Dinâmicas para Grandes Grupos:
O tormento de todos os Professores é realizar trabalhos em
grupo dentro da sala de aula e ter de conduzir dinâmicas de grupo quando na
sala de aula há acima de 35 alunos. Para estes casos há dinâmicas de grupo
específicas, pois o objetivo é manter TODO o grupo ocupado, focado na tarefa,
trabalhando, produzindo, aprendendo.
Não são todas dinâmicas de Grupos que servem para trabalhar
grupos grandes, porém a melhor técnica para trabalhar os grandes grupos são as
dinâmicas de grupo.
Situação Exemplo: O Professor precisa trabalhar um Livro EM
sala de aula. O livro contém 10 capítulos, e se fosse pedir para cada aluno ler
o livro em casa para posteriormente ser debatido a leitura, isso levaria, no
pior das hipóteses um bimestre inteiro. Porém com o uso de dinâmicas de grupo
esta atividade poderia ser executada em algumas aulas.
Situação Prática: Em uma sala de 50 alunos o Professor
realiza uma dinâmica para executar a formação de 10 grupos de 5 alunos.
1º. Momento da Dinâmica: Cada qual fica encarregado de ler,
debater, resumir aquele capítulo.
2º. Momento da Dinâmica: Com o resumo em mãos cada grupo vai
escolher uma forma de “ contar” o que há no resumo. O grupo pode escolher criar
um “Rap”, uma dramatização, escolher o formato “Stand Up”, utilizar o recurso
de “ Storytelling”. Nesta etapa o Professor passa de grupo em grupo e auxilia
na re-elaboração e ajustes do resumo de forma que o mesmo reflita com clareza o
conteúdo do capítulo resumido.
3º.Momento da Dinâmica: Alunos entregam os resumos para o
Professor que faz a correção final. Os alunos ensaiam a apresentação para a
classe
4º. Momento da Dinâmica: Na próxima aula o Professor devolve
os resumos e os grupos fazem reescrita transcrevendo a essência do texto com
seus pontos principais. Esta reescrita de todos os grupos é unida em um único
trabalho , copiada e distribuída para os alunos.
Nesta etapa o Professor pode fazer com que cada grupo leia a
sua transcrição para a sala e seja debatido o assunto em conjunto.
5º. Momento da Dinâmica: Os grupos assistem e realizam as
apresentações já com a reescrita de todos em mãos para acompanhamento da
sequência do trabalho já debatido anteriormente.
6º. Momento da Dinâmica: Fechamento. Cada grupo dá sua
opinião de a respeito da fidelidade da apresentação com relação a transcrição
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