CONTEÚDO
- Leitura, escrita e interpretação de poemas;
OBJETIVO
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
- Perceber as especificidades da linguagem poética;
- Exercitar a leitura e a compreensão textual.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
1º – Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do poema.
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
3º – O professor lerá em voz alta o poema da autora Cecília Meireles: Leilão de Jardim! :
LEILÃO DE JARDIM
QUEM ME COMPRA UM JARDIM COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS
NOS NINHOS?
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É MEU LEILÃO!)
4º – Disponibilizar o poema xerocado para ser preenchido com palavras que faltam.
5º Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim.
6º – Apresentar outros poemas.
7º- Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar .
MATERIAL
- Xerox do poema
- Cartaz
- Lápis
- Borracha
- Lápis de cor
- Giz de cera.
AVALIAÇÃO
A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário