quarta-feira, 26 de julho de 2017

Matemática

Plano de Aula
1. Identificação
 1.1. Nome: Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Luiz de Gonzaga Burity
1.2. Série: Primeira Série do Ensino Médio
1.3. Disciplina: Matemática
1.4. Data: Abril de 2013

 2. Temática da Aula – Frações
O estudo das frações tem o objetivo de investigar as diversas representações de divisão de quantidades em partes iguais, chegando a construir uma classe infinita de números com estas representações. As frações se dividem em várias categorias, tais como;
2.1 Frações próprias, impróprias e aparentes
i) Frações próprias são aquelas em que o numerador é menor que o denominador e é diferente de zero ii) Frações Impróprias são aquelas em que o numerador é maior ou igual ao denominador e é diferente de zero.
iii) Frações Aparentes são aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador – é um caso particular das frações próprias

2.2 Frações equivalentes São as que representam as mesmas partes
2.3 Frações decimais São aquelas em o denominador é uma potência de dez. A cada fração decimal está associado um número decimal e vice-versa. Um número decimal é representado pelo zero precedido de uma vírgula acompanhado de tantos zeros quanto for a potência do denominador seguida do numerador. Para transformar um número decimal em fração decimal faz-se o processo inverso, representa-se o denominador pela potência de dez, igual à quantidade de zeros e não zeros e o numerador pelos números diferentes de zero.
2.4 Comparações de frações; É uma estratégia que permite reconhecer quando uma fração é maior ou menor do que outra. Para comparar duas ou mais frações é necessário convertê-las de modo que todas tenham o mesmo denominador e, uma das estratégias mais usada é obter o menor múltiplo com de todos os denominadores.
2.5 Simplificações de frações; Uma fração pode estar representada de tal maneira que o numerador e o denominador sejam múltipos de um mesmo inteiro. Simplificar uma fração significa eliminar do denominador e do numerador números que servem de múltiplos do numerador e do denominador.

3. Objetivo Geral: Revisar e aprofundar conhecimentos sobre frações

3. Objetivos:
3.1 Levar o aluno a construir o conceito de números fracionários a partir de representações da realidade
 3.2 Construir representações do mundo real associadas às representações numéricas dos tipos de frações próprias, impróprias, aparentes e frações equivalentes.
3.3 Construir os conceitos de operações com frações a partir de comparações com os conceitos de herdados das operações com números inteiros.

 4. Estratégias
4.1 Desenvolver experiências com materiais concretos que esteja ao alcance dos alunos para construir conceitos. Construir desenhos de figuras geométricas que representem retângulos, discos de frações, etc. representando realidades vivenciadas pelos alunos.
4.2 Usar Data Show acoplado a um computador com o software Geogebra para ilustrar representações de partes de figuras geométricas representando frações.
 4.3 Usar questionários com espaços vazios para ser preenchidos pelos alunos com questionamentos que permitam a reflexão sobre os conteúdos trabalhados.
4.5 Usar listas de exercícios e problemas para os alunos construírem as soluções mediadas pelo professor quando se fizer necessário.

5) Metodologia:
5.1 Método expositiva associado ao método de estudo dirigido.
5.2 Aplicação de questionário com mediação
5.6 Resolução de Problemas


Bibliografia [1] GUERRA, DANIELA, et al, Maximo Divisor Comum & Mínimo Múltiplo Comum – Apostila, UFPA, Curitiba, 2011. [2] VORDERMAN, CAROL, Matemática Para Pais e Filhos, São Paulo, Publifolha, 2012 [3] BERTONI, NILZA EIGENHEER, Modulo IV Educação e Linguagem Matemática, UnB, 2009.

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