As Revoluções de 1830 e de 1848 - Idade Contemporânea
As revoluções de 1830 e de 1848 se estenderam por quase toda a Europa, tendo início na França. Elas foram causadas em reação ao Congresso de Viena, que não levou em conta a questão das nacionalidades e as conquistas democráticas geradas pela Revolução Francesa.
A Contrarreforma, também conhecida como Reforma Católica, foi um movimento que surgiu de dentro da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante iniciada por Lutero. A Igreja buscava agir de forma a conter o avanço protestante e expandir o catolicismo ao redor do mundo.
O Renascimento é um movimento que ocorre aproximadamente desde os fins do século XIV até meados do século XVI. Ele representa uma ruptura das estruturas medievais.
O marco de início da Idade Média é o fim do Império Romano. Este passava por diversas crises econômicas, geradas pela falta de escravos, e também por enfraquecimento militar e invasões de povos bárbaros. Assim, para se protegerem das invasões, os povos que habitavam Roma passaram a se isolar, tanto geográfica como economicamente. Esse isolamento proporcionou o surgimento do Feudalismo na Alta Idade Média.
O Iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural que surgiu durante o século XVIII na Europa. Ele defendia o uso da razão (“luz”) contra o antigo regime (“trevas”) e pregava maior liberdade econômica e política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário