domingo, 23 de julho de 2017

Dia do Estudante

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto.


OBJETIVOS


·  Valorizar o papel do estudante como elemento fundamental na constituição da sociedade;


·  Fortalecer os vínculos entre estudantes e escola.

DESENVOLVIMENTO
·  Atividades pedagógicas desenvolvidas em sala (pesquisas, leitura e interpretação de textos, debates, discussões, exibição de filmes, entrevistas etc.);

·  Pesquisar sobre a origem da comemoração do dia do estudante;

·   Pesquisa sobre como o dia do estudante é vivenciado atualmente  na nossa sociedade;

· Leitura e discussão de textos que relacionam o estudante ao consumismo do comércio e da propaganda na nossa cidade;

· Estudo de textos, reflexões e produções escritas sobre os valores humanos e atitudes relacionadas ao tema;

·  Confecção de cartões contendo mensagens positivas de incentivo para os estudantes. Pode haver trocas de cartões em sala.

·  Confecção de cartazes com fotos de estudantes de diversos grupos sociais e níveis econômicos;

·  Promover a vivência e, em seguida, produzir textos individuais e/ou coletivos sobre o que é ser estudante;

·   Produzir quadrinhos e poesias sobre o tema;


AVALIAÇÃO
  Relatórios com evidências sobre o que foi trabalhado em sala de aula sobre o tema proposto.

Este ou esse

Os leitores Pedro Renan, Thayná, Glauco, Murilo e Israel perguntaram sobre o uso correto dos pronomes demonstrativos (este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo…).
Pasquale explica que há mais de um emprego para eles - são usados para indicar lugar e posição, para se referir a tempo e desempenham papel essencial na coesão do texto.

Lugar

De acordo com o professor, o uso mais básico e tradicional é aquele que indica a posição do próprio falante ou a posição de algo em relação a ele.
Se o falante quiser se referir aos próprios óculos, que estão consigo, deve dizer: "estes óculos".
Se quiser indicar os óculos que estão com a pessoa com a qual está falando, deve dizer: "esses óculos".
Mas se a intenção for se referir a óculos que não estão nem perto dele e nem perto da pessoa com quem está falando, deve dizer “aqueles óculos”.
Outro exemplo é o caso de falante estar na cidade de São Paulo, mas conversando pelo telefone com um amigo que mora em Curitiba sobre alguém que mora em Olinda.
Ele dirá “esta cidade” para se referir a São Paulo, onde ele próprio está, “essa cidade” para se referir a Curitiba, local da pessoa com quem está conversando, e “aquela cidade” para se referir a Olinda.

Tempo

O professor explica: “Nesta semana” é a semana que está em curso. “Nesse mês” é o mês que já foi citado. "Neste domingo" pode ser o domingo que está em curso ou o domingo que está para chegar, domingo da semana em que se está.
“E que não pode ser assim um mês muito distante. Não me pergunte qual é o tamanho dessa distância, a coisa é meio subjetiva. Se eu for falar de uma passagem bíblica, por exemplo, eu vou falar ‘naquele tempo’, ‘naquele’, lá longe”, diz Pasquale.
“Eu até poderia dizer ‘nesse tempo’, mas, quando se trata de um tempo muito distante, eu vou dizer ‘naquele tempo’, ‘naquele ano’, ‘naquele período’", acrescenta.

Coesão textual

“O mais importante mesmo é lembrar o papel desses pronomes no texto, na coesão textual”, afirma o professor.
Para se referir a algo que já foi dito no texto ou na conversa, deve-se usar “esse", "essa", "isso".
Exemplo: "O Copom resolveu reduzir a taxa de juros. Essa decisão já era esperada pelo mercado".
O pronome "essa" se refere à decisão citada antes, sobre o Copom.
Para se referir a algo que será citado, deve-se usar “este”, “esta”, “isto”.
Exemplo: "A decisão do Copom é esta: a taxa de juros foi reduzida".
O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada.
“Então o pronome ‘este’, o pronome ‘esta’, o pronome ‘isto’ anunciam. O pronome ‘esse’, o pronome ‘essa’, o pronome ‘isso’ retomam, recuperam”, conclui Pasquale.

Outro caso

Há outro caso, usado em frases que citam duas pessoas.
Exemplo: "O delegado interrogou Pedro e Paulo. Este negou a versão, aquele confirmou".
O pronome "este" se refere ao mais próximo, ao citado mais recentemente. Nesse caso, é o Paulo. "Aquele" se refere ao mais distante, ao anterior - no caso do exemplo, Pedro.
Reportagem: Paula Reverbel / Imagens e edição: Isadora Brant

Mim ou Eu

‘Foi difícil para EU fazer isso.’ E agO leitor Miguel Aguilera perguntou à BBC Brasil sobre o gerúndio: quando se usa e quando não se usa?

Trata-se da raiz do verbo acrescida da terminação “ndo”. Exemplos: pegando, dormindo, estudando.
Neste terceiro vídeo da série sobre dúvidas de português, o professor Pasquale Cipro Neto lembra que o uso excessivo do gerúndio até ganhou um nome: o "gerundismo".
“Eu imagino que isso tenha surgido das traduções literais quando começou a importação, nos anos 90", conta.
"No Brasil até então pouco se importava, a gente não tinha aqui grande quantidade de produtos importados. Então vieram vários e vários produtos importados com os manuais traduzidos, sabe Deus por quem, ao pé da letra”, explica o professor.
O gerúndio em inglês foi então traduzido literalmente para o português, apesar de eles cumprirem papéis diferentes.
“O que em inglês é ‘I will be sending’, por exemplo, em português não é ‘Eu vou estar enviando’, é ‘Eu vou enviar’”, diz Pasquale.
“Alguém começou a traduzir isso ao pé da letra e, meu Deus do céu, isso infestou o teleatendimento, virou um inferno, né?”
De acordo com o professor, o gerúndio usado fora do lugar traz a ideia de uma “coisa que não vai ser resolvida nunca”.
Exemplo do que não se deve dizer: “O senhor vai ter que estar esperando”.
“Eu não posso só esperar?”, pergunta o professor.
Outro exemplo de gerúndio sem necessidade: “O senhor precisa estar pegando uma senha”.
O correto é: “O senhor precisa pegar uma senha".
De acordo com Pasquale, o gerúndio pode ser empregado em ações contínuas, que têm um curso. Exemplo: “Não me ligue nessa hora, porque eu vou estar dormindo”.
“Então nada de condenar o gerúndio por si só, coitado. Gerúndio maldito, você veio ao mundo para ser excomungado, amaldiçoado - nada disso”, afirma.
“O gerúndio é da língua, é perfeito, não há nenhum problema. Desde que ele faça o papel dele.”

Reportagem: Paula Reverbel / Imagens e edição: Isadora Brant

quarta-feira, 19 de julho de 2017

lição da cobra

Adorei esse texto: Não sei quem é o autor, o li por acaso na página de uma ex aluna e gostei muito, este autor tinha conhecimento do que realmente acontece com "amizades". O trocadilho da palavra JIBOIA para amigo(a) é uma lição de vida a todos

Um rapaz tinha uma Jibóia de estimação que amava muito. A Jibóia media cerca de 2 metros e meio de comprimento. Um dia o animal simplesmente parou de se alimentar.
Após várias semanas tentando tudo o que podia para fazer a Jibóia comer, o Rapaz a levou ao veterinário. Ele fez algumas perguntas sobre o comportamento do animal nos últimos dias: "Quando você dorme com ela em sua cama, na manhã seguinte, como ela está "deitada"?" O rapaz respondeu: "Geralmente está esticada ao meu lado, outras vezes sobre mim, e outras na cabeceira aos pés da cama, e eu não posso fazer nada para ajudá-la".
O veterinário, preocupado, pediu para ela deixar a cobra no consultório pois corria um grande perigo.
"Essa cobra não está mais comendo por um motivo simples: ela está se poupando, se preparando para dar o bote em você. Quando está na cama, esticada ao seu lado, não está fazendo nada menos do que medir o seu tamanho, para ver se já é capaz de te engolir."
Nem todo "carinho" é carinho.
Nem toda(o) "amiga(o)" é amiga(o).
Nem todo o "amor" é amor.
Aprenda a saber a diferença.
#LiçãoDeVida
CUIDADO COM AS COBRAS QUE VOCÊ CRIA!!
O ATAQUE VEM DE ONDE VOCÊ MENOS ESPERA...
Vigilância é necessário sempre

VALORES

                   O professor e a educação de valores
No papel de educador (professor) é fundamental que ao se tratar da formação da cidadania do indivíduo, em especial do aluno, considerar como requisito principal a participação efetiva na construção do projeto pedagógico da escola.
Partindo desse princípio, o educador na responsabilidade da formação moral, de valores do aluno, deve estar empenhado em apresentar um conhecimento crítico do que está sendo desenvolvido no trabalho em grupo, de forma que venha somar na prática pedagógica.
Ao se referir à educação moral, o ideal é que ocorra uma reflexão por parte de todos, visto que não há como ter educação sem reflexão.  A formação de valores, hábitos que o indivíduo terá como base por toda a sua vida, em conjunto com a criação familiar, é adquirida em sua maior parte na Educação Infantil. Baseado nessa colocação surge a necessidade de alertar os educadores da educação infantil, visto que esses são responsáveis em grande parte pelo processo educacional de valores da criança na fase inicial de sua vida.

É de ressaltar que tal colocação em relação à educação infantil não quer dizer que educadores voltados para as demais fases do ensino não são responsáveis pela formação moral do aluno. Pelo contrário, a formação de valores de indivíduo é por toda vida, porém é na fase infantil que são formadas as bases de uma boa educação.

Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, de forma que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado. É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando seu ponto de vista diante de uma determinada situação. 

Baseado na importância que os educadores e conseqüentemente a escola tem na formação educacional de valores dos seus alunos, segue uma questão para reflexão, bem como para contribuição da formação da cidadania: 
Será que as escolas em que exercemos a função de educador, estão tendo a preocupação de educar cidadãos, passando os reais valores que necessitam? 
No papel de educador, pense um pouco sobre essa questão e veja qual a melhor forma de participar no processo da construção da cidadania dos futuros cidadãos, podendo contribuir para o sucesso na formação dos futuros cidadãos. 

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola                                                 TEXTO RETIRADO EM:

                   Atividade para trabalhar valores na educação infantil. 
● Construa com a turma dois bonecos, um com os sentimentos bons e o outro com os sentimentos ruins. 
● Faça comparações explicativas e a exposição da atividade. 
● De acordo com o grau de raciocínio e série trabalhada, pode-se pedir também que as crianças façam pequenas frases ou redações com o tema proposto.
● UMA OPÇÃO LÚDICA PARA UM TEMA BASTANTE IMPORTANTE.

                   ATIVIDADES RETIRADAS NA PÁGINA EDUCATIVA:
 
 






































 









































TEXTOS CURTOS PARA ALFABETIZAÇÃO