Plano de Trabalho
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Oficina: Conservação do solo
e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou Jardinagem escolar .
Tempo Integral 2017
‘’E.E Belchior de Faria’’
Justificativa
Compreender e promover mudanças
de valores, hábitos e mudanças de atitudes com plantio da horta e por meio da
educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e de
todo comunidade escolar. Conhecer o meio ambiente em que nos vivemos e fazendo
com que, desenvolvam um vínculo positivo
com a natureza, fazendo da escola, do lar um exemplo destas mudanças.
Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se
deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores
de todas as disciplinas, discentes, funcionários em geral e também a
comunidade.
Objetivo
O projeto tem por
objetivo continuar implantando a horta
na escola, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação
Ambiental, além de trazer melhor qualidade à alimentação servida na escola,
oferecer um laboratório natural aos alunos. Promovendo uma mobilização social
com a finalidade de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância
de plantar e cuidar, para disponibilizar uma melhoria na alimentação da
população em geral e, principalmente, das comunidades mais carentes.
Incentivando os alunos a permanecerem no campo e agregar valor nos lotes que
residem, além de intervir na cultura alimentar dos alunos.
Metodologia
O processo de
transformação do espaço será planejado e construído participativamente com os alunos.
Além das atividades práticas de plantio, outras atividades relacionadas também
serão executadas, como a montagem de uma composteira para utilização na
adubação orgânica da horta, o estudo e a avaliação das características do solo
na área utilizada e a utilização de práticas de manejo da sanidade vegetal com
base em princípios de agricultura orgânica.
Este espaço –
verdadeiro laboratório vivo - servirá ainda para o desenvolvimento de aulas das
mais diversas áreas do conhecimento escolar, sobretudo nas discussões sobre
educação ambiental, ecológica e alimentar.
Sugestões
de algumas atividades
Manutenção do jardim e
horta para produção de alimentos, plantas medicinais, fibras e bioenergia por
meio de um sistema que una coleta seletiva e triagem de lixo; compostagem;
minhocário; sistemas de captação, tratamento e reaproveitamento de águas;
energias renováveis; bioconstrução; produção de alimentos;
Alunos juntamente com
professores, ficarão responsáveis pelo manejo da horta:
· Irrigação
diariamente observando o melhor horário para sua efetivação;
· Retirada de
plantas invasoras;
· Observação do
aparecimento de pragas;
· Afofar a terra
próxima ás mudas;
· Completar nível
de terra em plantas descobertas;
Avaliação:
Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação,
interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas.
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Professora: Danielle Santana Arantes
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