Projeto – Chá Poético
Projeto – Chá Poético
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PERÍODO: 2ª quinzena de maio / 2011
ALUNOS ATENDIDOS: 4º e 5º ano do ensino fundamental
RESPONSÁVEIS: bibliotecária e professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental
CULNINÂNCIA: 28/05/2011
Apresentação
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1998), é necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino. É preciso abandonar a crença na existência de um gênero prototípico que permitiria ensinar todos os gêneros em circulação social. (PCN, 1998, p.23-24)
É muito fácil verificar que, embora a diversidade de textos e gêneros seja um parâmetro nacional, as escolas priorizam as tipologias clássicas (narração, dissertação e descrição) em sua prática pedagógica. A tipologia poética é pouco explorada e muitas vezes é depreciada como instrumento didático.
Assim, o projeto “Chá temperado com Poesias” propõe eleger a linguagem, a sonoridade, o ritmo e a musicalidade da poesia não somente no intuito de sensibilizar a criança, incentivando-a a pensar seus sentimentos, mas também utilizá-la como instrumento de ensino e aprendizagem em várias disciplinas.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1998), é necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino. É preciso abandonar a crença na existência de um gênero prototípico que permitiria ensinar todos os gêneros em circulação social. (PCN, 1998, p.23-24)
É muito fácil verificar que, embora a diversidade de textos e gêneros seja um parâmetro nacional, as escolas priorizam as tipologias clássicas (narração, dissertação e descrição) em sua prática pedagógica. A tipologia poética é pouco explorada e muitas vezes é depreciada como instrumento didático.
Assim, o projeto “Chá temperado com Poesias” propõe eleger a linguagem, a sonoridade, o ritmo e a musicalidade da poesia não somente no intuito de sensibilizar a criança, incentivando-a a pensar seus sentimentos, mas também utilizá-la como instrumento de ensino e aprendizagem em várias disciplinas.
Justificativa
Vivemos em um mundo de muito movimento, informações e tecnologia. Tudo isso acarretou transformações na maneira do homem se expressar. Falar de emoções, aspirações, tristezas, alegrias tornou-se retrógrado e blasé. As crianças são grandemente afetadas com tudo isso. A expressão de seus sentimentos, na maioria das situações de estresse, ocorre por meio de gritos, “palavrões”, violência ou através do isolamento e da introspecção.
A poesia, nesse contexto, pode funcionar como uma oportunidade de auxiliar os alunos a repensarem o que sentem e o que pensam. Assim, o Projeto Chá Temperado com Poesias propõe exatamente auxiliar nesse processo resgatando, por meio da linguagem e da tipologia poética, o que verdadeiramente impulsiona o ser humano: suas emoções...
Vivemos em um mundo de muito movimento, informações e tecnologia. Tudo isso acarretou transformações na maneira do homem se expressar. Falar de emoções, aspirações, tristezas, alegrias tornou-se retrógrado e blasé. As crianças são grandemente afetadas com tudo isso. A expressão de seus sentimentos, na maioria das situações de estresse, ocorre por meio de gritos, “palavrões”, violência ou através do isolamento e da introspecção.
A poesia, nesse contexto, pode funcionar como uma oportunidade de auxiliar os alunos a repensarem o que sentem e o que pensam. Assim, o Projeto Chá Temperado com Poesias propõe exatamente auxiliar nesse processo resgatando, por meio da linguagem e da tipologia poética, o que verdadeiramente impulsiona o ser humano: suas emoções...
Nesse contexto aproveitaremos também para homenagear uma pessoa que realmente é o motivo da existência de nossos alunos e de todos os seres humanos a “mãe”, possibilitando ao aluno (a criança) pensar o quanto é importante ser mãe e ser filho. Na atualidade, sabemos o quanto nos falta tempo para cumprir essa “missão”devido a tantas atribuições que nos foram impostas pela vida moderna.
Aí está a magnitude do nosso projeto, criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitam os alunos a pensarem em suas mãesenquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado.
Objetivos
- Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias dedicadas as mães;
- Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
- Identificar recursos linguísticos como rimas, musicalidade, versos e estrofes;
- Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;
- Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa “brincar” com a palavra;
- Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
- Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos;
- Identificar referências intertextuais presentes no texto;
- Expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da língua;
- Estimular a produção escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos são produções culturais importantes para a coletividade;
- Promover a diversidade de pontos de vista do/a aluno/a e as formas de enunciá-los;
- Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da língua escrita e falada;
- Incentivar e contribuir com o processo de reflexão e introspecção dos alunos, ensinando-os não somente a “pensar”, mas também a “sentir” e expor suas emoções de forma pessoal e artística.
Operacionalização
O projeto será desenvolvido durante a segunda quinzena do mês de maio com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Interdisciplinarmente, a poesia será explorada como descrito a seguir:Língua Portuguesa
- Análise e interpretação de textos poéticos.
- Compreensão das poesias no nível do conteúdo, estrutura e discurso.
- Estudo dos elementos estruturais dos textos poéticos.
- Reflexão sobre o sentido denotativo e conotativo das palavras, dando ênfase no poder de significação da poesia.
- Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias dedicadas as mães;
- Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
- Identificar recursos linguísticos como rimas, musicalidade, versos e estrofes;
- Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;
- Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa “brincar” com a palavra;
- Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
- Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos;
- Identificar referências intertextuais presentes no texto;
- Expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da língua;
- Estimular a produção escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos são produções culturais importantes para a coletividade;
- Promover a diversidade de pontos de vista do/a aluno/a e as formas de enunciá-los;
- Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da língua escrita e falada;
- Incentivar e contribuir com o processo de reflexão e introspecção dos alunos, ensinando-os não somente a “pensar”, mas também a “sentir” e expor suas emoções de forma pessoal e artística.
Operacionalização
O projeto será desenvolvido durante a segunda quinzena do mês de maio com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Interdisciplinarmente, a poesia será explorada como descrito a seguir:Língua Portuguesa
- Análise e interpretação de textos poéticos.
- Compreensão das poesias no nível do conteúdo, estrutura e discurso.
- Estudo dos elementos estruturais dos textos poéticos.
- Reflexão sobre o sentido denotativo e conotativo das palavras, dando ênfase no poder de significação da poesia.
Redação
- Produção de texto biográfico de vários autores, bem como a interpretação de algumas de suas poesias no Chá.
- Produção de poesias utilizando temas de inspiração do aluno para posterior memorização e apresentação expressiva no programa de culminância do Projeto.
Educação Artística
- Expressão artística ao declamar os poemas.
- Apreciação e análise de obras literárias de autores renomados.
- Representação das múltiplas significações da poesia por meio de desenho.
Culminância do Projeto
No final do bimestre, a bibliotecária, juntamente com os professores dos referidos anos organizarão um Chá temperado com Poesias. Preparar um ambiente carinhosamente e sofisticadamente ornamentado (dentro da realidade da escola). É imprescindível que o ambiente esteja agradável e que tenha no ar o clima romântico típico da própria poesia e do tema proposto.
As mesas devem ser dispostas em frente a um palco e as cadeiras deverão estar em semicírculo, porque os convidados tomarão chazinho quente com biscoitos enquanto as crianças fazem as apresentações das poesias.
É importante que os convidados sejam servidos sem que a movimentação atrapalhe o desenvolvimento do programa. Contudo, se não houver essa possibilidade, deve-se colocar cestinhas com os biscoitos e o chá nas mesas para que os pais sirvam-se sem sair do lugar.
- Produção de texto biográfico de vários autores, bem como a interpretação de algumas de suas poesias no Chá.
- Produção de poesias utilizando temas de inspiração do aluno para posterior memorização e apresentação expressiva no programa de culminância do Projeto.
Educação Artística
- Expressão artística ao declamar os poemas.
- Apreciação e análise de obras literárias de autores renomados.
- Representação das múltiplas significações da poesia por meio de desenho.
Culminância do Projeto
No final do bimestre, a bibliotecária, juntamente com os professores dos referidos anos organizarão um Chá temperado com Poesias. Preparar um ambiente carinhosamente e sofisticadamente ornamentado (dentro da realidade da escola). É imprescindível que o ambiente esteja agradável e que tenha no ar o clima romântico típico da própria poesia e do tema proposto.
As mesas devem ser dispostas em frente a um palco e as cadeiras deverão estar em semicírculo, porque os convidados tomarão chazinho quente com biscoitos enquanto as crianças fazem as apresentações das poesias.
É importante que os convidados sejam servidos sem que a movimentação atrapalhe o desenvolvimento do programa. Contudo, se não houver essa possibilidade, deve-se colocar cestinhas com os biscoitos e o chá nas mesas para que os pais sirvam-se sem sair do lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário