Nome do aluno:
Data de Nascimento: 13/09/2002
Série: 3º ANO
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SUGESTÕES DE RELATÓRIO
Ø Aspecto
sócio-emocional
Demonstra ser uma
criança retraída, durante o ano letivo apresentou insegurança a sua
nova turma
nova turma
(resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das
atividades nos
ambientes
de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.
ambientes
de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.
Nos momentos de
realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava
as atividades
as atividades
e participava mediante a intervenção da professora. Apresentou um bom relacionamento
com os
com os
colegas e professores, porém, quando não está tomando seu remédio, tornasse
agressivo
com seus pares.
com seus pares.
A criança
manifesta bons hábitos de higiene e
utiliza expressões de
cortesia.
Ø Aspectos
psicomotores
Apresenta
equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os
movimentos sugeridos
movimentos sugeridos
nos jogos. Não gosta participa
ativamente das brincadeiras propostas, só quando
sente vontade.
sente vontade.
Possui
controle na marcha, postura, pula corda, dança, realizou a atividade de recorte
e
colagem com
colagem com
dificuldade por não ter desenvolvido força de apreensão, tem
equilíbrio, coordenação olho-mão,
joga e
joga e
arremessa bola, lateralidade (direita
e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora,
em pé,
em pé,
sentado,
agachado) orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo,
ensolarado,
nublado,
nublado,
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc.
Esquema corporal: observar condições de equilíbrio motor
aplica conceitos espaciais e
de lateralidade em
de lateralidade em
seu próprio corpo, é capaz de
reproduzir estruturas rítmicas. Coordenação - grafo - manual: observou-se
que o
educando ainda não domina totalmente a qualidade dos traçados com instrumentos
grossos e finos,
fez representação gráfica esquemática e reconhecível.
Ø Aspecto cognitivo (aprendizagem)
Devido O educando faltar frequentemente na escola e
posteriormente nos atendimentos, tivemos que
retomar as atividades
desenvolvidas no primeiro semestre, pois o mesmo regrediu na aprendizagem,
encontrasse no nível pré-silábico. Tem dificuldade em copiar as letras e
palavras; porém, no que diz
respeito à oralidade e narrar acontecimentos do
cotidiano, o mesmo descreve com perfeição, faz
questionamentos a professora do
AEE e quando sentisse a vontade na sala de aula regular, também faz
perguntas. O
aluno quando não toma seu remédio, fica agressivo com seus pares, preferindo
ficar sozinho.
Seus colegas ficam tristes e com receio de chegar perto dele;
xxxx gosta de sua turma e de ficar na
companhia de seus colegas e de sua
professora. Porém, todo o trabalho que foi feito em conjunto com
a professora
do AEE e da sala regular em relação à socialização e alfabetização do educando
sofreram
uma regressão; pois o mesmo falta muito e acaba retrocedendo todo seu
desenvolvimento. Sendo assim,
necessitou da ajuda da professora para realizar a
atividade proposta, pois o mesmo desconheceu grande
parte do alfabeto, manuseou
corretamente o mouse e com orientação levou a letra a figura.
Ainda não
consegue compreender as relações de igualdade e diferença, não reconhece os
absurdos
e capacidades de conclusões lógicas; não compreende os enunciados;
resolução de problemas cotidianos;
resolução de situações problema, compreensão
do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
enunciados, causalidade,
sequência lógica, etc. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias
e secundarias seguindo comando do avaliador; porém, não reconhece as mesmas;
identifica as formas
geométricas, não identifica os números em sua sequência de
1 a 10, quando estão desordenados,
desconhece os mesmos. Relaciona quantidades
ao numeral, não identifica os dias da semana, não tem
noção de tempo e espaço.
Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição.
Ø Trabalho realizado
pela escola referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em
obedecer às normas
estabelecidas para o desenvolvimento das atividades
pedagógicas, e sobre o problema de dicção.
Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a
criança através do desenvolvimento
de atividades que a propicie em momentos de
exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites
e sugeriu que levassem a um especialista para investigar as
causas do problema
de dicção.
Na sala de aula a professora sempre procurou
trabalhar através de conversas sobre a importância
do cumprimento das regras e
limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas.
A criança
tem apresentado melhoras em obedecer às regras estabelecidas na escola. Em
relação à dicção
a criança ainda não iniciou o tratamento que está marcado para
o inicio de 2012, por falta de recursos
financeiros e pelo município não dispor
de fonoaudiólogo no centro de reabilitação, sendo assim, ouve
uma quebra no
tratamento do educando.
Ø Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança
não tem apresentado um ótimo acompanhamento, devido o descaso de seus pais,
ficou
muito tempo sem vir à escola e ao acompanhamento, porque seu remédio
tinha acabado e seus pais
demoraram a procurar o especialista para que o mesmo
fosse submetido a novos exames e ser receitado.
Sendo assim, ouve uma quebra no
desenvolvimento da criança. A família e escola
devem caminhar juntas
para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a
serem seguidas no próximo ano
As dificuldades apresentadas por xxxxx são notórias.
Acredita-se que ao freqüentar a sala de aula regular
e o atendimento
educacional especializado assiduamente, e periodicamente acompanhamento com a
equipe multidisciplinar e de seus pais, exista a oportunidade de um atendimento
mais focado nas
dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os
avanços na conquista de sua autonomia e
aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas
contribuirão no processo de
desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto
este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos
na sala regular como:
Ø Trabalhar as
competências e habilidades que o educando possui;
Ø Manter uma rotina
diária de trabalhos;
Ø As atividades devem
ser explicadas de forma lenta e tranqüila, repetindo quantas vezes forem
necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande
importância no
desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com
deficiência intelectual;
Ø É importante
utilizar o interesse que o educando apresenta por determinados assuntos, temas
e formas
de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e
planejando adequadamente os desafios
propostos aos alunos;
Ø Observar como o
educando reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
Estar atento auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de Trabalho em
duplas ou grupos em sala
de aula;
Ø Cantinhos, (onde o
educando poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria sala
de aula regular, como leitura, escrita, jogos, recorte, pintura, desenho,
etc.);
Ø Propor trabalhos e
atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas:
sociais, de comunicação, cuidados pessoais, autonomia;
Ø Trabalhar partindo
do concreto, visando operar com conceitos, abstrações, hipóteses,
generalizações,
propiciando atividades organizadas para desafiar o pensamento
do educando;
Ø Utilizar diferentes
recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, jogos, etc.
Ø Em atividades de
matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos,
calculadoras,
dados, jogos, etc.;
Ø Dramatizações com
músicas, teatros e leituras;
Ø Adotar
procedimentos pedagógicos visando à descoberta do educando nas situações
problemas;
Ø O educando deve
saber quando respondeu corretamente. Se a resposta estiver incorreta deve-se
dizer
a criança, mas faça com que esteja próxima a resposta correta;
Ø Trabalhar
juntamente com o educando a auto-correção de suas atividades;
Ø Proporcionar maior
espaço de tempo entre as repetições de temas, a acumular experiências num curto
espaço de tempo; Cartazes: calendário, presença, rotina, aniversário, alfabeto,
números, etc.;
Ø Trabalho de campo,
pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o conhecimento e
novas ações.
O educando participará do programa Mais Educação na
modalidade de judô, com o objetivo de trabalhar
a autoconfiança, defesa,
disciplina e que ele possa interagir com seus pares
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