Plano de aula de Geografia
Nome do Professor:
Disciplina: Geografia
Período:
Ano Referência:
Etapa Ensino: Ensino Médio
Ano/Fase/Modulo:
1º Ano Turmas: Turno:
Quantidade de aulas:
8
Conteúdos:
Conteúdo: Brasil – aspectos naturais, humanos e quadro
econômico e político atual – 8 aulas
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
Dominar o conceito de espaço geográfico brasileiro, suas
diferentes formas de delimitação e regionalização no país.
Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômica em escala nacional e estadual.
Metodologia:
Conteúdo: Brasil- aspectos naturais, humanos, quadro
econômico e político atual. 8 aulas
Apresentação no power point( elaborado pelo professor)
sobre os aspectos econômicos das cinco maiores regiões do Brasil: Região Sul,
Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. O professor fará a explicação do conteúdo abordado
sanando as dúvidas dos estudantes, logo após será registrado o resumo do Power point e algumas
questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos
cadernos e a correção das
atividades será oralmente.
Apresentação no power point ( elaborado pelo professor)
sobre os aspectos naturais do Brasil – tipos de climas, vegetações e paisagens brasileiras. O
professor fará a explicação do conteúdo
abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após o professor irá registrar
o resumo do Power point e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo
professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e a correção das atividades será oralmente.
Após os estudantes deverão assistir vídeos do
www.youtube.com denominados de:
Olhar geográfico – aspectos naturais da região nordeste,
Seca no nordeste, fantástico da rede globo-20/01/2013. Em seguida, os
estudantes deverão desenvolver atividades de interpretação dos vídeos
assistidos.
Os estudantes serão divididos em 5 grupos para realizarem pesquisas sobre aspectos políticos ,
econômicos e comidas típicas das regiões estudadas( cada grupo deverá
apresentar 3 slides apenas para a turma). Os estudantes também deverão preparar
dois práticos típicos da região estudada e explicar qual a importância desse
prato ou bebida(sem álcool) para a região. Faremos a socialização das mesmas
em sala de aula com a participação de
todos.
Avaliação de aprendizagem:
O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do
bimestre.
Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala
e a lição de casa serão avaliadas.
O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.
Avaliação do seminário- coerência nos fatos apresentados.
Por Rosiane Fernandes Silva –
Nenhum comentário:
Postar um comentário