INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: AYRTON SENNA – 8º ANO
escrito por Denyse Lage Fonseca
Atividade de interpretação, destinada aos alunos do oitavo ano, sobre o texto Ayrton Senna.
Vamos conhecer mais sobre a trajetória desse grande piloto de Fórmula 1? Após a]
leitura do texto, responda às variadas questões que vão permitir o aprimoramento
de suas habilidades de interpretação!
Ayrton Senna
Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar e já era muito determinado. Quando tinha
Ayrton Senna
Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar e já era muito determinado. Quando tinha
quatro anos, ganhou de seu pai o primeiro kart, o 007. Logo, Ayrton estava se dedicando
de corpo e alma a essa modalidade. Sem esquecer os estudos, é claro.
Um dia, no kartódromo de Interlagos, o jovem Ayrton Senna viu um carro de Fórmula 1
Um dia, no kartódromo de Interlagos, o jovem Ayrton Senna viu um carro de Fórmula 1
e ficou impressionado. Naquele momento, ele percebeu que dentro dele nascia um sonho:
ser piloto de Fórmula 1.
Para realizar esse sonho, não bastava pilotar bem. Era preciso algo mais: determinação,
Para realizar esse sonho, não bastava pilotar bem. Era preciso algo mais: determinação,
disciplina, dedicação. Foi assim que ele conseguiu derrotar a chuva. Uma vez, Ayrton
Senna estava vencendo uma prova de kart quando começou a chover. Foi quando ele
perdeu posições até sair da corrida.
Ele não se deixou abater pela derrota. E decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho. Treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer. Treinou tanto que
Ele não se deixou abater pela derrota. E decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho. Treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer. Treinou tanto que
alcançou a perfeição em pistas molhadas. Venceu várias corridas debaixo de muita água.
Passou a ser conhecido como o Rei da Chuva. Com essa garra, Ayrton Senna foi
campeão em todas as categorias que disputou.
Ayrton Senna não se contentava apenas em competir. Ele queria ser campeão do mundo.
Ayrton Senna não se contentava apenas em competir. Ele queria ser campeão do mundo.
Para isso, teve de se superar, fazer o que parecia impossível. Como, por exemplo,
no Grande Prêmio do Japão, 1988. Quando foi dada a largada, todos os carros dispararam.
Menos um: o de Ayrton Senna, que era o pole-position. O carro ficou parado na pista,
com o motor apagado! Ayrton Senna tentava fazê-lo pegar, sem sucesso.
Até que, na última tentativa possível, o motor funcionou! Por causa desse problema,
Até que, na última tentativa possível, o motor funcionou! Por causa desse problema,
Senna caiu do 1º para o 14º lugar. Então começou a fazer o que parecia impossível.
Foi ultrapassando todos os outros carros, de todas as maneiras imagináveis. E, na 27ª volta,
Senna conquistou o 1º lugar! Faltando duas voltas para o final Senna comemorava dentro
do cockpit. Essa vitória entrou para a história da Fórmula 1. E deu o primeiro título mundial
ao piloto brasileiro! […]
Disponível em: <http://institutoayrtonsenna.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade de quem escreveu o texto acima:
R.
Questão 2 – O sonho de ser piloto de Fórmula 1 nasceu em Ayrton Senna quando ele:
a) “[…] adorava pilotar e já era muito determinado.”
b) “[…] ganhou de seu pai o primeiro kart, o 007.”
c) “[…] estava se dedicando de corpo e alma a essa modalidade.”
d) “[…] viu um carro de Fórmula 1 […]”
Questão 3 – Ayrton Senna passou a ser conhecido como “o Rei da Chuva” porque ele:
a) “[…] decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho.”
b) “treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer.”
c) “treinou tanto que alcançou a perfeição em pistas molhadas.”
d) “venceu várias corridas debaixo de muita água.”
Questão 4 – Segundo o texto, qual era o objetivo de Ayrton Senna?
R.
Questão 5 – Ayrton Senna atingiu o seu objetivo?
R.
Questão 6 – Na frase “Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar […]”, o verbo
Disponível em: <http://institutoayrtonsenna.org.br>.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade de quem escreveu o texto acima:
R.
Questão 2 – O sonho de ser piloto de Fórmula 1 nasceu em Ayrton Senna quando ele:
a) “[…] adorava pilotar e já era muito determinado.”
b) “[…] ganhou de seu pai o primeiro kart, o 007.”
c) “[…] estava se dedicando de corpo e alma a essa modalidade.”
d) “[…] viu um carro de Fórmula 1 […]”
Questão 3 – Ayrton Senna passou a ser conhecido como “o Rei da Chuva” porque ele:
a) “[…] decidiu que a chuva nunca mais atrapalharia seu desempenho.”
b) “treinava horas e horas, debaixo de chuva, até anoitecer.”
c) “treinou tanto que alcançou a perfeição em pistas molhadas.”
d) “venceu várias corridas debaixo de muita água.”
Questão 4 – Segundo o texto, qual era o objetivo de Ayrton Senna?
R.
Questão 5 – Ayrton Senna atingiu o seu objetivo?
R.
Questão 6 – Na frase “Desde criança, Ayrton Senna adorava pilotar […]”, o verbo
em destaque indica um fato:
a) previsível na vida de Senna.
b) contínuo na vida de Senna.
c) hipotético na vida de Senna.
d) concluído na vida de Senna.
Questão 7 – No trecho “Para isso, teve de se superar, fazer o que parecia impossível.”
a) previsível na vida de Senna.
b) contínuo na vida de Senna.
c) hipotético na vida de Senna.
d) concluído na vida de Senna.
Questão 7 – No trecho “Para isso, teve de se superar, fazer o que parecia impossível.”
, a expressão grifada exprime:
a) um desejo
b) uma necessidade
c) um conselho
d) uma ordem
Questão 8 – Kart, pole-position, cockpit aparecem em itálico no texto porque:
a) são palavras estrangeiras.
b) são palavras pouco conhecidas.
c) são as principais palavras do texto.
d) são palavras relativas a uma modalidade esportiva.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
a) um desejo
b) uma necessidade
c) um conselho
d) uma ordem
Questão 8 – Kart, pole-position, cockpit aparecem em itálico no texto porque:
a) são palavras estrangeiras.
b) são palavras pouco conhecidas.
c) são as principais palavras do texto.
d) são palavras relativas a uma modalidade esportiva.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
PROFESSORES DE INGLÊS
ATIVIDADES DE TODAS AS DISCIPLINAS
PROFESSORES DE HISTÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário