CARÁTER
Você é um jovem de caráter?
Já percebeu como as pessoas de caráter são estimadas,
valorizadas e servem de modelo para a nossa conduta?
Noutras ocasiões, talvez, tenha ouvido comentar
“Ele é um mau caráter”.
Pessoas de mau caráter causam muitos problemas para si
mesmas e para os outros. Ninguém gosta de conviver com pessoas
assim.
Mas o que vem a ser caráter?
Caráter é uma marca que distingue uma pessoa de outra, pelo
seu modo de ser, de sentir e de agir. Uma pessoa de caráter
possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se
orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis.
É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja
de acordo com eles. Porque aquele que muda de idéias e opiniões,
conforme as circunstâncias, na sociedade e com os amigos,
demonstram ter um caráter fraco. Parece um barco sem rumo ou
uma Maria-vai-com-as-outras.
Um bom caráter não surge por acaso. É fruto de uma conquista
diária, de um trabalho contínuo e de uma vontade firme. É obra
pessoal de cada um de nós.
Para a formação de um bom caráter, concorre uma boa
educação familiar, religiosa e escolar. Também têm grande
influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos,
as leituras formativas e o convívio com a sociedade.
A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar. Já a
de caráter escolhe um ideal e luta por ele para se realizar na vida.
Atividades – Responda.
1) Que é caráter?
2) Que qualidades possui uma pessoa de caráter?
3) Como agem as pessoas de caráter fraco?
4) Um bom caráter surge por acaso?
5) O que concorre para a formação de um bom caráter?
VIRTUDE – CAMINHO CERTO NA VIDA
O ser humano, para ser feliz, deve procurar aperfeiçoar-se,
realizar-se. Porém, essa realização só é possível, mediante o
aprimoramento do caráter e a prática das virtudes.
VIRTUDE – é um hábito bom, uma disposição permanente da
vontade para o bem.
HÁBITO – São atos repetidos tantas vezes que o se tornam
costume.
Se o hábito for bom, chamamos de virtude, se for mau
dizemos que é um vício.
Há vários tipos de virtudes: religiosas, morais e cívicas.
VIRTUDES:
FORTALEZA – É uma força interior que nos dá disposição e
vontade de sempre agir, corretamente, mesmo diante das dificuldades.
PRUDÊNCIA – Virtude que nos leva a escolher a melhor
solução para cada situação da vida e a controlar os próprios atos
para evitar conseqüências desagradáveis.
TEMPERANÇA – É ser moderado nos próprios atos
(comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.
JUSTIÇA – É uma virtude que consiste em dar a cada um
o que lhe pertence, como: direitos, objetos,respeito, obediência,
amor, compreensão...
SINCERIDADE – Virtude que nos leva a dizer o que
realmente pensamos e sentimos.
TOLERÂNCIA – Esta virtude nos ensina a conviver bem
com as pessoas, apesar de seus defeitos e idéias contrárias às
nossas. Ninguém é perfeito, neste mundo.
CIVISMO – Leva o cidadão a cumprir seus deveres para a
pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a ter
espírito democrático, a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso
da nação.
OBEDIÊNCIA – Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom
grado, ordens, normas, leis... e a respeitar as autoridades.
HUMILDADE – É reconhecer os próprios limites.
Para refletir e responder.
1) O que é preciso para ser feliz?
2) O que é virtude?
3) Quais as vantagens das virtudes?
TEXTO: O REI E A FÉ
Certa vez, um rei foi caçar com seu súdito que tinha muita
fé e um imenso amor por seu Deus.
Este súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso
e tudo o que ele fazia era correto.
Durante a caçada, foram surpreendidos por um animal feroz,
que atacou o rei. O rei logo gritou ao súdito que pedisse ao
seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que
a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo. O
rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na
masmorra. Novamente o rei foi caçar, perdendo-se na mata e
deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para
devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo,
perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo.
Então, soltaram-no e, ao chegar no palácio, foi logo soltando
o súdito que, muito feliz repetiu como sempre: - Meu Deus é
maravilhoso e tudo o que ele faz é correto.
- Se o seu Deus é tão maravilhoso e correto, porque ele permitiu
que eu o prendesse?
- Meu rei, se eu não estivesse preso, eu estaria com o senhor na
caçada e, como eu tenho o corpo perfeito, quem os
canibais devorariam?
Adaptado do Texto O Rei e a fé.
REFLEXÃO
1) Quem neste texto vivencia sua fé?
2) Na sua opinião, em que momento o rei valorizou a fé do seu súdito?
3) Na sua opinião pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado? Que situação é essa?
4) O que o rei entendeu como manifestação do sagrado pode ser explicado de outra forma? Qual?
5) Em que momentos você pensa num ser superior?
MANDAMENTOS CONTRA O USO DO CHICLETE
Objetivo – Propiciar uma reflexão com os alunos, para que evitem, o uso de
chicletes em ambientes não inconvenientes, como a escola, igreja, por exemplo.
1º - Causa mau hálito – entorta dentes (sorte do ortodentista);
2º - Provoca salivação excessiva e, quando falar, seu interlocutor receberá
uma chuva de micropartículas de saliva contendo milhões de micróbios que
podem transmitir herpes, gripes.
3º - Provoca ulceração nas paredes intestinais, pois o material é
extremamente grudento e, ao grudar provoca mil cortes que provoca
irritação com o suco gástrico e, com o tempo graves úlceras, além de azia.
4º - Causa cáries, pois contêm alta concentração de adoçantes
químicos que corroem a dentina, além de mau-hálito (halitose).
5º - O chiclete é um subproduto de sobras industriais – restos de plásticos,
borracha, raspa de couro, óleo de baleia, diluídos em soda e
misturados posteriormente, com corantes, acidulantes, estabilizantes,
flavonizantes, umectantes e conservantes (alguns corantes com
agentes cancerígenos).
6º - Mastigar chiclete é falta de educação, pois se fica com a boca aberta e
há uma amostra explícita de língua, boca, palato, além da borrifação
salivar microbiana.
7º- Em ambiente sempre úmido e variação de ambiente aumenta a
proliferação de micróbios, bactérias, engole-se pó de giz, poeira, fumaça
e outros agentes poluidores.
8º - Poluição ambiental – gruda no piso, na roupa, debaixo das
cadeiras, das carteiras, no cesto de lixo que se tornam ambientes
favoráveis ao desenvolvimento de doenças. E, o pior, se jogado ao
chão, na natureza, até os bisnetos (3ª geração), saberão que fomos os
poluidores, pois para degradar-se o chiclete demora até 100 anos.
9º - Provoca flacidez muscular (o maxilar superior trabalha muito,
interferindo na mastigação, na correta dicção, provoca ranger de dentes
e morder a língua, além de alterar a posição correta da arcada dentária).
10º - A flacidez do maxilar inferior dificultará o fechamento da boca, o que
acarretará roncar bem mais cedo, além de contraírem doenças respiratórias,
mais cedo como o hábito de respirar pela boca.
MENSAGEM PARA REFLEXÃO:
Objetivo – Fazer com que os alunos, antes de criticar o seu
colega na turma, vendo seus defeitos, primeiramente
faça uma análise de sua vida e veja primeiro as suas falhas,
pois o próprio Jesus nos diz “Tire primeiro a trave quem
tem em seu olho, antes de ver o cisco que tem no olho
do teu próximo”.
Um casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranqüilo.
Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam
café, a mulher reparou em sua vizinha que pendurava lençóis no
varal e comentou com o marido:
- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando
de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade com ela perguntaria
se quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido observou calado. Três dias depois, também durante o
café da manhã, a vizinha pendurou lençóis no varal, e novamente a mulher comentou com o marido:
Nossa vizinha continua colocando os lençóis sujos! Se eu
tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine
a lavar roupas!
E assim, a cada três dias, a mulher repetia o seu discurso
enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passando um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis
brancos, sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:
- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra
vizinha emprestou sabão?
- O marido calmamente respondeu:
- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa
janela!
E assim é. Tudo depende da janela, através da qual
observamos os fatos. Antes de criticar os outros, verifique se
você faz alguma coisa para contribuir, verifique seus próprios
defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa
janela.
Atividades
A- Fazer uma auto-avaliação de sua vida, o modo como você age para
com os outros.
1. Como você está sendo como pessoa?
2. Como amigo?
3. Como vizinho?
4. Como Filho?
5. Como aluno?
6. Como cidadão?
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