O relatório de desempenho escolar deve ser elaborado
considerando o desenvolvimento do aluno e as intervenções realizadas. Utilizar
vocabulário de linguagem culta dando ênfase para os avanços do alunos. As
dificuldades a serem trabalhadas, devem ser indicadas como possibilidades e um
bom prognóstico apontando sugestões viáveis de serem realizadas para a
superação das dificuldades. O relatório de desempenho, deve sempre enfatizar os
avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que
aspecto progrediu, valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como:
participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos. Diversificar a
redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi
possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi
constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou
habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que
o aluno...
Português.
• faz uso de linguagem para comunicar-se,expressar idéias e
opiniões;
• elabora perguntas e respostas de acordo com o contexto;
• faz pratica de escrita de próprio punho, utilizando o
conhecimento que dispõe, quanto ao sistema de escrita;
• forma grupos de acordo com critérios estabelecidos;
• participa nas situações em que a professora lê textos de
diferentes gêneros como historias, musica adivinhas, noticias;
• com auxilio identifica letras e silabas que compõem
palavras contextualizadas;
• com auxilio observa a relação entre fonema e grafema;
• participa em atividades que envolvam pesquisas;
• valoriza suas próprias produções e a dos outros;
• participa de atividades que envolvem a linguagem musical e
faz interpretações;
• participa de atividades que envolvem leitura, mesmo que de
forma não convencional;
• com auxilio forma palavras a partir de uma determinada
letra;
• com auxilio organiza as partes (silabas) para a composição
do todo (palavras);
• faz leitura de uma paisagem a partir da observação,
narração, descrição e interpretação de imagens;
• conhece quase todas as letras do alfabeto;
• encontra-se no nível pré-silábico.
Matemática.
• percebe as semelhanças entre objetos redondos e não
redondos e explora com auxilio diferentes procedimentos para comparar
grandezas;
• com auxilio, explora medidas de comprimento utilizando
unidades não convencionais;
• compõe e decompõe quantidades através da escrita numérica;
• participa de atividades que envolva pesquisa;
• com auxilio identifica números nos diferentes contextos
de: posição, comparação, ordenação;
• explora e identifica as formas geométricas pela observação
de objetos;
• percebe semelhanças e diferenças entre as figuras;
• identifica quantidades de elementos e faz correspondência
um a um;
• com auxilio identifica a posição de um numa série
numérica.
Artes.
• Produz trabalhos como desenhos, pinturas, modelagens,
colagens desenvolvendo gosto pelo processo de produção e criação;
• reconhece formas, tamanhos, texturas e algumas cores
realizando as atividades com coordenação motora fina e ampla;
• participa de atividades que envolvam regras, hesitando um
pouco em respeitá-las;
• expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras
e de outros movimentos;
• participa de atividades que envolvam a linguagem musical;
• faz interpretações musicais;
• expressa a produção de som e de silencio com voz, o corpo
e objetos sonoros;
• percebe com auxilio de estrutura rítmica para expressar-se
corporalmente, por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos;
• expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos,
posturas e da linguagem oral.
Geografia.
• reconhece a importância da moradia;
• explora e identifica objetos que tem casa;
• identifica animais que constroem a própria casa;
• identifica pontos para situar e deslocar-se no espaço;
• participa da construção de painéis referentes a diferentes
lugares;
• tem noção de atitudes perante a preservação e conservação
do meio ambiente.
Ciências.
• valoriza suas conquistas corporais;
• aprecia imagens e faz relação com experiências vividas e
pessoais;
• percebe a importância de conhecer as características do
próprio corpo e asseio corporal para manter uma boa saúde;
• reconhece as fases do desenvolvimento das pessoas;
• importância dos alimentos.
História.
• interessa-se pelo patrimônio cultural de seu grupo social
e em conhecer diferentes formas de expressões culturais;
• reconhece nomes de familiares.
• faz relatos de noticias ouvidas ou histórias vivenciadas;
• participação nas atividades;
• tem idéia formada sobre crenças, valores, religiosidade;
• datas comemorativas e religiosas;
Educação Física.
• vivencia e participa de atividades recreativas,
respeitando total ou parcialmente as regras;
• apropriou-se de habilidades especificas à cultura corporal
tendo um ótimo desenvolvimento psicomotor;
• interage com grupo envolvido agindo na maioria das vezes
de maneira cooperativa;
• ajusta-se parcialmente à normas da escola.
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Como ficou? Como
evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, Equipe Multiprofissional,
Atendentes, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo
professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se?
Lidera? É agressiva?
Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É
capaz de ouvir os outros?
Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pátio?
Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre
combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de
escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os
resolve? Encontra suas próprias respostas?
Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo,
imagem corporal.
Lateralidade. Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido,
lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio
inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira
cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá
nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas,
amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear
talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu
pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais?
Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido,
muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas
imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta
suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a
etapa em que se encontra
(garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou
incompleta da figura humana,
etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa
letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em
que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica,
silábico-alfabéticas, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e
dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa?
Apresenta soluções originais?
Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem
destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e
atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
• Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de
seriação e
classificação.
• Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
• Encontra soluções para resoluções de problemas?
• Reconhece numerais?
• Relaciona número e quantidade?
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de
suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões
afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema
alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que
possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando
gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas
compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar
letras de números, desenhos ou símbolos.
Obs:
Adequar relatório para as atividades das turmas das Oficinas
Profissionalizantes, relatando os trabalhos realizados e as habilidade
desenvolvidas de acordo com Plano de Trabalho Docente.
Alunos de 0 a 3 anos fazer relatório geral, com enfoque nas
áreas do desenvolvimento.
Religião, se contida no PPP ou se não, incorporar na
disciplina de História;
Adaptação: Lides Maria Baldissera - Pedagoga - FEAPAEs/PR
CLICK AQUI PARA ENCONTRAR ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário