domingo, 24 de setembro de 2017

Plano de aula de Geografia: Regiões do Brasil

Plano de aula de Geografia

Nome do Professor:

Disciplina: Geografia

Período: 

Ano Referência:

Etapa Ensino: Ensino Médio

Ano/Fase/Modulo:  1º  Ano              Turmas:               Turno:

Quantidade de aulas:   8                      

Conteúdos:

Conteúdo: Brasil – aspectos naturais, humanos e quadro econômico e político atual – 8 aulas



COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

Dominar o conceito de espaço geográfico brasileiro, suas diferentes formas de delimitação e regionalização no país.

Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômica em escala nacional e estadual.



Metodologia:

Conteúdo: Brasil- aspectos naturais, humanos, quadro econômico e político atual. 8 aulas

Apresentação no power point( elaborado pelo professor) sobre os aspectos econômicos das cinco maiores regiões do Brasil: Região Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. O professor  fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após será  registrado o resumo do Power point e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e  a correção das atividades  será oralmente.

Apresentação no power point ( elaborado pelo professor) sobre os aspectos naturais do Brasil – tipos de climas,  vegetações e paisagens brasileiras. O professor  fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após o professor irá registrar o resumo do Power point e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e  a correção das atividades será oralmente.

Após os estudantes deverão assistir vídeos do www.youtube.com denominados de:

Olhar geográfico – aspectos naturais da região nordeste, Seca no nordeste, fantástico da rede globo-20/01/2013. Em seguida, os estudantes deverão desenvolver atividades de interpretação dos vídeos assistidos.

Os estudantes serão divididos em  5 grupos para realizarem  pesquisas sobre aspectos políticos , econômicos e comidas típicas das regiões estudadas( cada grupo deverá apresentar 3 slides apenas para a turma). Os estudantes também deverão preparar dois práticos típicos da região estudada e explicar qual a importância desse prato ou bebida(sem álcool) para a região. Faremos a socialização das mesmas em  sala de aula com a participação de todos.



Avaliação de aprendizagem:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Avaliação do seminário- coerência nos fatos apresentados.


Por Rosiane Fernandes Silva –

Nenhum comentário: