Explique que essas brincadeiras são muito antigas, algumas delas vêm de lugares muito distantes da Europa e foram introduzidas na história da colonização do país. Por virem de uma outra cultura trazem, às vezes, uma letra de canção sem sentido para nós, mas que é reproduzida assim mesmo pela população. Além disso, ao passar de geração para geração, as palavras das canções vão sofrendo modificações. Por isso muitas vezes, cantamos sem saber exatamente o que estamos cantando. É o caso da expressão “de marré deci”, de uma das canções a serem trabalhadas na oficina: Pobre e Rica.
Antes de iniciar cada uma delas, é interessante que explique como se desenvolve a brincadeira e certifique-se de que entenderam as explicações. Coloque a música para ouvirem e cantarem algumas vezes. Se alguma criança conhecer a letra e a música, peça para ajudá-la a cantar, até que as demais acabem decorando.
E se ?Se alguma criança não quiser brincar, respeite. Convide-a para ajudá-la no desenvolvimento da brincadeira, ao seu lado. Na brincadeira, a adesão, a espontaneidade e a possibilidade de criação são fundamentais para garantir a essência do brincar.
Brincadeira : Senhora dona Sancha
Uma criança será a dona Sancha e ficará no centro da roda, de olhos vendados. Você poderá fazer um sorteio para definir a criança que irá começar. A roda gira, com as crianças cantando a primeira quadra da canção da brincadeira que você pode acessar aqui:
Letra da cantiga Senhora Dona Sancha
Dona Sancha canta, então, a segunda quadrinha. As crianças da roda cantam novamente os mesmos versos do início, param e trocam de lugar, rapidamente. Dona Sancha se aproxima de uma delas, toca o (a) colega e tenta reconhecê-lo (a), falando seu nome. Se acertar, toma o seu lugar na roda e o (a) colega vai para o centro da roda. Se não acertar, a brincadeira recomeça. E assim por diante…
Brincadeira: Você gosta de mim?
As crianças fazem uma roda e uma delas fica no meio. A roda gira e as crianças cantam a cantiga da brincadeira, cuja letra e música estão disponíveis nos sites abaixo:
http://cifrantiga7.blogspot.com/2010/10/voce-gosta-de-mim.htmlhttp://www.kboing.com.br/canais/cantigas-de-roda/ (música/ procure por ordem alfabética).
A última quadra de versos é cantada acompanhada de palmas, batidas de pé e rodopios, tanto pelas crianças da roda como pela criança que está no centro. Esta escolhe um (uma) colega para abraçar, com o (a) qual troca de lugar. Assim, a brincadeira segue.
Brincadeira: Pobre e Rica
Nesta brincadeira, as crianças se organizam em uma fileira. À frente delas uma criança faz o papel de “mãe pobre”. Do outro lado, apenas uma criança, a “mãe rica”. A mãe pobre e a mãe rica podem ser definidas por sorteio.
Entre as mães faz-se um diálogo longo, em que a mãe rica pede, a cada vez, uma das filhas da mãe pobre, falando seu nome. A mãe pobre pergunta o ofício que a mãe rica dará a ela e consulta a filha escolhida para ver se está de acordo. Se estiver, a mãe pobre diz à mãe rica: “esse ofício lhe agrada, de marré, marré, marré, esse ofício lhe agrada de marrédeci”. A criança sai da fileira e inicia uma fileira do lado da mãe rica. Mas, se a filha não estiver de acordo, a mãe pobre diz “esse ofício não lhe agrada, de marré, marré, marré, esse ofício não lhe agrada de marré deci.” E a criança continua com a mãe pobre. O diálogo é cantado e todas dançam enquanto as mães conversam.
Depois que todas as filhas já escolheram se querem ir com a mãe rica ou ficar com a mãe pobre, o lado da mãe rica canta a penúltima estrofe e o lado da mãe pobre canta a última.
Ganha a mãe que ficar com mais crianças. Veja a letra e a música da brincadeira aqui.
Agora, se você quiser saber o que significa a expressão “de marré, marré, marré” e a expressão “de marré deci”, veja as explicações disponíveis no site Revista de História.com.br
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