Objetivos
Ouvir (ou ler) atentamente poemas, parlendas e quadrinhas.
· Sentir prazer em ouvir ler e falar textos poéticos.
· Escrever textos de acordo com o conhecimento que possuem
sobre a escrita e trocar informações sobre os mesmos com os colegas.
· Conhecer portadores de textos poéticos.
· Expressar-se oralmente com fluência, entonação e ritmo.
· Participar de encontros literários na própria classe e em
outros.
· Diferenciar o texto poético dos demais textos lidos na
sala.
· Desenvolver a sensibilidade com relação ao texto poético.
· Produzir uma fita cassete com poemas recitados.
ETAPAS / ENCAMINHAMENTOS / ORIENTAÇÔES DIDÁTICAS >>
1. Seleção de portadores de poemas para serem lidos para as
crianças
- Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles
- Poemas para brincar – José Paulo Paes
- A Arca de Noé – Vinícius Moraes
- Para Gostar de ler – Cecília Meireles, Henriqueta, Lisboa,
Mário Quintana e Vinícius de Moraes
- A Palavra Mágica – Carlos Drummond
- Classificados poéticos – Roseana Murray
- A TV da Bicharada – Sidônio Muralha
Outros poetas farão parte do cotidiano das crianças durante
o desenvolvimento da seqüência didática como: Castro Alves, Fernando Pessoa,
Camões, Álvares de Azevedo, Olavo Bilac e Paulo Leminsk.
Os poemas serão apresentados de forma significativa por meio
de brincadeiras e jogos. Os jogos de palavras memorizados e repetidos,
possibilitam às crianças atentarem à forma, aos aspectos sonoros da linguagem.
As crianças de 5 anos, ainda não sabem ler convencionalmente
mas podem fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não
possam decifrar tudo que ouvem.
Diferentes formas serão pensadas para despertar o desejo e a
paixão pela poesia:
· Leitura diária de um poema feita pelo professor,
coordenador ou outros adultos da escola, levando em conta os procedimentos adequados para um leitor de
poemas. O professor deve ser um bom modelo para os seus alunos visando a formação de leitores
autônomos. Esta prática deverá ser realizada simplesmente pelo prazer. Prazer de recitar e prazer de ouvir. A
criança deve ter muito claro qual o propósito da leitura escutada e falada.
· Será organizado na sala um canto de poesia com o objetivo
de possibilitar a criança o contato com livros de poemas, apreciando sua estrutura e suas
ilustrações e buscando a “leitura” dos poemas que conhecem de memória, de forma prazerosa e aqueles que
gostariam que fossem lidos pelo professor.
“Quando o professor realiza com freqüência leituras de um
mesmo gênero está propiciando às crianças oportunidades para que conheçam as
características próprias de cada gênero.”
O professor, além de ler para as crianças, pode organizar
situações de leitura para que elas próprias leiam:
· Situações em que as crianças estabelecem uma relação entre
o que é falado e o que está escrito (embora não saibam ler convencionalmente). Nessas
atividades de “leitura”, as crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas
palavras. Os poemas são bastante adequados para esta prática por permitir que a criança atribua significados
a escrita levando-a a refletir e aprender e também por focalizar a sonoridade da linguagem (ritmos, rimos,
repetições), permitindo localizar o que o texto diz em cada verso.
· Organizar momentos de leitura livre nos quais o professor
também leia para si.
· Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o
contato com os livros, de forma a que possam manuseá- los, por exemplo, nos momentos de atividades
diversificadas.
· Leitura compartilhada de poemas, parlendas e quadrinhas
com cópias para as crianças.
· Regularmente, enviar para casa um poema para ser apreciado
junto com os familiares.
· Leitura para identificar palavras trocadas num poema
conhecido.
· Possibilitar a leitura para memorização de um poema para
ser comunicado a um auditório.
· Leitura de poemas trazidos pelas crianças.
“Para atuar como leitores, é preciso que os alunos façam
parte de um comunidade de leitores na qual se recorra cotidianamente aos textos
para viver juntos a emoção suscitada por um poema. Estejam envolvidos em
situações que lhes habilitem progressivamente para detectar as
intenções-explícitas ou implícitas-apresentadas nos textos que lêem ... ‘entra’
nos textos que revelam outras idéias e outros mundos possíveis, serem sensíveis
à beleza e a força da expressão literária, apreciar a qualidade estética das
obras que lêem ...”
(Délia Lerner)
2. Rodas de recitação coletivas:
3. Participação em encontros literários:
Preparar em casa, uma declamação para apresentar em
encontros literários na própria sala ou em outras.
4. Escrever poemas conhecidos (poeta escolhido):
Nesta proposta de escrita, o professor deve garantir que
todos conheçam o texto a ser escrito, assim como os motivos dessa produção que
pode ser um portfólio coletivo ou um mural de poemas.
5. Escrever poemas, parlendas e quadrinhas de autoria:
6. Caracterização de poema.
*Chamar atenção para aspectos que caracterizam um poema e o
diferenciam de outros textos: estrutura, (versos e estrofes), expressões
próprias do texto literário, dos poemas em particular (rimas, musicalidade e
ritmo).
7. Elaboração de uma fita cassete com poemas recitados pelos
alunos.
A gravação da fita acontecerá no final do estudo quando as
crianças já se apropriaram de alguns aspectos específicos da estrutura de um
poema, de estratégias de leitura de poema.
A referida gravação será apresentada para a turma para ser
realizado uma auto-avaliação. Num momento posterior será mostrada as crianças
de outras classes.
O trabalho será avaliado durante o seu desenvolvimento por
meio de produções escritas, encontros literários etc.
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