De acordo com o Guia de Orientação da Educação Especial, em seu item 3.2.1, o Plano de Desenvolvimento Individual:
“(...) é o instrumento obrigatório para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Deve ser elaborado, desde o início da vida escolar do aluno, por todos os profissionais (diretor, especialista e professores envolvidos no processo de escolarização), em parceria com a família (...).” (grifo nosso)
Portanto, é de fundamental importância o envolvimento de todos no estudo sobre a Educação Especial, já que, para construir este instrumento, todos devem participar. Sem a presença do professor regente (de turma ou de aula) não é possível fazer a flexibilização curricular, já que é ele quem detém o conhecimento do que será ensinado. Além disso, consequentemente, a avaliação será incompleta ou incoerente com a realidade do aluno.
Sem que o Especialista participe deste processo, o acesso aos materiais, à diversidade de atividades e à avaliação diferenciada também será prejudicado. Portanto, o aluno precisa ser considerado como aluno da escola, não um aluno da Educação Especial.
Sem o envolvimento da Direção, recursos podem não ser solicitados ou direcionados, melhorias na acessibilidade da escola podem não ser observadas, dentre outras coisas que deixarão efetivamente de serem colocadas em prática. É importante que a Equipe Gestora participe e apoie as ações da escola.
A presença de um professor de apoio neste processo de construção do PDI facilitará a elaboração de materiais e sugestão de atividades, mas não é tão imprescindível como a dos demais profissionais aqui relacionados. Por isso, mesmo quando o aluno não possuir professor de apoio, não há justificativa para a não elaboração deste instrumento.
Todo aluno público alvo da Educação Especial deve ter o seu PDI, independente de o aluno contar com professor de apoio, pois é este instrumento que respaldará o percurso escolar do aluno e a conclusão de cada etapa. O aluno será avaliado a partir do que foi planejado em seu PDI.
As informações que a família traz neste momento também são determinantes para sua construção. A partir delas o direcionamento do trabalho começa a fazer sentido, já que ao conhecer o histórico do aluno é possível entender o porquê de cada especificidade.
Outra grande função do PDI é dar subsídios para que o Professor da Sala de Recursos faça o seu Plano de Atendimento Educacional Especializado, já que o trabalho na Sala de Recursos é de complementação ao do ensino regular. E o resultado deste trabalho, posteriormente, influenciará na avaliação e atualização do PDI.
Por isso, faz-se também importante que haja interação entre a escola de ensino regular e a escola onde o aluno freqüenta o AEE. O trabalho feito em uma influencia e é influenciado diretamente pelo trabalho da outra.
Documentos que ajudam na elaboração do PDI
link documentos orientadores
atividades diversificadas
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