sexta-feira, 30 de março de 2018
DIA DAS MÃES : ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL
Marcadores:
DIA DAS MÃES
Mural do Dia de Conscientização Sobre o Autismo
O dia 2 de abril foi instituído pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
Para trabalhar o autismo com as crianças assistimos vídeos da Turma da Monica que baixei do YouTube:
TURMA DA MÔNICA
Depois confeccionamos o cartaz abaixo.
Entreguei a cada criança uma folha com o contorno de uma peça de quebra-cabeça (um dos símbolos do autismo), depois de explorarmos as formas do desenho pedi para elas desenhar uma figura humana.
As crianças desenharam, pintaram e recortaram, depois montamos o mural.
http://cantinholudicodagreice.blogspot.com.br/2012/04/mural-do-dia-de-conscientizacao-sobre-o.html
OUTROS EXEMPLOS DE PAINEIS
LITERATURA INFANTIL
Quem tem crianças sabe do esforço que é necessário para distraí-las com algo que seja proveitoso para elas e que sirva para o seu crescimento pessoal.
1. A borboleta azul – Lenira Almeida Heck
Um livro bem infantil, ele conta a história de uma pequena lagarta chamada Fifi que um dia se transforma em uma bela borboleta azul.
Um livro bem infantil, ele conta a história de uma pequena lagarta chamada Fifi que um dia se transforma em uma bela borboleta azul.
PLANEJAMENTO / PDI - ELABORADO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DA SEE.
De acordo com o Guia de Orientação da Educação Especial, em seu item 3.2.1, o Plano de Desenvolvimento Individual:
“(...) é o instrumento obrigatório para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Deve ser elaborado, desde o início da vida escolar do aluno, por todos os profissionais (diretor, especialista e professores envolvidos no processo de escolarização), em parceria com a família (...).” (grifo nosso)
Portanto, é de fundamental importância o envolvimento de todos no estudo sobre a Educação Especial, já que, para construir este instrumento, todos devem participar. Sem a presença do professor regente (de turma ou de aula) não é possível fazer a flexibilização curricular, já que é ele quem detém o conhecimento do que será ensinado. Além disso, consequentemente, a avaliação será incompleta ou incoerente com a realidade do aluno.
Sem que o Especialista participe deste processo, o acesso aos materiais, à diversidade de atividades e à avaliação diferenciada também será prejudicado. Portanto, o aluno precisa ser considerado como aluno da escola, não um aluno da Educação Especial.
Sem o envolvimento da Direção, recursos podem não ser solicitados ou direcionados, melhorias na acessibilidade da escola podem não ser observadas, dentre outras coisas que deixarão efetivamente de serem colocadas em prática. É importante que a Equipe Gestora participe e apoie as ações da escola.
A presença de um professor de apoio neste processo de construção do PDI facilitará a elaboração de materiais e sugestão de atividades, mas não é tão imprescindível como a dos demais profissionais aqui relacionados. Por isso, mesmo quando o aluno não possuir professor de apoio, não há justificativa para a não elaboração deste instrumento.
Todo aluno público alvo da Educação Especial deve ter o seu PDI, independente de o aluno contar com professor de apoio, pois é este instrumento que respaldará o percurso escolar do aluno e a conclusão de cada etapa. O aluno será avaliado a partir do que foi planejado em seu PDI.
As informações que a família traz neste momento também são determinantes para sua construção. A partir delas o direcionamento do trabalho começa a fazer sentido, já que ao conhecer o histórico do aluno é possível entender o porquê de cada especificidade.
Outra grande função do PDI é dar subsídios para que o Professor da Sala de Recursos faça o seu Plano de Atendimento Educacional Especializado, já que o trabalho na Sala de Recursos é de complementação ao do ensino regular. E o resultado deste trabalho, posteriormente, influenciará na avaliação e atualização do PDI.
Por isso, faz-se também importante que haja interação entre a escola de ensino regular e a escola onde o aluno freqüenta o AEE. O trabalho feito em uma influencia e é influenciado diretamente pelo trabalho da outra.
Documentos que ajudam na elaboração do PDI
link documentos orientadores
atividades diversificadas
PÁGINA COM DIVERSAS ATIVIDADES CLIQUE AQUI página
atividades diversificadas
PÁGINA COM DIVERSAS ATIVIDADES CLIQUE AQUI página
Educação Religiosa
A Educação Religiosa se trata de uma disciplina descritiva e reflexiva que aborda os fundamentos, costumes e valores das religiões existentes. Os educadores dessa área abordam em suas aulas a importância e dimensão da liberdade religiosa, trazem a tona questionamentos e respostas existentes, analisam o papel das tradições religiosas e a sua influência na estruturação e manutenção das diferentes culturas.
EXEMPLOS DE PLANEJAMENTOS
A PÁGINA SERÁ ATUALIZADA CONFORME FORMOS RECEBENDO OS PLANEJAMENTOS POR EMAIL..
ENVIE O SEU TAMBÉM PARA :
tempointegralminasgerais@gmaill.com
link
mais atividades na página do facebook
quinta-feira, 29 de março de 2018
PRATICANDO A MATEMÁTICA
ATIVIDADES SILÁBICAS
Assinar:
Postagens (Atom)