quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

QUESTÕES LEI DE DIRETRIZES E BASES – LDB Nº 9394/96

1) A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996, com critérios e regras comuns. Acerca destas regras, nos níveis fundamental e médio, conforme dispõe o Art. 24, da LDB, assinale a afirmativa correta.
a) A carga horária mínima anual será de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais.
b) Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
c) Na verificação do rendimento escolar observará avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
d) Poderá ocorrer a classificação em qualquer série ou etapa, do ensino fundamental, seja por promoção, para aqueles que cursaram a fase anterior e obtiveram aproveitamento; por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas; ou independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.
2) Em conformidade com a Lei nº 9.394/96 – LDB, o ensino será ministrado com base, dentre outros, nos seguintes princípios:
I – Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
II – Desvalorização do profissional da educação escolar.
III – Gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I e III.
d) Todos os itens.
3) Em consonância com a Lei nº 9.394/96 – LDB, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, EXCETO:
a) Educação Infantil gratuita às crianças de até três anos de idade.
b) Acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
c) Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
d) Atendimento ao educando, em todas as etapas da Educação Básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
4) Segundo a Lei nº 9.394/96 – LDB, analisar os itens abaixo:
I – A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II – A Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
III – Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I e III.
d) Todos os itens.

5) Em conformidade com a Lei nº 9.394/96 – LDB, a Educação Infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I – Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
II – Carga horária mínima anual de 600 horas, distribuída por um mínimo de 100 dias de trabalho educacional.
III – Atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral.
Estão CORRETOS:
a) Somente os itens II e III.
b) Somente os itens I e II.
c) Somente os itens I e III.
d) Todos os itens.

6) De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), NÃO é princípio da Educação Nacional:
(A) Garantia de padrão de qualidade, prioritariamente, nas instituições de ensino privadas e filantrópicas.
(B) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
(C) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
(D) Consideração com a diversidade étnico-racial.
Estude por Vídeos Questões de Concursos do Pedagogia Concursos, clique aqui
7) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB N.º 9.394/1996), ao tratar da composição dos níveis escolares, estabelece que a educação básica compõe-se de
(A) ensino fundamental e ensino médio.
(B) educação infantil e ensino fundamental.
(C) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
(D) ensino médio, educação especial e educação tecnológica.
8) O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96). Acerca da sua organização e estrutura, sabe-se que:
(A) A modalidade da Educação Infantil é a etapa obrigatória da Educação Básica e inclui uma base nacional comum e uma diversificada.
(B) O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e deve preparar o aluno, exclusivamente, para a Educação Superior, apenas em nível subsequente.
(C) A Educação de Jovens e Adultos é um dos níveis da Educação Básica e deve ser ofertada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos na idade própria.
(D) O Ensino Fundamental inicia-se aos 6 (seis) anos de idade e, como etapa obrigatória, tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade de aprender através do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
(E) A estrutura da Educação Básica é formada pelas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
9) 18- A LDB 9394/96, no que tange à organização da Educação Nacional, determina que a União, os Estados e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Considerando as competências de cada ente federado enumere as colunas:
I – Município
II – Estado
III – União
(    ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação
(   ) Ter acesso a todos os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais
(   ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem
(    ) Ofertar a educação infantil e com prioridade o ensino fundamental
(  ) Integrar os órgãos e instituições oficiais do sistema de ensino às políticas e planos educacionais da União e dos estados
A sequência correta é:
A) III, III, II, I, I
B) III, II, II, I, I
C) I, I, II, II, III
D) II, III, I, II, I
E) I, II, II, I, III


10) A Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9394/96 apresenta uma dimensão progressista, especialmente no que diz respeito artigo 58 ao explicitar o conceito de educação especial, como sendo uma modalidade de educação, oferecida:
A) por meio de serviços de apoio com técnicos especialistas na área, apenas em escolas que possuam salas multifuncionais para o atendimento especial
B) a partir do Ensino Fundamental de seis anos de idade em escolas que possuam serviços especializados
C) na escola desde que cada deficiente possua um cuidador ou quando os professores fizerem adesão aos projetos das Secretarias de Educação
D) apenas em escolas regulares que possuam recursos humanos especializados e salas multifuncionais.
E) preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes portadores de necessidades especiais.
11 – A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:
I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;
II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.
III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.
IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.
Considere as afirmativas
enumeradas e assinale a opção correta.
A) I, II e IV.
B) I, III e IV.
C) Apenas II e III.
D) Apenas II e IV.
E) Apenas III e IV.
12 – Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.
A LDB dispõe sobre a possibilidade de ampliação das atribuições de autonomia universitária para as instituições cujos resultados de processos avaliativos desenvolvidos pelo poder público comprovem alta qualificação para o ensino e para a pesquisa.
C) Certo E) Errado
13 – No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.
C) Certo E) Errado
14 – Segundo o documento Progestão, existe a autonomia legal e a autonomia construída. A primeira refere-se à autonomia prevista na LDB (Lei n.º 9.394/96), já a segunda refere-se à autonomia construída na escola. Segundo o mesmo documento, o papel do gestor no processo de elaboração do projeto pedagógico da escola, visando ajudar na construção de sua autonomia, é
A) coordenar o trabalho dos professores na elaboração do projeto pedagógico da escola.
B) coordenar o processo de organização das pessoas no interior da escola, buscando a convergência dos interesses dos vários segmentos e a superação dos conflitos deles decorrentes.
C) coordenar o trabalho de professores, alunos e funcionários administrativos na elaboração do projeto pedagógico da escola, evitando, assim, que interesses particulares se sobreponham aos interesses coletivos.
D) impor as determinações legais aos seus subordinados, para evitar interferência direta dos órgãos centrais.
E) manter pais e responsáveis afastados da elaboração do projeto pedagógico da escola, pois esta é uma atribuição que cabe aos profissionais da educação, pois assim o gestor evita conflitos de interesses.
15 – A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público. Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário
A) desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.
B) aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.
C) desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.
D) estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.
E) programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.


GABARITO:
  1. B
  2. C
  3. A
  4. D
  5. C
  6. A
  7. C
  8. D
  9. A
  10.  E
  11. A
  12. Certo
  13. Certo
  14. B
  15. E
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB − Lei nº 9.394/96), os docentes estão incumbidos de:
  • A.
    participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, garantindo sua adequação às Diretrizes Nacionais Curriculares fixadas na forma da lei.
  • B.
    estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, por meio de projeto aprovado pelo Conselho de Escola.
  • C.
    definir, juntamente com seu pares, o calendário escolar, respeitado o número mínimo de dias letivos e da jornada escolar definidos na lei.
  • D.
    informar o Conselho Tutelar sempre que o direito público subjetivo dos alunos não for respeitado, em especial, os casos de maus tratos.
  • E.
    ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPLAG/SEE Nº 9792, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

MG 24/1/2018
RESOLUÇÃO CONJUNTA SEPLAG/SEE Nº 9792, DE 23 DE JANEIRO DE 2018.

Dispõe sobre a designação de profissionais para o exercício de função pública na Rede Estadual de Educação Básica, da Secretaria de Estado de Educação, sem a apresentação prévia de Exame Admissional de Aptidão emitido pela Superintendência Central de Saúde do Servidor, da SEPLAG.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO e a SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhes confere o inciso III do §1º do art. 93 da Constituição do Estado, os incisos II e XI do art. 177 e inciso VII do art. 211, ambos da Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011, assim como o disposto no Decreto Estadual nº 46.968, de 11 de março de 2016, e considerando:
 - a necessidade de assegurar o direito dos candidatos à designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Educação de se submeterem, em tempo hábil, aos exames admissionais realizados pela Superintendência Central de Saúde do Servidor, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG);
- a retificação da Resolução SEE nº 3.652/2017, alterando o calendário escolar para o ano de 2018 e a consequente necessidade de adequações para a organização do quadro de pessoal das escolas da Rede Estadual de Educação Básica;
 - o limite de capacidade operacional da Superintendência Central de Saúde do Servidor e a necessidade de assegurar que os exames admissionais sejam feitos em tempo hábil e observem a legislação pertinente, em especial o Decreto Estadual nº 46.968, de 11 de março de 2016, RESOLVEM:

Art. 1º - Os candidatos ao exercício de função pública na Rede Estadual de Educação que se afastaram em licença médica para tratamento de saúde por período superior a 15 (quinze) dias, consecutivos ou não, nos 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias anteriores à designação, ficam autorizados a concorrer à chamada inicial de designação online e presencial, nos termos do Anexo I do Comunicado do Cronograma de Designação de 2018 publicado no “MG” de 06/01/2018, apresentando em substituição ao Resultado de Inspeção Médica (RIM) de aptidão, documento que comprove o agendamento da perícia admissional em uma das unidades periciais da Superintendência Central de Saúde do Servidor, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Parágrafo único. Será disponibilizado no sítio eletrônico do Portal do Servidor relatório com informações sobre as pericias admissionais agendadas para janeiro, fevereiro e março de 2018. 

Art. 2º - Fica autorizada a designação de servidor que não tenha apresentado o RIM de aptidão, nos termos do disposto no artigo anterior, em caráter excepcional, por até 60 (sessenta) dias. Parágrafo único.
Não constituirá impedimento para assinatura do Q. I. de designação a não apresentação de comprovante de exame pré- admissional atestando aptidão para a função pleiteada, nos termos da Resolução SEPLAG nº 107/2012 e nº 02/2015.

Art. 3º - O candidato fica obrigado a apresentar o RIM de aptidão para a função pleiteada, emitido pela Perícia Médica no prazo estipulado no art. 2º, para formalizar a continuidade da designação em 2018.
 § 1º - O candidato que for considerado inapto ou não apresentar o RIM dentro do prazo estipulado no art. 2º terá a sua designação anulada.
§ 2º - Eventual recurso interposto contra a decisão pericial não possui efeito suspensivo, nos termos da legislação vigente.

 Art. 4º - O candidato à função pública de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), designado em 16/12/2017, fica obrigado a apresentar o RIM de aptidão até o dia 28 de fevereiro de 2018, para formalizar a continuidade da designação em 2018. Parágrafo único. O candidato que for considerado inapto ou não apresentar o RIM dentro do prazo estipulado no caput terá a sua designação anulada.
Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Belo Horizonte, aos 23 de janeiro de 2018.
MACAÉ MARIA EVARISTOS DOS SANTOS

Secretária de Estado de Educação HELVÉCIO MIRANDA MAGALHÃES JÚNIOR Secretário de Estado de Planejamento e Gestão

sábado, 13 de janeiro de 2018

CRONOGRAMA E LOCAIS PARA O PROCESSAMENTO DAS DESIGNAÇÕES 2018


SRE JUIZ DE FORA


CRONOGRAMA DE DESIGNAÇÃO PRESENCIAL JUIZ DE FORA

PEB  - REGENTES DE AULAS / ENSINO REGULAR

LOCAL: INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

DIA: 02/02/2018 – SEXTA-FEIRA

08:00 – Português

10:00 – Inglês

11:00 – Arte

13:00 – Geografia

14:00 – História

15:00 –Educação Física

DIA: 05/02/2018 – SEGUNDA-FEIRA

08:00 – Matemática

10:00 – Ensino Religioso

11:00 – CiênciaS / Biologia

13:00 – Física

14:00 – Química

15:00 – Sociologia

16:00 – Filosofia

DIA: 06/02/2018 – Terça-feira


08:00 – AEE, Apoio e Intérprete de Libras



SRE UBÁ



SRE POÇOS DE CALDAS




SRE UBERLANDIA
 MUNICÍPIOS JURISDICIONADOS ARAGUARI | ARAPORÃ | CAMPINA VERDE | INDIANÓPOLIS | MONTE ALEGRE DE MINAS|NOVA PONTE |PRATA | TUPACIGUARA | UBERLÂNDIA











CRONOGRAMAS DE DESIGNAÇÃO

Cronograma da Educação Profissional Técnica e Curso Normal em Nível Médio
A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para candidatos à designação para exercício de função pública de Professor de Educação Básica nas escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam Educação Profissional Técnica e Curso Normal em Nível Médio.

Cronograma de Designação Presencial, de acordo com o Anexo IV da Resolução SEE nº 3677/2018
Para o exercício de função pública nas escolas localizadas em Territórios Remanescentes de Quilombo da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado de Educação


Novo Cronograma de Designação Online, de acordo com o comunicado publicado em 06/01/2018.
Professor Regente de Turma, Eventual e Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca, Assistente Técnico de Educação Básica, Especialista em Educação Básica, Educação Especial (APAE - Com exceção da EJA Anos Finais) e Analista Educacional – Inspeção Escolar
.


PARABÉNS AO JUIZ DE SÃO JOÃO DEL REI, CONCORDO COM SUAS PALAVRAS



Dr Hélio Martins recebe um convite para o lançamento do Comitê da Democracia e do direito de Lula ser candidato 2018 e responde à altura:
Exmo. Senhor Deputado Reginaldo Lopes, em que pese o profundo respeito que tenho pela atuação parlamentar de V. Exa., não é hora de lutar para salvar pessoas, mas sim o País, atolado no caos econômico, na recessão, no desemprego, na violência e na vergonha internacional onde agentes políticos e públicos protagonizam o maior caso de corrupção de que se tem notícia na história da humanidade.
Quero, como tantos outros brasileiros com capacidade de discernimento e compreensão, que se faça justiça!!!
Que todos aqueles que se apropriaram de recursos públicos paguem por tão grave crime, além de devolver o que indevida e criminosamente levaram, privando o cidadão de saúde, educação, segurança, infraestrutura dentre outros. Todos, indistintamente, como republicanamente deve ocorrer, sejam do PT, do PMDB, do PSDB ou de qualquer outro partido político devem responder pelos crimes cometidos. Lugar de ladrão é na cadeia!!!
Lula foi processado, julgado e condenado no primeiro processo, sob a égide dos princípios constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa.
Sou juiz de primeira instância, ou de piso, como gostam de dizer. Juiz de carreira, com muito orgulho! Submetido, como em todos os concursos públicos para membros da Magistratura e do Ministério Público, a provas de conhecimento de elevadíssimo nível de dificuldade, além de exames psicológicos, e rigorosa investigação social. Aqui não tem princípio de presunção de inocência não, senhor Deputado. Qualquer “ derrapada” na vida social tira o candidato do certame. Não somos escolhidos por agentes políticos. Somos independentes, como manda a Constituição. A Magistratura e o Ministério Público brasileiro, a que me refiro, merece, pois, absoluto respeito!
Desta forma, falar em “golpe” e envolver o judiciário nesta trama é, no mínimo menosprezar inteligência das pessoas.
Me causa total estranheza ver V. Exa. se referir às “elites” como posto em seu texto. Afinal o PT se aliou às “elites” para alcançar o poder. Foram integrantes da ala da “elite” mais elevada deste país que proporcionaram o desvio de dinheiro público em benéfico não só do partido, mas daqueles que já estão condenados ou sendo processado. Basta verificar as doações para campanhas eleitorais passadas. Então a “elite” que abastece de recursos, é a mesma elite “golpista”? Não há uma gritante incoerência na sua proposição? Não há uma incoerência ideológica por parte daqueles agentes políticos e públicos já condenados ou processados, que pregam distribuição de renda, mas se enriquecem às custas do trabalho alheio das “elites” através do achaque? Este comportamento é moralmente aceitável? Para mim isso tem uma definição: bandidagem!
Me desculpe a franqueza, senhor Deputado, mas Lula, assim como aqueles que já estão condenados e aqueles que estão sendo processados, não estão nem aí para o Estado Democrático! De fato querem poder. Só poder. Poder eterno sobre tudo e todos.
E poder a todo custo é sinônimo de tirania! Basta! Basta! Basta!
Quem conhece realmente história sabe muito bem que os criminosos anistiados do passado, não praticaram ações violentas em nome de democracia, mas para imporem o regime que entendiam ideologicamente adequado. Ditadura! Igualmente ditadura!
Ainda que compreenda seu alinhamento político partidário, senhor Deputado, não se permita, em homenagem à sua história de vida, descer ao nível da excrescência das mentiras deslavadas, como as protagonizadas publicamente pelo ex-presidente Lula, e tantos outros, desprovidos de dignidade e decoro, sustentando o insustentável.
Desejo ao senhor e sua família um Ano Novo abençoado.
Que sua luta seja de fato pelo povo e não por pessoas!

CRONOGRAMA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO



CRONOGRAMA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO









Carta Undime a Macaé Evaristo






segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

PROVAS FURMAC : DIREITOS HUMANOS

2  Para a proteção dos direitos humanos, o instrumento de maior importância no sistema interamericano é a Convenção Americana de Direitos Humanos, também denomina- da Pacto de San José da Costa Rica.
Leia as assertivas abaixo:
I. Foi esse Pacto assinado em San José, na Costa Rica, em 1969, mas somente entrou em vigor somente em 1988, com a promulgação da chamada Constituição Cidadã no Brasil.

II. Apenas Estados-membros da Organização dos Esta- dos Americanos têm o direito de aderir à Convenção Americana, que até março de 2010 contava com 25 Estados-partes.

III. Os Estados-partes da Convenção têm deveres negativos que consistem em não violar os direitos, as medidas necessárias para assegurar o pleno exercício dos direitos humanos internacionais são da competência da ONU.
Marque a opção CORRETA:

         a) Somente a assertiva I é incorreta.
         b) As assertivas I, II e III estão corretas.
         c) As assertivas I, II e III estão incorretas.
         d) Somente a assertiva II está correta.



3 -
A ordem econômica expressa na Constituição Federal tem por fm assegurar a todos existência digna e está fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. Considerando os princípios gerais da atividade econômica constitucional, assinale (V) nas assertivas Verdadeiras e (F) nas Falsas:
(      ) Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País.
(      ) Livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos e ressalvadas quaisquer vedações legais.
(      ) Repressão legal contra o abuso do poder econômico que vise à dominação dos mercados e à eliminação da concorrência.
(      ) Disciplina legal, com base no interesse nacional, para os investimentos de capital estrangeiro e vedados os reinvestimentos no País.
Marque alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo

                a) (V) (F) (V) (F).
                b) (F) (V) (V) (F).
                c) (F) (F) (V) (V).
                d) (F) (F) (F) (V).


4 -
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 10 de dezembro de 1948, objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pes- soa humana. Leia e analise as assertivas abaixo:
I.   A Declaração compreende um conjunto de direitos e faculdades sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual.
II.   Sendo universal, é aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, condicionada à aplicação ao regime político dos territórios nos quais incide.
III. Consolida a afrmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores de cunho universal a serem seguidos pelos Estados.
Marque a opção CORRETA.

            a) Somente as assertivas I e II estão corretas.
            b) Somente as assertivas II e III estão corretas.
            c) Somente as assertivas I e III estão corretas.
            d) Somente a assertiva I está correta.


5 -
Na Constituição de 1988, os direitos sociais foram enumerados no art. 6° e são eles:

            a) A educação, a saúde, a segurança, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
            b) A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
            c) A educação, a saúde, a igualdade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
            d) A educação, a saúde, a propriedade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.


6 -
Analise as seguintes afirmativas, à luz da legislação brasileira: I. A igualdade, a participação na vida política do Estado, a nacionalidade bem como o direito ao pleno emprego e à Previdência Social são considerados direitos de 1ª dimensão pela importância que ocupam na proteção do indivíduo face aos desmandos do Estado. II. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.É CORRETO o que se afirma em:

            a) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
            b) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
            c) As duas afirmativas são verdadeiras.
            d) As duas afirmativas são falsas.

7 -
São cargos acessíveis tanto ao brasileiro nato quanto ao naturalizado, EXCETO:

            a) Senador.
            b) Deputado Federal.
            c) Deputado Estadual.
            d) Ministro do Supremo Tribunal Federal.


8 -
Romeu, brasileiro nato,apaixonou-se por uma bela italiana de nome Julieta. O casal contraiu matrimônio no Brasil,mas constituiu, na Itália, o domicílio conjugal. O casal teve uma filha nascida na Itália.Considerando que Romeu não estava a serviço da República Federativa do Brasil, é CORRETO afirmar que sua filha:

            a) não terá direito à nacionalidade brasileira, já que não nasceu no Brasil.
            b) será brasileira nata, se registrada em repartição brasileira competente.
            c) não terá direito à nacionalidade brasileira, já que seu pai não estava a Serviço da República Federativa do Brasil.
            d) somente terá direito à nacionalidade brasileira se vier a residir no Brasil em qualquer tempo e optar pela nacionalidade brasileira.


Pergunta 2 => Alternativa D
Pergunta 3 => Alternativa A
Pergunta 4 => Alternativa C
Pergunta 5 => Alternativa B
Pergunta 6 => Alternativa A
Pergunta 7 => Alternativa D

Pergunta 8 => Alternativa A