domingo, 12 de agosto de 2018

Exemplos de enfeites Halloween

 Halloween 

Como fazer abobora de papel


Decoração de Halloween Fácil e Barata

Decoração de Halloween Fácil e Barata


Decoração de Halloween Fácil e Barata

Lembrancinha com Fio de Lã para o Halloween

Lembrancinha com Fio de Lã para o Halloween

Vamos lá criar esta delicada lembrancinha com fio de lã para o Halloween. Sua festinha vai ficar mais graciosa com essa ideia simples e criativa.

Lembrancinha com Fio de Lã para o Halloween

Você vai precisar de bolas de encher (balões), novelos de lã ou fios de lã,  cola e água.
Comece fazendo uma solução com metade água e metade cola. Essa solução você vai utilizar para banhar todo o fio do novelo de lã na cor escolhida.
O mais legal é criar com a cor laranja, pois fica mais parecido com a abóbora.
Depois que você deixar o fio de lã encharcado com a solução com água e cola que você fez, amarre dando várias voltas no balão já cheio.
Faça do mesmo jeito que está sendo mostrado a seguir.
Lembrancinha com Fio de Lã para o Halloween

Prontinho! Depois que você amarrar bastante e deixar a bola bem preenchida, deixe em um cantinho para secar por algumas horas. Quando secar, é só estourar a bola e decorar, fazendo o talinho com limpadores de cachimbo.
Essa lembrancinha é bem legal para juntar as crianças e fazer todo mundo junto. A criatividade vai tomar conta dos pimpolhos e eles podem até personalizar para criar lembrancinhas diferentes neste Dia das Bruxas.



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Enfeites Halloween

Morcegos de Papel para o 

Halloween 

Decoração de Halloween Fácil e Barata

Morceguinhos super fofos feitos com papel para guirlandas e móbiles.
 É aquela decoração de Halloween fácil e barata super divertida de fazer com os pimpolhos.

Você pode usar papel comum, papel colorido ou cartolina. Escolha a melhor opção para você e faça também os morceguinhos de papel.

Depois dobre esse circulo de papel no meio, faça a marcação do lápis, como a figura abaixo está mostrando. Em seguida dobre as duas abas para dentro, de forma a passar as pontinhas na parte de trás superior.
É dessa forma que você vai criar o corpinho com as orelhinhas do seu morcego de papel decorativo.

Morcegos de Papel para o Halloween

Para fazer as asas é só utilizar a mesma tampa circular para criar quatro arcos na parte inferior. 
Na parte superior você faz apenas um arco.
Pronto! Agora é só cortar essas asinhas e colar no corpinho de papel que você fez previamente.
 Simples e fácil de fazer em casa!

Questões sobre a Revolução Industrial



Questões sobre a Revolução Industrial



1) Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas)
 na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam
 se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes
 permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e 
ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios 
trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, 
não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.


 2) Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:
“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios 
mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria 
realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente
 (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da 
agricultura, cerca de 10 mil anos antes.” (ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993, p. 395).
a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
b) Segundo o texto, a máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
d) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
e) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.

3) Leia o texto a seguir:
“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de 
produção em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já
 não são mais pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar
 de outras pessoas; são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que
 as fábricas produzem. A grande empresa depende do consumo de massa. Em um
 livre mercado, não há uma só grande empresa que não atenda aos desejos das massas.
 A própria essência da atividade empresarial capitalista é a de prover para o homem
 comum. Na qualidade de consumidor, o homem comum é o soberano que, ao
 comprar ou ao se abster de comprar, decide os rumos da atividade empresarial.
 ” (MISES, L. Von. Fatos e mitos sobre a Revolução Industrial.)
De acordo com o economista austríaco, L. Von Mises, a importância das massas de trabalhadores assalariados para a consolidação da Revolução Industrial consiste:
a) no fato de terem sido explorados pelos industriais capitalistas que compravam
 sua força de trabalho e não pagavam o que era proporcional a essa força.
b) no caráter defensivo dos sindicatos que essas massas de trabalhadores formaram
 nesta época.
c) no caráter inexpressivo do consumo dos trabalhadores, já que a indústria não 
precisava, na Inglaterra do século XIX, de seu mercado consumidor interno.
d) no fato de ser a própria massa de trabalhadores, que também era o 
contingente populacional dos grandes centros urbanos, a massa de
 consumidores que demandavam os produtos industrializados.
e) no fato de o homem comum, apontado no texto, ter ser tornado soberano
 e instituído um regime político anarquista após a Revolução Industrial.

4) A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a
 partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se 
expandiu para outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo 
não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?
a) Portugal.
b) EUA.
c) Alemanha.
d) França.
e) Japão.

5) (Pucsp) Podemos dizer que, na segunda metade do século XIX, iniciou-se a
 "era do petróleo e da eletricidade". A partir de 1870, principalmente, houve não 
só uma gigantesca expansão da economia mundial, firmemente sustentada na industrialização de numerosos países, como a aceleração da produção de
 mercadorias e grande concentração de capitais para investimento.
A respeito dessas transformações, é correto afirmar que
a) marcaram a passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de
 produção fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada 
ao mercado interno.
b) demonstraram o declínio do capitalismo monopolista, com a perda de poder
 das grandes corporações, e a sua substituição por um sistema de livre concorrência.
c) estão relacionadas à chamada Segunda Revolução Industrial, marcada
 pela substituição das pequenas unidades fabris por complexos industriais
 com processos de produção mais sofisticados e pela concentração maciça 
de capital para os investimentos de base.
d) ficaram restritas à Europa, não chegando a atingir os Estados Unidos, que só se industrializaram a partir do período pós-guerras.
e) tornaram possível prescindir de mercados fornecedores de matérias-primas, 
em vista das transformações tecnológicas ocorridas, o que fortaleceu o isolamento
 da Europa.

6)  A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. 
Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
a)  Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza
 para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
b)  Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
c)  Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos
 em indústrias; mercado consumidor.
d) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo;
 mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

7) Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução
 Industrial?
a)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte 
ferroviário (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário 
(locomotivas a vapor).
c)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular 
(automóveis e caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal
 (bois, cavalos, etc).

8) (G1) Analise os seguintes itens:
I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades
 de novos mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.
Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) II, IV e V.

9) (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas 
últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - 
transportes mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

10) O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. 
Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca 
tecnologia no processo de produção.
a) Indústria moderna
b) Indústria de ponta
c) Indústria tradicional
d) Indústria de bens de consumo
e) Indústria de bens intermediários

11) (UEMA) São indústrias de ponta na terceira Revolução Industrial:
a) metalúrgica – construção civil – naval.
b) petroquímica – automobilística – siderúrgica.
c) elétrica – eletrônica – têxtil.
d) informática – microeletrônica – biotecnológica.
e) alimentícia – de bebidas finas – de cosméticos.

12) (Unirio) - RJ) Desde o seu advento até os dias de hoje, a atividade industrial 

passou por várias transformações e teve várias etapas ou fases. São características da Segunda Revolução Industrial a(o):
a) liderança dos Estados Unidos, o petróleo como principal fonte de energia e a indústria automobilística.
b) liderança inglesa, o predomínio da máquina a vapor e as indústrias têxteis.
c) disputa pela liderança entre Japão, Estados Unidos e Europa Ocidental, 
a robótica, a informática e a biotecnologia.
d) dispersão espacial da indústria e a utilização de várias fontes de energia como 
a nuclear, a solar e a eólica.
e) uso do carvão mineral como principal fonte de energia, o Taylorismo e o Fordismo.

13) (UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em 
série.
b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida
 pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes
 centros de pesquisa e ensino universitários.
c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco 
da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento 
da indústria automobilística.
d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica
 e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles 
os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Fonte: Exercícios Mundo Educação, tudo SIM é História, Old Picz, Planeta Educação,
 O Historiador, Chá com bolachas...(Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780 - 1840).








Fonte: Professora Regina Bolico

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Geografia 6 ano

Exercícios de Geografia - 6º ano

Exercícios - Geografia - 6º ano
1. Assinale a opção incorreta em relação as características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado
 lugar.

2. A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a
 vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.


3. Assinale a opção incorreta em relação as características do espaço 
geográfico:
a) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por
 meio de seu trabalho ao longo da história.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com
 a paisagem.
c) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a 
sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
d) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.

4. Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada classifique
 as colunas de acordo com o tipo de paisagem; 
N. Paisagem Natural     H. Paisagem Humanizada     R. Paisagem Rural   
 U. Paisagem Urbana 
a) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos , rios, relevos e etc. 
b) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras. 
c) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentas  
d) Tem sua estrutura adaptada  às necessidades do homem, da produção e sobrevivência. 
R: a) N; b) R; c) U; d) H
5. Observe atentamente a rosa dos ventos, complete os pontos cardeais e colaterais; 
6. Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais. 
Entre o norte e o leste está o _______________________
Entre o sul e o leste está o     _______________________
Entre o sul e o oeste está o    _______________________
Entre o norte e o oeste está o _______________________ 
R:  Nordeste; sudeste; sudoeste; noroeste.

7 . Quando falamos de latitude, é correto afirmar que ela é determinada por: 
a) trópico de Capricórnio 
  b) meridiano de Greenwich   
  c) trópico de Câncer    
d) linha do Equador

8. Identifique no globo abaixo os principais paralelos:



                                                                            

R: Linha do Equador; Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico ao norte; 
Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico ao sul.

9. Identifique no mapa do Brasil abaixo, o Distrito Federal, os estados e suas 
respectivas capitais: 



10. Completado o mapa acima, com o auxílio da rosa-dos-ventos, escreva nas lacunas abaixo o ponto cardeal ou colateral correspondente:
a) A cidade de Manaus fica a __________________ de Belém. 
b) A cidade de São Paulo fica ao ________________de Curitiba. 
c) A cidade de Goiânia fica ao __________________de Palmas. 
d) A cidade de Belo horizonte fica a ______________de Campo Grande. 
e) A cidade de Salvador fica ao __________________de Goiânia.
R:  a) oeste; b) nordeste; c) sudoeste; d) leste; e) nordeste.


Professora Regina Bolico


sábado, 28 de julho de 2018

QUESTÕES PORTUGUÊS


Questões de interpretação e compreensão
de textos


1. (Fuvest 2014 - Primeira Fase) A civilização “pós-moderna” culminou em um 
progresso  inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. Ao 
mesmo tempo, sob o “mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção 
nos precipitou na miséria moral inexorável. Os que condenam a ciência, a tecnologia 
e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com 
o capitalismo  monopolista de sua terceira fase.

Em páginas secas premonitórias, E. Mandel1 apontara tais riscos. O “livre jogo do
 mercado” (que não é e nunca foi “livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres 
humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. O centro 
acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob 
o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o 
“resto do mundo”.

1: Ernest Ezra Mandel (1923-1995): economista e militante político belga.

O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela

I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;
II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;
III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.

Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:

A. “pós-moderna” (L. 1);
B. “mau uso” (L. 2);
C. “livre jogo do mercado” (L.6);
D. “livre” (L. 7);
E. “resto do mundo” (L. 9).

As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se,
 respectivamente, em

a) A, C e E
b) B, C e D
c) C, D e E
d) A, B e E
e) B, D e A

Alternativa a: A, C e E.


2. (Enem 2012 - Segundo Dia) “Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo,
Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava
 D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), 
o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.

Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e 
históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, 
advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das
 múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será 
digitalizada.

História Viva, n.° 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização
 de sua obra, depreende-se que

a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender 
seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta 
obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra
 sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação
 da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática 
indianista.


Alternativa d: a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na 
preservação da memória linguística e da identidade nacional.



QUESTÕES DE LINGUA PORTUGUESA

1) (Cesgranrio-1995) Os vocábulos "aprimorar" e "encerrar" classificam-se, quanto ao
processo de formação de palavras, respectivamente, em:
 a) parassíntese / prefixação.
b) parassíntese / parassíntese.
c) prefixação / parassíntese.
d) sufixação / prefixação e sufixação.
 e) prefixação e sufixação / prefixação.

2) (Cesgranrio-1994) 1 A fisionomia da sociedade brasileira neste final de século está
irreconhecível. A violência e a crueldade viraram fenômenos de massa. Antes, e até
há não muito tempo, elas apareciam como sintoma de patologias individuais. Os
"monstros" - um estuprador e assassino de crianças, uma mulher que esquartejou
o amante - eram motivo de pasmo e horror para uma comunidade onde a violência
 ficava confinada a um escaninho de modestas proporções. Hoje, é uma guerrilha e faz
 parte do nosso cotidiano.
2 Em pouco tempo a imagem do Brasil, para uso externo
e sobretudo para si mesmo, ficou marcada pela reiteração rotineira da crueldade. A
onda não é o simples homicídio, é o massacre. E, para não ficarmos no saudosismo
dos anos dourados, ressurge uma forma de massacre que tem raízes históricas profundas:
o genocídio, essa mancha na formação de uma nacionalidade argamassada pelo sangue
de índios e negros.
3 Os episódios brutais estão aí. (...)
4 A violência costuma ser associada à urbanização maciça, que gera miséria, desordem
 e conflitos.
 5 Não vamos procurar desculpa invocando símiles de outros países - no Peru, na
Bósnia ou onde quer que seja. Estamos dizendo "adeus" ao mito da cordialidade
 brasileira, da "índole pacífica do nosso povo". Estamos transformados - irreconhecíveis.
Convertida em face do monstro, desfigurou-se a nossa fisionomia de povo folgazão,
 inzoneiro, que tem como símbolos o carnaval, o samba e o futebol. (...)
6 A miséria e a fome do povo são um caldo de cultura a favorecer a disseminação da
violência, que se torna balcão de comércio nas mãos de empresários inescrupulosos.
 Moacir Werneck de Castro.Jornal do Brasil, 28/08/93, p. 11.

No texto, encontram-se os vocábulos "PATOlogias " (1º parágrafo) e "GENOcídio" (2° parágrafo) cujos radicais estão escritos em maiúsculo, significam, respectivamente:
a) doença - raça.
 b) semelhança - matança.
 c) estudo - multidão.
d) raça - mulher.
 e) cura - joelho.

3) (Covest-1997) Quanto à formação de palavras: Assinale V ou F.
( ) Preconceito é formação prefixal.
( ) Pluralismo e fragilidade são formações sufixais.
( ) Incontroverso, individual e interna são formadas com o prefixo latino in , com sentido de negação. ( ) Ampliação, repetência, preparação e cidadania são substantivos formados a partir de formas verbais.
 ( ) Em fragilizar, modernizar e democratizar o sufixo " izar" forma verbos a partir de adjetivos.

4) (Faap-1996) IMÓVEL (in + móvel), processo de formação de palavra a que chamamos:
 a) composição por aglutinação.
b) composição por justaposição.
c) derivação prefixal.
 d) derivação sufixial.
e) parassintetismo.

5) (Faap-1997) Foram-se embora. EMBORA (em + boa + hora) - processo de formação de palavras:
a) composição por justaposição.
 b) composição por aglutinação.
c) derivação prefixial.
d) derivação sufixial.
 e) parassintetismo.

 6) (Faap-1997) Ao crítico deu ele o RONROM. O processo pela qual se formou a palavra grifada:
a) derivação prefixial.
b) derivação parassintética.
 c) regressiva.
d) composição por aglutinação.
e) onomatopéia.

7) (FEI-1997) Assinale a alternativa em que NEM TODAS as palavras apresentem sufixo de grau diminutivo:
a) poemeto, maleta.
 b) rapazola, bandeirola.
c) viela, ruela.
d) lugarejo, vilarejo.
 e) menininho, carinho.

8) (FGV-2002) O rápido e grande avanço observado no ambiente da produção, por
meio do surgimento de novas estratégias de manufatura, impôs mudanças profundas
 na forma de produzir. Uma das técnicas mais atingidas por essas mudanças é a que se
 refere ao gerenciamento de custos. Até os anos 70, as despesas diretas de mão-de-obra
 e material respondiam pela quase totalidade dos custos totais. Despesas indiretas, como
qualidade, controle de produção, compras etc., representavam uma pequena proporção
desses custos. Em decorrência, os métodos tradicionais de alocação das despesas
indiretas recomendavam, por uma questão de simplificação, meramente ratear tais despesas,
 com base em critérios pouco complexos. Entretanto, a estrutura de custos dos produtos
 vem alterando-se muito nos últimos tempos. Antes, as despesas indiretas representavam
apenas algo em torno de 5% dos custos; hoje, já alcançam valores médios superiores a 35%,
 havendo casos de empresas em que elas podem atingir 70%. Por outro lado, no passado, os
custos de medição das despesas eram elevados, e a diversificação dos produtos, pequena.
Hoje, com o avanço tecnológico, os custos de medição estão menores e permitem apuração
mais precisa. Nos tempos atuais, também a diversidade de produtos e serviços vem crescendo
 devido à tendência de se procurar atingir uma operação que atenda aos clientes com produtos
 e serviços personalizados. Essas considerações permitem afirmar que o sistema tradicional de levantamento de custos tornou-se inadequado.
(Adaptado de COGAN, Samuel. São Paulo: RAE - Revista de Administração de Empresas, volume 39, número 2, abriljunho de 1999, p. 47)

 Na relação entre verbos e substantivos, é comum que, a partir dos primeiros, formem-se os segundos, com a introdução de sufixos. Isso acontece, por exemplo, entre balancear e balanceamento, curtir e curtição. Não obstante, entre manufaturar e manufatura (segunda linha do texto), o processo é diferente. Encontre no texto outro substantivo cuja formação seja semelhante à de manufatura.
a) Estratégias.
 b) Totalidade.
c) Mudanças.
d) Avanço.
e) Despesa.


9) (FGV-2002) Cada uma das palavras a seguir apresenta separação silábica em um ponto. Assinale a alternativa em que não haja erro de separação.
a) Transatlân-tico, in-terestadual, refei-tório, inex-cedível
b) Trans-atlântico, o-pinião, inter-estadual, refeitó-rio
c) Trans-atlântico, opi-nião, interestadu-al, in-excedível
d) Transa-tlântico, opini-ão, interestadu-al, in-excedível
e) Transatlânti-co, inter-estadual, re-feitório, inexce-dível


GABARITO 1) Alternativa: A 2) Alternativa: A 3) V V F F F 4) Alternativa: C 5) Alternativa: B 6) Alternativa: A 7) Alternativa: A 8) Alternativa: D 9) Alternativa: A


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