sábado, 12 de agosto de 2017

EMOTIONS

Galera vamos APRENDER O SIGNIFICADO DOS SIMBOLOS ANTES DE SAIR MANDANDO POR AI.
Olha q interessante: Eu achava que 🙏 era uma maozinha orando ....
Uma empresa lançou os significados dos Emoticons do WhatsApp:
😘 = Beijo de despedida
😚 = Beijo de amigo
😗 = Assovio
😙 = Beijo com carinho
😜 = Sarcasmo.
😝 = Trolando
😛 = Dando lingua
😄 = Feliz
😃 = Super Feliz
😀 = Piada sem graça
😊 = Ok Irônico
 = Envergonhado (Elogios por exemplo)
😉 = Entendido
😍 = Apaixonado
😳 = Envergonhado (Mico, algo constrangedor por exemplo)
😁 = Ops (fez algo errado por exemplo)
😔 = Triste
😌 = Aaaah é? (alguem que não te ouviu )
😒 = Incomodado
😞 = Baixa auto-estima
😣 = Com dor
😢 = Decepcionado
😂 = Morrendo de rir
😭 = Chorando
😪 = Gripado ou lamentando algo
😥 = Preocupado
😰 = Super preocupado
😅 = Aliviado
😓 = Cansado
😩 = Não conseguiu o que queria
😫 = Conseguiu o que queria de uma forma desagradável
😨 = Chocado
😱 = Difícil de acreditar
😠 = Com raiva
😡 = Com muita raiva
😤 = Ouvindo chatices
😖 = Passando mal
😆 = Alguém falou algo idiota que te fez rir
😋 = Provou algo delicioso
😷 = Doença transmissível
😎 = De boa
😴 = Com sono
😵 = Morreu de susto (expressão)
😲 = Morreu por algo inacreditável (expressão)
😟 = Com medo
😦 = Não acredita que aquela pessoa fez ou falou isso
😧 = Não acredita que aquela pessoa que você gosta fez ou falou isso
😈 = Mente malvada
👿 = Com ódio
😮 = Não diga (não tem certeza se aquilo aconteceu
😬 = Emoji de aparelho
😐 = Sem palavras
😕 = Chateado
😯 = Não acredita no que está vendo
😶 = Vou ficar calado para não falar merda
😇 = Mente do bem
😏 = Ai para (alguem te falou algo excitante)
😑 = Ciumes
👀 = Tô de olho
👄 = Algo está te dando prazer
🙌 = Até que enfim
🙏 = Highfive (Não é orando como todos pensam, é uma highfive, como se dois amigos tivessem batido as mãos)
💓 = Coração vazio
💋 = Sentindo-se sexy
📡 = Radar que achou algo estranho !

PROJETO SEI NÃO, SÓ SEI QUE ME CONTARAM ASSIM

Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” _ Causos_


Justificativa

Agora neste segundo semestre, percebi a dificuldade que os alunos têm com relação à língua escrita: alguns não escrevem convencionalmente e outros apresentam muitos problemas de ortografia e entendimento de texto.Mas o mais grave de todos os problemas é o fato de que vários alunos não gostam de ler.Um bom trabalho de linguagem seria importante para despertar o hábito da leitura nos alunos.
Pensei num tipo de texto que pudesse ajudar os alunos a reconhecer as diferenças entre linguagem oral e linguagem escrita, dando oportunidades de apreciar as narrativas contadas e lidas. Um repertório de causos pareceu-me apropriado para este momento por ser mês do folclore e muito apropriado para esta época. Trata-se de narrativas populares, que pertencem a tradição oral, narradas em 1ª pessoa e que contam algo que o narrador quer fazer passar por verdade.
Lendo e pesquisando causos, ouvindo outros trazidos pelos funcionários e seus familiares, e comparando com outros contos de tradição oral, de temática semelhante aos causos, os alunos terão condições de montar um pequeno livresco sobre causos do passado e do presente, resgatando parte da cultura como elemento integrador da comunidade que tem sido esquecida pela humanidade e que é um elemento constituinte da identidade nacional..


O que se espera que os alunos aprendam? Objetivos Específicos:

_Ler e atribuir sentido aos causos.
-Distinguir causos de outras narrativas que conhecem.
_Distinguir linguagem oral de linguagem escrita.
_ Contar causos.
_ Registrar causos por escrito.
_Planejar e executar tarefas em grupo.
_ Valorizar os saberes dos mais velhos e de outras pessoas da comunidade.
_ Gostar de ler e ouvir estórias.
_ Usar o computador e livros como ferramentas de pesquisa.


O que o professor deve garantir no Projeto:
_ Ler e estudar causos durante todo o projeto para ampliar o repertório do grupo.
- Promover momentos em que os alunos contam causos para que possam se envolver com o texto oral, reconhecer e usar características desse tipo de narrativa.
_ Garantir que todos os alunos tenham um livro ou uma cópia dos contos tradicionais para que possam ensaiar estratégias que auxiliem a compreensão da leitura.
_ Promover o uso do dicionário para que ampliem o vocabulário e compreendem melhor o significado do texto.
_ Combinar com os alunos momentos de contar histórias para que possam compreender a importância e a necessidade do preparo para se ler em voz alta.
_ Propor questões que façam os alunos pensarem sobre este tipo de texto, dando a eles mais elementos para compreender e distinguir as características da linguagem oral e da linguagem escrita.

tapas previstas: Metodologia
_Conversar com os alunos sobre a idéia de montar um livresco com contos populares e causos para doá-los às outras crianças.
_ Contar causos para os alunos e observar se eles percebem as características principais desse texto, se conhecem histórias desse tipo, contadas pelos pais, avós, amigos, trazidas de outras regiões. Pedir que contem alguns casos e ou escrevem um causo conhecido ou inventado.
- Dividir a classe em quatro grupos; dois grupos lerão com o propósito de contar oralmente o que leram .Os outros dois farão uma leitura do texto impresso em voz alta.Discutir e compreender as diferenças entre ler e contar.
Dividir a classe em quatro grupos para as seguintes tarefas:
- Pesquisa de causos com funcionários da escola e com as famílias. Saber como esses causos surgiram.
_ Digitação de causos recebidos por meio da pesquisa para a construção de um acervo.
_Confecção de mural com cartazes e informações sobre o projeto.
- Seleção de estórias que serão dramatizadas e planejamento da divisão de papéis e efeitos sonoros.
_ Promover uma tarde de causos para que todos os parceiros que participam, de perto ou à distância, possam trocar causos.Essa atividade coloca em jogo tudo o que os alunos sabem sobre o que foi estudado.
_ Estruturar os textos com ilustração com intuito de montar um livro.


Avaliação
Acompanhamento das produções, escrita e reescrita dos causos da linguagem oral para a linguagem escrita na forma padrão.

Bibliografia
Alexandre e outros heróis, Graciliano Ramos, Record.
Casos de minas, Olavo Romano, Paz e terra.
Contos de assombração, àtica.
Contos tradicionais do Brasil, Câmara Cascudo, Ediouro

MUSICA EM SALA



A MÚSICA EM SALA DE AULA


A arte possui um alto valor de exposição da realidade, julgamos que a música seja um ótimo instrumento pedagógico e um excelente recurso para reflexão crítica e percepção dos fenômenos sociais, sendo, além disso, um tipo de manifestação artística que desperta a sensibilidade, a imaginação, facilitando no aprendizado, n

a transmissão de ideais e nas interpretações sobre realidade.

O TRABALHO QUE REALIZAMOS TEM COMO OBJETIVOS:

usar a música associada à sociologia e filosofia, como estratégia para reflexão sobre a realidade; 
Despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões da sua própria realidade, acreditando no grau de penetração que as mensagens das músicas exercem nos indivíduos; 
Possibilitar aos participantes do projeto o acesso a diversos estilos musicais, para que a partir daí, construam seus gostos não mais absorvendo apenas o que a indústria cultural lhes impõe como padrão.


A METODOLOGIA UTILIZADA:

Consiste basicamente na escuta ativa de músicas na aula, seguida de momentos para a reflexão a respeito dos temas que a música expõe e sobre os sentimentos por ela despertados nos alunos. 
Leitura de textos acompanhada de debates, perguntas, questionamentos, inferências às concepções de verdade e falsidade relacionadas à realidade contemporânea, reconhecimento do processo de desenvolvimento racional e cognitivo na história da
humanidade e dos saberes por ele desenvolvido.

RECURSOS:
• Espaço físico (sala de aula), 
• Data Show, 
• Notebook, 
• Pen Driver, 

• Fotografias, 
• Cola para papel, papel sulfite, 
• TNT, 
• Pincéis atômico, canetinha, giz de cera, 
• Pistola para cola quente com bastão, 

AVALIAÇÃO:

Por meio da participação, interesse e envolvimento dos educandos em trabalhos, debates, como também, das correções das atividades extraclasse.

COMO RESULTADOS ESPERADOS TEMOS:

A melhoria do nível de aprendizado dos alunos em outras disciplinas, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo mediatizado pelas atividades com a música e o despertamento de um senso crítico mais aguçado. A música é um instrumento importante no processo de aprendizado dos alunos, melhorando o desempenho dos indivíduos, facilitando a criação de uma reflexão crítica a respeito da realidade.


BIBLIOGRAFIA:
ISSEVH.ProgramaSathya Sai de Educação em Valores Humanos para Adultos.São Paulo.Instituto Sri Sathuya, 2001.

CONSUMO CONSCIENTE

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE
OBJETIVO GERAL




•Despertar nos alunos da Escola Estadual Marlene Marques de Barros juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas; 
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável; 
• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural; 
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida; 
JUSTIFICATIVA

Desenvolver trabalhos que envolva a conscientização dos alunos quanto ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula pelos alunos. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha. Pensamos então na temática "consumo consciente.

METODOLOGIA

O encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos serão questionados pelos professores sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Os professores levarão os alunos a uma reflexão sobre suas atitudes em sala e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo. Fazer um cronograma de agendamento das aulas a serem desenvolvidas com aparatos tecnológicos. Realizar atividades como: gincanas, pesquisas e aulas de campo e exposições de fotos e cartazes dos trabalhos desenvolvidos.

AVALIAÇÃO

O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio do desempenho que tiverem na avaliação escrita e em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos.


RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia elétrica, etc. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade 

Plano de aula: Poema Leilão de Jardim



CONTEÚDO

  • Leitura, escrita e interpretação de poemas;

OBJETIVO

  • Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poema);
  • Perceber as especificidades da linguagem poética;
  • Exercitar a leitura e a compreensão textual.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

1º – Comece a atividade explicando aos alunos sobre o tema da aula. E em seguida comece a fazer levantando dos conhecimentos prévios acerca do poema.
2º- Explique aos alunos o que é poema, sua função social e suas  características (elementos que compõem o poema; linguagem, etc);
3º – O professor lerá em voz alta o poema da autora Cecília Meireles: Leilão de Jardim! :

LEILÃO DE JARDIM

QUEM ME COMPRA UM JARDIM  COM FLORES?
BORBOLETAS DE MUITAS CORES,
LAVADEIRAS E PASSARINHOS,
OVOS VERDES E AZUIS
NOS NINHOS?
QUEM ME COMPRA ESTE CARACOL?
QUEM ME COMPRA UM RAIO DE SOL?
UM LAGARTO ENTRE O MURO E A HERA,
UMA ESTÁTUA DA PRIMAVERA?
QUEM ME COMPRA ESTE FORMIGUEIRO?
E ESTE SAPO, QUE É JARDINEIRO?
E A CIGARRA E A SUA CANÇÃO?
E O GRILINHO DENTRO DO CHÃO?
(ESTE É MEU LEILÃO!)

4º – Disponibilizar o poema xerocado para ser preenchido com palavras que faltam.
5º Fazer, coletivamente, uma lista de flores e animais que encontramos em um jardim.
6º – Apresentar outros poemas.
7º- Produzir um poema coletivamente em cartaz, ilustrar e pintar .


MATERIAL

  • Xerox do poema
  • Cartaz
  • Lápis
  • Borracha
  • Lápis de cor
  • Giz de cera.

AVALIAÇÃO

A avaliação, processual e contínua, deverá ser realizada em todas as etapas das atividades envolvendo a observação, participação, realização de atividades e interesse dos alunos.