl/?igshid=jtekc1yohhg0 https://www.youtube.com/watch?v=5zWjhnav-dI&feature=youtu.be https://static.pr.ricmais.com.br/ricmaispr/

quarta-feira, 2 de junho de 2021

COMPOUND NOUN

 

Combinando duas ou mais palavras, podemos formar os substantivos compostos, que, por sua vez, são construídos de três maneiras: escritos como palavras separadas (full moon), como palavras ligadas por hífen (dry-cleaning) e como uma só palavra (toothpaste).

Substantivos compostos ou compound nouns são formados de duas ou mais palavras. Geralmente temos [substantivo + substantivo] ou [adjetivo + substantivo], mas há outras combinações. É importante entender e saber reconhecer um compound noun. Eles agem como uma palavra nova, um novo significado que é diferente, ou mais específico que duas palavras separadas.

 

Let's see some examples: / Vejamos alguns exemplos:


1- Agora que você já sabe sobre os Compounds Nouns , observe o quadro a seguir e forme uma nova palavra para cada alternativa apresentada:




2) OBSERVE A TABELA A SEGUIR E IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE FORAM USADAS PARA FORMAR OS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS

STAR -  BALL  - RAIN  - CAT  - COAT  - EAR  - RING - 


 

REFERENCIAS DE PESQUISA


1- MOURãO, Janaína Pereira. "Substantivos compostos em inglês"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/substantivos-compostos-ingles.htm. Acesso em 30 de maio de 2021.

 

2- https://www.inglesonline.com.br/gramatica-basica-resumida/compound-nouns-substantivos-compostos/

3- PINTEREST
https://br.pinterest.com/pin/554153929152918566/






domingo, 18 de abril de 2021

terça-feira, 6 de abril de 2021

English Activities ( 8º ano ): Texto





An astronaut in space 

Mike is an astronaut. 
He lives in a space station. 
He gets up at seven o'clock. 
He eats breakfast. Then he cleans the space station. 

He has got a computer. There is a phone on the computer. Mike talks to people on Earth. 
He eats lunch at one o'clock. 
In the afternoon, he walks in space. The spacesuit is big and thick. Mike walks slowly. He looks carefully at the space station.

In the evening, he eats dinner. He reads books. He has not got a TV. At ten o'clock, Mike goes to bed. It is not quiet in the space station. There are computers and noisy machines. They do not stop at night.


READING COMPREHENSION

1. Where does Mike live? Onde Mike mora?

(     ) in space station

(   ) in space bus

(    ) in space moon


2. What does he do in the morning? O que ele faz de manhã?

(    ) Mike talks to people on Earth. 

(    ) Mike talks to people on Venus.



3. Who can he talk to on the phone? Com quem ele pode falar no telefone?

(    ) people on Earth. 

(     ) people on house.



4. What time does he eat lunch? Que horas ele almoça?

(     ) He eats lunch at one o'clock. 

(    ) He eats lunch at two  o'clock. 



5. When does he walk in space? Quando ele caminha no espaço?

(    ) In the afternoon, he walks in space.

(    ) At night, he walks in space.




 VOCABULARY HELP

1- The spacesuit is big and thick

a)  O Traje espacial é grande e pesado

b) O Traje espacial é pesado e grande


2- eat breakfast:

a) tomar café da manhã

b) Tomar banho


3- noisy machines: 

a) máquinas barulhentas

b) Máquinas silenciosas



VOCABULARY
is: é
it is not: não é
an ou a: um,uma
he: ele
they: eles/elas
do not: não
in a: em um
on the: no
live: morar/viver
get up: levantar-se (acordar)
walk: andar/caminhar/passear
clean: limpar
read: ler
talk: falar/conversar
has got: tem
has not got: não tem
go to bed: ir para cama
eat breakfast: tomar café da manhã
eat dinner: jantar
eat lunch: almoçar
there is: haver ou ter (singular)
there are: haver ou ter (plural)
at seven o'clock: às sete horas
at one o'clock: à uma hora
at ten o'clock: às dez horas
then: então
on Earth: na Terra
in the afternoon: à tarde
in the evening: à noite
at night: à noite
spacesuit: macacão de astronauta
big and thick: grande e grosso
slowly: lentamente
look: olhar
carefully: cuidadosamente/com cuidado
quiet: silencioso
noisy machines: máquinas barulhentas

Referencias Biograficas

https://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/593776-os-astronautas-do-espaco-dos-desenhos-animados-bonitos-exploram-a-superficie-da-lua-da-terra

https://www.englishact.com.br/2017/06/ingles-para-8-e-9-anos-aulas-prontas.html

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PET IV - 1º ANO

PET IV 

SEMANA 1

DISCIPLINA INGLÊS





PET IV 
SEMANA 2
DISCIPLINA INGLÊS





PET IV 

SEMANA 3

DISCIPLINA INGLÊS